A importância da direção defensiva para a segurança no trânsito

Automóvel
20/03/2018

Por: Beth Rudge

Direção defensiva nada mais é do que a adoção de práticas preventivas no trânsito com o objetivo de evitar acidentes, assegurando, assim, a proteção tanto do motorista quanto de todos que estão ao seu redor.

Como os maiores responsáveis por desastres no trânsito são os próprios condutores, é essencial que todos conheçam e adotem as medidas necessárias para diminuir riscos e garantir a segurança nas vias, além de evitar multas e prejuízos financeiros.

Vamos listar, a seguir, quais são os principais cuidados que você deve tomar antes e depois de pegar o carro para se precaver contra incidentes desagradáveis no trânsito. Confira!

Cuidados com a manutenção

A direção defensiva não abrange apenas o momento em que você está dirigindo. Ela abrange também os cuidados preventivos com o próprio veículo, afinal, uma boa parte dos acidentes de trânsito ocorre por conta da má conservação do automóvel.

Em alguns casos, uma falha nos freios ou o péssimo estado dos pneus podem ocasionar um acidente fatal. Por isso, é essencial que você mantenha a revisão do carro sempre em dia, calibre os pneus periodicamente e evite hábitos que aumentem o desgaste do veículo.

Utilização correta do cinto de segurança

Um item essencial para a proteção de motoristas e passageiros é o cinto de segurança. Ainda assim, muitas pessoas insistem em deixar de usá-lo por preguiça ou por incômodo.

Em casos de colisões graves, o cinto de segurança pode salvar vidas. Daí vem a importância de usá-lo da maneira correta, ou seja, nada de passá-lo por baixo do braço ou prender apenas a faixa da barriga.

Não se esqueça também de exigir que todos os passageiros coloquem seus cintos, ainda que estejam nos bancos traseiros. O motorista é o responsável pela segurança de todos que andam em seu veículo.

Precauções antes de dirigir

Boa parte das noções de direção defensiva deve partir do bom senso dos motoristas. Qualquer pessoa que conseguiu ser aprovada nos testes de direção sabe muito bem que não se deve dirigir sob o estado de embriaguez ou em momentos de estresse ou cansaço, pois essas são situações em que a nossa atenção e reflexos ficam prejudicados.

Se você não quiser ter dores de cabeça no trânsito, pegue o carro apenas quando estiver em condições de dirigir. E caso depare com algum motorista estressado ou mal-educado, lembre-se sempre de tratá-lo com gentileza, evitando confusões desnecessárias.

Crianças dentro do carro

Quem costuma dirigir com crianças dentro do carro deve tomar cuidados especiais, pois elas são mais frágeis que adultos e, dependendo da idade, exigem certas regras:

  • até 1 ano de idade: é obrigatório o uso do bebê conforto de costas para o banco do motorista;
  • de 1 a 4 anos: precisam ser transportadas em cadeirinhas que devem ser presas com o cinto de segurança nos bancos traseiros;
  • de 4 a 7 anos: devem ser transportadas em um assento de elevação ou “booster”, também preso nos bancos traseiros pelo cinto de segurança;
  • de 7 a 10 anos: podem andar apenas nos bancos traseiros e com os cintos de segurança.

É somente a partir dos 10 anos que as crianças podem ir no banco da frente. A desobediência a essas regras, além de ser perigoso, pode acarretar multas aos motoristas.

Atenção nas pistas

Uma das bases da direção defensiva é a atenção tanto com a pista quanto com os semáforos, placas de sinalização e outros condutores. Dirigir com segurança é sinônimo de dirigir com atenção.

Não estamos falando aqui apenas sobre ficar de olho em tudo o que acontece ao seu redor no trânsito, apesar de que isso obviamente também é importante. Mas a atenção vai muito além disso, significa também respeitar os limites de velocidade, não dirigir usando o celular, não fazer ultrapassagens arriscadas, não furar semáforos, respeitar a preferência, entre muitas outras atitudes que ajudam a prevenir acidentes.

Os cuidados na direção são essenciais para garantir a sua segurança e a dos demais motoristas. Dirigir com atenção e ter a manutenção do veículo em dia são atitudes que podem salvar vidas!

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas redes sociais e contribua para um trânsito cada vez mais seguro!

0/5(0 Reviews)

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo