Quais as vantagens de contratar um seguro para empresa?

Negócios
8/06/2017

Por: Marketing Pulso Seguros

Os gestores e administradores que partem ao mercado em busca de um seguro para empresa costumam ter muitas dúvidas relacionadas às vantagens, corretoras e opções de coberturas da apólice.

Essas dúvidas são compreensíveis, afinal, o seguro não está relacionado exclusivamente com a proteção do patrimônio da empresa, ele também abrange todos os colaboradores, fornecedores e pessoas envolvidas na organização empresária.

Neste sentido, a grande dúvida é: como atender às expectativas da empresa em relação a um seguro? Atualmente, os seguros para empresas são totalmente personalizáveis, podendo ser modulados e adequados à necessidade e ao orçamento.

Se você é gestor e quer entender quais são as melhores opções e dicas sobre contratação de seguro para a empresa, está no lugar certo. Continue a leitura deste post e confira!

 

 

Por que contratar um plano de seguro empresarial?

Quando se fala em seguro empresarial, é comum o empresário rapidamente pensar em seguro de vida, para o caso de óbito de funcionário, ou no seguro patrimonial, para um incêndio ou acidente grave.

Hoje, os planos de coberturas disponibilizados pelas seguradoras abrangem dezenas de situações e beneficiam a empresa como um todo e sua operação. Por exemplo, poderá cobrir equipamentos de alto valor em casos de problemas de descargas elétricas, acidentes com o transporte de mercadorias, falhas na prestação de serviços profissionais e tudo o mais relacionado ao seu negócio.

Adquirir um plano de seguro para empresa pode significar tranquilidade, tanto para o proprietário — devido a eventuais problemas com o estabelecimento, os equipamentos ou os funcionários — como para os próprios empregados, que poderão exercer a atividade com mais segurança, sabendo que estarão amparados em caso de imprevistos.

Ainda, contratar um seguro empresarial compensa quando se avalia o impacto no caixa da empresa quando acontece um imprevisto indesejado, principalmente envolvendo danos à máquinas e matérias-primas.

 

 

Afinal, o que realmente é o seguro para empresa?

O seguro empresarial é um seguro multirriscos que protege a empresa garantindo indenização dos prejuízos relacionados à danos na estrutura do local, máquinas, móveis, mercadorias e matérias-primas.

E quais são as coberturas? Dependendo do que for mais indicado para o seu tipo de negócio, poderá cobrir:

 

Perda de produtos por mau funcionamento

Devido à existência de falha elétrica, queda de energia ou até mesmo a danos ao maquinário responsável pela preservação de produtos (a exemplo dos freezers), há seguros que oferecem cobertura para esse tipo de incidente.

Realizando reembolso de valor equivalente (com depreciação) ao que foi perdido, evita prejuízos e auxilia na solução rápida do problema.

 

Serviços de elétrica, encanamento, chaveiro, mecânica e similares

É comum em empresas a necessidade de resolução de pequenos problemas que transtornam o dia a dia, como reparos hidráulicos, elétricos, de ar-condicionado, telefonia etc.

Incidentes assim podem ser atendidos pelo seguro, que oferece serviços qualificados 24 horas por dia, não comprometendo a produtividade de sua equipe.

 

Seguro contra acidentes como: incêndios, vazamentos e tempestades

Em casos de incidentes mais graves e totalmente imprevisíveis, como um incêndio ou uma tempestade devastadora, o seguro empresarial é de extrema importância, pois danos dessa natureza acarretam prejuízos extraordinários, principalmente se houver perda de estoque ou equipamentos essenciais para a continuidade das atividades da empresa.

A cobertura para acidentes é indispensável para empresas que buscam a perenidade, evitando prejuízos elevados não computados no orçamento do negócio.

 

Responsabilidade Civil

seguro de responsabilidade civil é outra opção importante no grupo de seguros empresariais, já que ele consiste na proteção da empresa com relação aos danos causados involuntariamente ou acidentalmente contra terceiros.

Neste seguro, é possível encontrar opções como o seguro do empregador, seguro do estabelecimento, seguro de obras civis, seguro de guarda de veículos de terceiros, entre outros.

A modalidade de seguro de responsabilidade civil é imprescindível em muitas empresas, principalmente aquelas que têm, em sua rotina, situações de risco. Um escritório de advocacia, por exemplo, pode contratar este tipo de seguro para cobrir possíveis responsabilizações em razão da perda de prazos em processos.

Como você pode ver, o mercado oferece hoje diversas opções de seguros empresariais que podem ser adaptados às necessidades e a realidade de cada organização. Isso traz uma garantia maior de assertividade e reduz o risco de gastos desnecessários para o empresário.

 

 

Quais são as vantagens do seguro empresarial?

Muitos empresários ainda acreditam que este tipo de seguro não traz vantagens reais para a empresa, principalmente por entender que situações imprevistas não acontecem com frequência, razão pela qual os custos de um seguro empresarial não se justificam em razão da baixa incidência de problemas.

Porém a importância do seguro está diretamente ligada à segurança financeira que ele representa para a empresa.

Isso porque mesmo que situações imprevistas aconteçam com pouca frequência, elas acontecem e quando acontecem podem significar um custo tão alto que em alguns casos ele inviabiliza a continuidade do negócio. Pensando em situações como essa, elencamos a seguir as principais vantagens do seguro empresarial na prática. Confira!

 

Garantir a proteção dos bens da empresa

A proteção dos bens da empresa estará garantida pelas coberturas descritas no seguro empresarial. O empresário poderá, então, se concentrar no sucesso de sua operação, protegido desses imprevistos por uma seguradora e corretora especializada.

 

Manter a produção e os serviços da empresa mesmo em situações adversas

No caso de pane acidental do maquinário ou até mesmo de um incidente mais grave, a proteção do seguro será importante para evitar prejuízos. Isso inclui agilidade e medidas para que a atividade da empresa não seja impactada.

 

Evitar transtornos desnecessários

Um simples reparo elétrico pode exigir diversos processos burocráticos dentro de uma empresa, desde a identificação do problema, pedido de técnico, passando pela aprovação da ordem, do pagamento, até a geração de nota fiscal, entre outros. Esse procedimento pode resultar em perda de produtividade dos funcionários, que desenvolverão uma atividade não produtiva.

Uma assistência para danos como os citados anteriormente, além de evitar gastos extras, torna o processo mais prático e rápido. Uma vez que o empresário já sabe exatamente a quem contatar, não necessita pagar valores adicionais e terá seu problema resolvido por um profissional da área.

 

Garantir maior rentabilidade

Com toda a segurança oferecida por um seguro empresarial, haverá mais tempo para a equipe focar em estratégias de melhoria e de desenvolvimento do negócio. Isso reflete diretamente no faturamento da empresa e traz resultados positivos em sua organização. Também serão necessários menos processos burocráticos e preocupações para o empresário.

Quando pensar no custo de um seguro para empresa, avalie quanto do seu patrimônio está em risco e como o seguro pode contribuir para o sucesso do seu negócio.

Um custo que pode parecer desnecessário, vai fazer toda a diferença em uma situação de crise, por isso, investir nele é uma ação estratégica que pode representar o aporte financeiro necessário em caso de instabilidade.

Gostou de saber das conveniências de contratar um seguro para empresa? Assine a nossa newsletter e receba dicas sobre gestão e seguros focados nas necessidades da sua empresa.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo