Por que contratar um seguro gera mais credibilidade para a empresa?

Negócios
5/02/2018

Por: Milena

Em um cenário competitivo, em que o espaço para erros e falhas é mínimo, sofrer com danos e perdas é tudo que uma empresa não deseja. Afinal, esse tipo de situação pode prejudicar os projetos, desorganizar as finanças e, ainda, afetar a imagem do negócio.

 

Nesse contexto, se precaver é a opção mais inteligente para quem não quer ser surpreendido negativamente nem deseja expor o seu negócio a riscos imprevisíveis.

 

Por isso, contratar um seguro empresarial é, sem dúvida, a solução mais recomendada para manter a segurança da empresa e garantir a regularidade das suas atividades, evitando prejuízos inesperados.

 

Além disso, a contratação de um seguro empresarial gera mais credibilidade para a empresa. E é justamente isso que vamos mostrar neste artigo. Continue lendo e conheça algumas vantagens de contratar um seguro!

 

Proteção contra acidentes

Seja em grandes, seja em pequenas empresas, os riscos fazem parte do dia a dia de trabalho. É certo que algumas atividades são mais arriscadas, contudo, mesmo em ações rotineiras, como subir ou descer uma escada, acidentes podem acontecer e gerar uma série de preocupações.

 

Nesse ponto, contar com um seguro é uma tranquilidade a mais, tanto para os colaboradores da empresa quanto para os dirigentes. Isso porque, caso algo aconteça, existe a certeza de que todas as medidas necessárias serão devidamente adotadas.

 

Por exemplo, em caso de acidentes no ambiente de trabalho, o seguro cobrirá os gastos com internações, consultas, exames, reembolsos e mais. Tudo isso traz mais credibilidade para a empresa, pois demonstra todo respeito e preocupação com aqueles que são peças fundamentais para o sucesso de qualquer negócio: os colaboradores.

 

Proteção patrimonial

A contratação de um seguro também tem implicações positivas na proteção do patrimônio da empresa. Afinal, é muito comum que negócios invistam altas quantias para terem uma infraestrutura moderna e eficiente para o trabalho.

 

Por isso, proteger todo esse patrimônio é uma ação fundamental, já que avarias em equipamentos, roubos ou danos causados pela rede elétrica, por exemplo, podem onerar bastante o caixa da empresa, prejudicando as finanças e gerando uma série de problemas.

 

Desse modo, o mais indicado é segurar os bens da empresa, sobretudo os de valor mais alto, para que, caso algo aconteça, os prejuízos não sejam suportados diretamente por sua empresa.

 

Reforço na regularidade das atividades

Como um complemento do tópico anterior, vale lembrar, ainda, que contratar um seguro empresarial pode reforçar a regularidade das atividades da empresa. Como citado anteriormente, certas situações podem causar muito mais do que prejuízos financeiros, afetando também o fluxo de trabalho diário do empreendimento.

 

No caso de uma empresa de consultoria, por exemplo, ficar um único dia sem seus computadores pode prejudicar significativamente as entregas dos seus clientes, já que essa é uma das ferramentas mais utilizadas em empresas desse ramo.

 

Mais uma vez, contar com um seguro empresarial pode minimizar os danos citados. Isso porque, com o seguro, a empresa será indenizada de forma ágil e simplificada, podendo rapidamente reestruturar os danos sofridos e voltar a operar normalmente.

 

De maneira direta, há também um reforço na credibilidade do negócio, a partir do momento em que a sua empresa se preocupa em manter sempre o fluxo de trabalho, atentando para os prazos e solicitações dos clientes.

 

Foco no que realmente interessa para a empresa

Com toda a segurança e tranquilidade oferecida por um seguro empresarial, líderes e colaboradores poderão se dedicar mais e melhor ao core business do negócio, não tendo de se preocupar com situações adversas e outros pontos que pouco se relacionam com o verdadeiro foco da empresa.

 

De maneira geral, esse simples fato já é capaz de melhorar — e muito — a organização da empresa, já que o tempo poderá ser investido em ações estratégicas para otimizar e desenvolver o negócio. Como reflexo disso, a imagem e a competitividade da empresa serão elevadas, fortalecendo também a sua credibilidade no mercado.

 

Liberação de capital

Empreender é, sem dúvida, uma atividade que envolve riscos. Quando se tem funcionários, fornecedores e clientes, qualquer erro ou acontecimento fortuito pode afetar toda uma cadeia de indivíduos.

 

Por isso, algumas empresas — a minoria, diga-se de passagem — conseguem criar reservas de capital para cobrir eventuais danos por eventos inesperados, como a paralisação das atividades em razão de um incêndio ou uma avaria em algum equipamento essencial, entre outros casos.

 

No entanto, em vez de ter esse capital parado, por que não contratar um seguro empresarial, que tem um valor significativamente menor, e investir esse capital que está como reserva na empresa? O seguro traz toda segurança que precisa para atuar e ainda viabiliza essa liberação de capital, permitindo que ações estratégicas e muito mais vantajosas para o negócio possam ser executadas.

 

Flexibilidade na contratação

Outra vantagem da contratação de um seguro que deve ser lembrada é que, hoje, com a grande demanda por esse tipo de serviço, as seguradoras cada vez mais adaptam os seus produtos para atender às necessidades de cada cliente.

 

O fato é que, por exemplo, o modelo de seguro de uma grande empresa será diferente de uma pequena ou média, já que cada uma lida com riscos diferentes e pode tolerá-los de forma distinta.

 

Sendo assim, atualmente, as empresas têm total flexibilidade na hora de contratar um seguro, podendo definir os pontos mais importantes da cobertura, assim como discutir cláusulas e valores, a fim de chegar a um produto que seja realmente condizente com a necessidade da empresa. Isso evita o desperdício de recursos com apólices incompatíveis e também permite que pequenas empresas se beneficiem das inúmeras vantagens de um seguro empresarial.

 

Por fim, como vimos, vantagens não faltam para provar que contratar um seguro empresarial é uma decisão positiva. Cada um dos pontos listados ao longo deste artigo serve de referência para que você entenda como um seguro pode facilitar o dia a dia da empresa, trazendo mais credibilidade e segurança para o trabalho. Então, busque uma corretora de seguros qualificada e que ofereça os produtos ideais para as necessidades do seu negócio.

 

Gostou de saber as vantagens do seguro empresarial? Não pare por aqui. Mantenha-se informado sobre esse e outros assuntos relacionados a empresas. Assine a nossa newsletter!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo