Por que a saúde mental é cada vez mais importante para as empresas?

Saúde Empresarial
11/05/2018

Por: Milena

Ambiente competitivo, metas ambiciosas, longa carga horária e eterna busca para conciliar a vida profissional com as necessidades pessoais. Essa tem sido a rotina de muitos trabalhadores em um mercado cada vez mais propenso a gerar problemas de saúde mental.

Com isso, muitos trabalhadores vêm apresentando doenças e transtornos mentais como estresse, ansiedade, síndrome do pânico, depressão e outros.

O ambiente organizacional é um espaço onde as pessoas passam grande parte de seus dias. Para conviver tão longos períodos no mesmo local, é fundamental criar um clima saudável, que ofereça condições para que o funcionário seja produtivo e entregue bons resultados, sem que, pra isso, comprometa o seu bem-estar.

Vantagens de promover a saúde mental dos colaboradores

Muitas companhias já entenderam a importância de promover práticas que reduzam a tensão dentro do escritório, influenciando positivamente no desempenho de seus funcionários.

Entre as vantagens, estão diversos ganhos indiretos, já que, estando mais saudáveis, há mais chances de os colaboradores produzirem mais e exercer com maior qualidade suas funções.

Dados indicam que, em um clima organizacional mais agradável, há menos chances de a empresa ter perdas causadas por absenteísmo, em função de faltas, atrasos constantes ou desligamento do trabalhador. Isso gera economia para a empresa, que passa a ter menos gastos em função de demissões, novas contratações e treinamentos.

Práticas para promover a saúde mental na empresa

Um ambiente de trabalho mais acolhedor e agradável, pensado para reduzir agentes causadores de estresse e tensão, oferece o cenário ideal para colaboradores mais produtivos, que tenham tanto um desempenho individual satisfatório quanto um bom rendimento trabalhando em equipe.

Algumas medidas simples e de baixo custo para a empresa podem gerar impacto positivo considerável na rotina de um funcionário. Sofrer diariamente com a superlotação do metrô nos horários de pico? Que tal se a companhia oferecer um bicicletário para o colaborador chegar ao escritório pedalando?

Outras podem melhorar a qualidade de vida e estimular mais a produtividade do colaborador, como a opção de horários de expediente mais flexíveis, cuidados com a ergonomia dos móveis dispostos no escritório, oferta de espaços relaxantes para coffee breaks e lazer.

Oferecer atendimento e orientação psicológica dentro da empresa e inserir, no expediente, palestras com profissionais para aperfeiçoar o rendimento e diminuir a tensão também rendem bons resultados e expressam a preocupação da empresa com a saúde mental de seu colaborador.

Já os gestores podem ser orientados a oferecer feedbacks constantes e promover dinâmicas de grupo entre suas equipes. Um programa de benefícios (como cursos, viagens, massagens e outros serviços) pode ser um estímulo para o colaborador alcançar metas. Da mesma forma, ele poderá se sentir desafiado a superar desafios e gerar mais resultados se a empresa tiver traçado um plano de carreira.

Neste artigo, explicamos a importância de empresas investirem na saúde mental dos funcionários. A partir de exemplos de algumas práticas, destacamos os benefícios que ela pode proporcionar ao ambiente de trabalho, evitando perdas e aumentando a produtividade.

Agora que você já conhece um pouco mais das práticas que podem colaborar com a saúde mental dentro das organizações, que tal dividir essas dicas com seus colegas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e amplie o conhecimento desse tema entre mais pessoas da sua rede!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo