Como a qualidade de vida dos colaboradores influencia na produtividade?

Negócios
23/01/2018

Por: Milena

Quando o assunto é a produtividade no trabalho, uma coisa é certa: a qualidade de vida dos colaboradores tem total influência sobre esse quesito. Isso porque, em geral, quem leva uma vida mais organizada, tranquila e confortável tende a transmitir todas essas características para o trabalho, melhorando, assim, o seu rendimento.

 

Para comprovar o que foi exposto acima, neste post vamos mostrar por que a qualidade de vida é um fator tão determinante para a produtividade, motivação e qualidade profissional dos seus colaboradores. Continue a leitura e confira o que preparamos!

 

Qualidade de vida e eficiência no trabalho: existe relação?

Qualidade de vida e eficiência no trabalho têm, sim, uma estreita relação. O fato é que colaboradores com boa qualidade de vida — isto é, que se sentem valorizados, motivados e satisfeitos com o trabalho e com a vida pessoal — acabam produzindo mais e melhor, ao mesmo tempo que funcionários com má qualidade de vida produzem menos.

 

Atualmente, as empresas cada vez mais entendem a importância do capital humano para a concretização dos seus objetivos. Por isso, buscam a todo momento melhorar a qualidade de vida dos colaboradores com diferentes estratégias. A exemplo, podemos citar:

  • adicionais salariais;
  • auxílios transporte, alimentação, creche etc.;
  • planos de saúde e odontológico;
  • planos de carreiras e ascensão salarial.

Tudo isso serve para valorizar o profissional e, sobretudo, motivá-lo, tornando o ambiente organizacional muito mais colaborativo e enriquecedor.

 

É esse tipo de cultura que faz toda a diferença nos resultados da empresa, já que os colaboradores se sentem protagonistas das atividades do negócio e, mais que isso, sentem que são bem recompensados por isso.

 

O que fazer para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores?

Dentro de ambientes corporativos, muitos podem ser os caminhos para atingir uma boa produtividade. Como estamos falando de qualidade de vida, o ideal é que você invista em ações que sejam capazes de refletir nesse quesito. Para isso, as seguintes medidas podem ser adotadas:

 

Ofereça benefícios aos seus colaboradores

Estimular seus colaboradores por meio de benefícios é, de longe, uma das maneiras mais eficientes de aumentar a produtividade de cada um. Afinal, quem não gosta de ter o trabalho reconhecido e recompensado?

 

Nesse sentido, vale investir nos incentivos já citados, como planos de saúde, auxílios e possibilidade de crescimento dentro da empresa. Além desses, outro método bastante eficaz é investir na qualificação profissional do empregado, financiando, por exemplo, cursos e treinamentos voltados às suas funções.

 

Esteja sempre próximo

Em ambientes empresariais mais saudáveis e produtivos, o líder costuma fazer parte da equipe, isto é, ele está sempre próximo de seus funcionários, seja acompanhando o trabalho ou contribuindo com alguma experiência.

 

Implante uma cultura de feedback

Como desdobramento do tópico anterior, estar próximo de seus empregados e se mostrar disposto a passar um ensinamento por meio de um feedback construtivo, também demonstra uma grande preocupação com a pessoa do colaborador. Fato esse que o faz querer trabalhar melhor e se desenvolver, para corresponder ao tratamento recebido.

 

Invista na melhoria da infraestrutura da empresa

Ambientes mais confortáveis e agradáveis também são elementos essenciais para o aumento da satisfação do trabalhador. Por isso, garantir uma infraestrutura adequada para o trabalho é uma medida bastante positiva. Melhorias simples, como as seguintes, podem fazer toda a diferença:

  • limpeza e organização do ambiente;
  • climatização;
  • boa iluminação;
  • equipamentos modernos e que facilitam o trabalho.

Coloque a saúde e o bem-estar dos funcionários como prioridade

Por último, mas igualmente importante, priorizar a saúde e o bem-estar dos funcionários é fundamental. Grandes empresas já fazem disso uma cultura, tanto que disponibilizam espaços para que o trabalhador tenha momentos de relaxamento. Em alguns casos, há a flexibilização no uso de uniformes, dando mais liberdade e conforto ao empregado.

 

A qualidade de vida dos colaboradores é, indiscutivelmente, fator determinante para a produtividade. Como vimos, os benefícios de uma vida mais agradável e tranquila são transportados para o dia a dia de trabalho, tornando-o mais produtivo e eficiente.

 

Gostou do post? Quer seguir aprendendo mais sobre o tema? Confira nosso artigo sobre a importância da viagem de férias para a qualidade de vida!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo