O que é e como funciona a classe de bônus de um seguro?

Automóvel
25/06/2018

Por: Milena

Quem não gosta de receber bônus, não é mesmo? Isso fica ainda melhor quando esses descontos são concedidos na aquisição do seguro automotivo, um item cada vez mais essencial para quem possui um carro e deseja se manter seguro e tranquilo ao longo do ano.

Mas, afinal, o que é a classe de bônus? Quando ela se opera? O que fazer para conseguir descontos em sua próxima renovação de apólice? A seguir, você encontrará as respostas para essas e outras perguntas e ainda conhecerá melhor essa possibilidade.

Tem interesse de reduzir o valor do seu seguro? Acompanhe!

O que é a classe de bônus?

Para acabar com qualquer dúvida e curiosidade sobre o tema, é importante explicarmos o que é a classe de bônus. De maneira resumida, estamos falando de um indicador de experiência do seguro, um adicional, que pode conceder descontos no valor final que você paga anualmente.

Assim, ao renovar o contrato, caso você não tenha se envolvido em nenhum sinistro no período anterior, terá direito a um ponto — que recebe o nome de classe de bônus. Em outras palavras, essa bonificação é concedida aos motoristas que não acionam o seguro durante o ano.

Como funciona essa bonificação?

A dinâmica de funcionamento da classe de bônus é bem simples de entender. Para cada ano sem se envolver em sinistros, é concedido um ponto e, com o passar dos anos, essa bonificação só aumenta, fazendo com que o desconto na renovação seja maior.

A ideia é premiar ainda mais aqueles motoristas que são prudentes, não se envolvem em acidentes e não precisaram acionar o seguro. Afinal, como eles não geraram custo à seguradora, nada mais justo que receberem um bônus no contrato.

Além disso, é importante salientar que essa pontuação é intransferível. Isso quer dizer que você não pode usar os pontos de alguém, tampouco transferir os seus para um terceiro.

Como fica a bonificação em caso de troca de seguradora?

Se você sempre foi um motorista prudente e já está há cinco anos sem acionar o seguro, possui acumulada uma classe de bônus interessante. Porém, imagine que esteja insatisfeito com a sua seguradora e queira contratar outra empresa do mercado.

Nesse caso, é provável que esteja preocupado e tenha a seguinte dúvida: afinal, perderei todos os meus pontos? A boa notícia é que isso não acontece!

Mesmo que você troque de seguradora na renovação, seus pontos serão mantidos e a classe de bônus não sofre alteração — todas as seguradoras reconhecem os bônus que acumulou e essa validação é feita por uma Central de bônus. 

Em que situação você pode perder o bônus?

Além de todas as informações apresentadas, é importante que compreenda como é feito o cálculo para perda de bonificação.

Via de regra, sempre que você aciona o seguro perde um ponto. Assim, caso tenha seis pontos acumulados, mas durante o ano se envolveu em um acidente e, em seguida, teve seu carro furtado, perderá dois pontos, já que acionou o seguro em duas oportunidades.

Desse modo, sua classe de bônus, que era 6, passará a ser 4. Simples e transparente, não é mesmo?

Quais situações não geram perda de pontos?

Uma dúvida comum sobre a classe de bônus é se todo e qualquer acionamento do seguro enseja a perda de pontos. Nesse caso, é importante deixar claro que algumas situações não causam nenhum impacto em sua bonificação, como:

  • acionamento de assistência 24h;
  • uso de guincho;
  • cobertura de danos a vidros;
  • acidentes com terceiros;
  • benefício de apoio residencial.

Portanto, mesmo que você precise utilizar alguns desses serviços, tenha a tranquilidade de saber que sua classe de bônus não será alterada e a seguradora deverá atendê-lo com rapidez e responsabilidade.

Na prática, quanto equivale um ponto de desconto?

Lendo todas essas informações, você deve estar curioso sobre quanto de desconto é possível receber a cada ponto positivo acumulado, não é mesmo?

Em geral, o que se percebe é que um ponto costuma gerar um desconto médio de 5%. O comum é que você inicie com pontuação 0 e a cada ano acumule pontos, que podem chegar até 10 — o que equivale a um desconto final de até 50%.

Obviamente, esse desconto varia de acordo com diversas premissas, como idade, sexo, estado civil e tipo de veículo segurado.

Como ganhar mais classes de bônus?

Por último, gostaríamos de enfatizar o quanto é vantajoso para você adquirir esses bônus. É possível renovar sua apólice todos os anos sem perder os prazos e receber descontos imperdíveis.

No entanto, esse é um benefício que só pode ser alcançado quando se adota uma boa postura ao volante e se é precavido. O que isso significa?

O motorista consciente e preocupado em assegurar a integridade do seu veículo é o grande beneficiado com esse sistema de bonificação. Portanto, ainda que você tenha uma apólice que o resguarde de possíveis prejuízos financeiros, é interessante adotar algumas boas práticas, como:

  • tenha estratégias de direção defensiva;
  • não fale ao celular enquanto dirige;
  • não deixe o carro estacionado em lugares com pouca movimentação;
  • guarde o veículo em garagem, especialmente durante o período noturno;
  • faça revisões periódicas e em concessionárias confiáveis.

Enfim, seguindo esses e outros cuidados, tenha certeza de que a cada renovação você será recompensado e conseguirá manter seu veículo protegido sem gastar a mais para isso.

Conseguiu entender o que é a classe de bônus? Ao longo do post, apresentamos inúmeras informações relevantes sobre o tema. A intenção é que você se informe melhor sobre essa bonificação e consiga desfrutar de descontos na próxima renovação.

Lembre-se de que ter um seguro automotivo é uma grande comodidade e segurança, especialmente devido ao aumento dos índices de acidentes de trânsito e de roubo de carros. Porém, mesmo nesse cenário, é possível se manter distante desses sinistros e conquistar descontos interessantes.

Quer proteger seu automóvel e dirigir com segurança e tranquilidade por um preço justo e acessível? Entre em contato com a Pulso Seguros agora mesmo!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo