Como estimular seus colaboradores a terem hábitos saudáveis?

Negócios
16/07/2018

Por: Milena

Incentivar a qualidade de vida com hábitos saudáveis é bastante positivo para a organização, pois, além de contribuir com a saúde dos funcionários, essa atitude faz com que eles fiquem mais dispostos para realizar as tarefas profissionais, evita faltas e atrasos por doenças etc.

Cientes desses benefícios, hoje em dia, muitas empresas se preocupam com a qualidade de vida de seus colaboradores e investem em ações para melhorá-la. Quer saber quais são essas estratégias? Continue a leitura e veja alguns exemplos!

A importância da qualidade de vida no trabalho

Colaboradores saudáveis e que contam com um bom ambiente de trabalho são mais motivados e produtivos. Além disso, quando a empresa investe em qualidade de vida, demonstra preocupação e valorização de sua equipe, o que é positivo para o engajamento e a retenção e atração de talentos.

Outro fator relevante é que, ao incentivar a qualidade de vida com hábitos saudáveis, a organização evita o uso excessivo do plano de saúde — o que pode aumentar os custos com o benefício — e também reduz o absenteísmo por motivos de doença.

Estratégias para incentivar a qualidade de vida com hábitos saudáveis

Estímulo à prática de exercícios físicos

As atividades físicas são excelentes para melhorar a qualidade de vida, combater o sedentarismo, aumentar a resistência do organismo, agregar sensação de bem-estar, entre outros benefícios.

Sendo assim, esse hábito deveria fazer parte da rotina das pessoas, entretanto, uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que menos de 40% dos brasileiros praticam esporte ou atividade física com frequência.

Diante disso, é importante que as empresas incentivem esse hábito, o que pode ser feito com parcerias em academias, formação de grupos de corrida e futebol, campanhas de comunicação interna que expliquem os benefícios da atividade física etc.

Flexibilidade no horário de trabalho

Um dos motivos que fazem com que as pessoas não pratiquem atividades físicas é a falta de tempo, e uma solução para isso é a flexibilização do horário de trabalho.

Ao oferecer esse benefício, a empresa permite que o colaborador tenha um tempo livre pela manhã ou no fim do dia para realizar atividades físicas, cuidar da saúde, de problemas pessoais e ainda minimiza o estresse e o desgaste causado pelo deslocamento no horário de pico.

Eventos de bem-estar e cuidados com a saúde

As estratégias de comunicação interna e de RH são positivas para incentivar hábitos saudáveis e demonstrar a preocupação com a saúde dos trabalhadores. Algumas sugestões para isso são:

  • investimento em massagens rápidas e ginástica laboral para os funcionários;
  • palestras com nutricionistas e fisioterapeutas;
  • campanhas de vacinação;
  • ações de comunicação para prevenção de doenças.

Incentivo à alimentação saudável

A maioria das empresas oferece vale-alimentação ou refeição para garantir a alimentação dos trabalhadores, contudo, muitas pessoas utilizam o benefício em fast food ou com alimentos industrializados.

A alimentação equilibrada é um fator essencial para a saúde. Para incentivar essa prática, a empresa pode promover um café da manhã saudável para a equipe (proporcionando interação entre os colegas) e compartilhar informações na intranet ou num mural para conscientizar da importância da alimentação saudável.

Contratação de plano de saúde empresarial

Além de manter hábitos saudáveis no dia a dia, é importante que os profissionais realizem exames de prevenção para evitar complicações de saúde no futuro. Dessa forma, ao contar com um plano de saúde, eles têm acesso à rede médica de maneira mais rápida do que a oferecida no sistema público.

As ações para estimular a qualidade de vida com hábitos saudáveis podem ser aplicadas em diversas empresas independentemente do porte ou segmento, sendo assim, analise as estratégias listadas acima e veja quais são possíveis de aplicar na sua empresa.

Gostou do post? Quer receber outras dicas sobre gestão de pessoas e negócios? Então, siga a Pulso Seguros no Facebook e no LinkedIn para conferir as próximas publicações!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo