Cobertura de terceiros: entenda o que é e como funciona

Automóvel
12/01/2018

Por: Milena

É claro que nenhum motorista gostaria de se envolver em um acidente de trânsito, certo? Contudo, é fundamental se proteger de ações que estão fora de nosso controle, por isso, contratar um seguro que tenha cobertura de terceiros é uma atitude que evita muitos transtornos.

 

Ações que envolvem danos a outras pessoas podem se tornar uma grande dor de cabeça ao responsável pelo acidente, pois, além de todos os problemas causados no evento, há desdobramentos que duram por meses ou até mesmo anos em casos de abertura de processos judiciais.

 

Sendo assim, além de contratar um seguro auto, é importante considerar a proteção para danos contra terceiros. Neste artigo, vamos falar mais sobre esse serviço para você entender melhor como ele funciona. Continue a leitura!

 

Por que contratar a cobertura de terceiros?

Mesmo os condutores mais experientes e cautelosos podem colidir com outro veículo ou até atropelar alguém, por exemplo, e nesses casos será necessário arcar com os custos médicos, reparos de bens materiais e outras questões geradas pelo acidente.

 

O DPVAT, seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores, ampara as vítimas de acidentes de trânsito com indenizações por morte, invalidez e despesas médicas, entretanto, sua cobertura é extremamente limitada e as pessoas envolvidas poderão reivindicar outras reparações ao causador do acidente.

 

Ter uma cobertura de terceiros, conhecida como Responsabilidade Civil Facultativa (RCF-V), é uma forma de complementar o DPVAT e minimizar os prejuízos financeiros que ocorrem em situações como essas. Dependendo do contrato, o seguro de Responsabilidade Civil cobrirá os danos materiais, corporais e morais.

 

Tipos de coberturas

É possível adequar o valor e a extensão do serviço de acordo com as preferências do contratante. O seguro de danos contra terceiro é ilimitado dentro do valor contratado e, geralmente, é recomendado que a cobertura seja de, no mínimo, R$ 100 mil. Os principais danos cobertos são:

 

  • materiais: o seguro cobre despesas com conserto do veículo, funilaria e pintura, reparos em residências (caso ocorra colisão com um muro ou fachada), entre outros;
  • corporais: se o acidente causar lesões corporais a terceiros, a cobertura será aplicada nas despesas hospitalares, em tratamentos de fisioterapia e indenizações por morte ou invalidez;
  • morais: alguns contratos também oferecem uma proteção extra, útil caso a vítima do acidente tenha de ser indenizada para o pagamento de cirurgias estéticas ou tratamento psicológico, por exemplo.

Como funciona o pagamento da indenização?

A cobertura deve ser acionada sempre que o segurado for o causador do acidente e tiver assumido a culpa, porém, ele não pode utilizá-la para si mesmo, apenas para arcar com os prejuízos de outras pessoas.

 

A seguradora pagará os danos até o valor máximo da indenização contratada. As despesas que ultrapassarem essa quantia serão de responsabilidade do causador do acidente, portanto, é imprescindível avaliar bem a abrangência da cobertura.

 

Esse tipo de seguro não tem franquia, o que significa que não haverá custos extras ao acioná-lo, contudo, o cliente perderá uma classe de bônus na renovação do seguro.

 

Como fazer o seguro com cobertura de terceiros?

Geralmente, o serviço é contratado como extensão do seguro do carro, oferecendo proteção total ao motorista. Algumas empresas permitem um contrato exclusivo para danos a terceiros, que é indicado, por exemplo, para proprietários de carros que não são aceitos pelas seguradoras.

 

Como vimos, além da proteção de seu automóvel, é importante investir em uma cobertura de terceiros para evitar grandes perdas financeiras caso você se envolva em um acidente, por isso, busque uma boa seguradora e veja qual a melhor opção no seu caso.

 

Quem tem um seguro, conta com serviços extras, veja nosso próximo artigo e descubra quais são as principais assistências de um seguro de carro!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo