Acessórios para bicicletas: veja os 5 principais e sua utilidade!

Estilo de Vida
23/01/2019

Por: Marketing Pulso Seguros

O ciclismo é um esporte com inúmeras vantagens e encontra-se em processo de expansão já há algum tempo. Conhecer os principais acessórios para bicicletas é essencial para o praticante.

Estamos falando da segurança e do conforto do ciclista. Por isso, você deve estar bem informado sobre eles e cuidar para mantê-los sempre com você. Veja essas 5 dicas que selecionamos para a sua proteção.

1. Capacete

O capacete é o item de segurança mais importante para o ciclista. Não se concebe a prática do ciclismo sem o uso desse acessório. E isso é assunto para ser levado a sério.

Do mesmo modo, não deve ser considerado um ornamento para a cabeça. Ainda que tenha estilo e cores harmônicas, a função do capacete é proteger a cabeça do usuário em caso de impacto.

Por essa razão, ao escolher o seu considere a resistência do material com o  qual ele é fabricado e sua capacidade de amortecimento. Geralmente, capacetes muito baratos não atendem a esse quesito.

2. Luzes de sinalização e refletivos

São também acessórios de segurança, mas, diferentemente do capacete, são itens obrigatórios, exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, a sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais deve estar instalada na bike.

A prática do ciclismo à noite ganhou muitos adeptos, especialmente nas grandes cidades. Dessa forma, luzes e elementos refletivos que tornam o ciclista mais visível são essenciais para que sejam evitados acidentes.

Ao mesmo tempo, as luzes na forma de faróis aumentam a visibilidade do próprio ciclista e a segurança de seu deslocamento. Para esses, prefira as luzes de LED que, além de eficientes, consomem menos energia.

3. Luvas e outras proteções

Um tombo da bike não é um evento muito raro. Na verdade, qualquer ciclista tem muitas histórias de quedas para contar.

Assim, mãos, cotovelos e joelhos, devem estar protegidos; em especial se você pedala sempre. Uma queda por qualquer motivo coloca essas partes do corpo em risco, e, portanto, devem estar mais resguardadas.

Nos casos da prática de mountain bike, esses acessórios são indispensáveis. Tombos e quedas fazem parte do esporte nessa modalidade.

4. Garrafa de água

O ciclismo, em especial nos dias mais quentes, é um esporte que provoca grande sudorese. Assim, ocorre uma grande perda de água pela transpiração direta e pelo suor.

Por essa razão, é fundamental repor essa água para o organismo. Desse modo, a garrafa de água tornou-se um acessório também indispensável, sobretudo para longas pedaladas.

Existem diversos modelos com suportes para a bike e outras facilidades. Escolha a garrafa que mais lhe convenha e, independentemente do seu valor, não saia sem ela.

5. Roupa apropriada para a prática do esporte

A roupa mais apropriada dependerá do tipo de pedalada. Assim, um simples passeio, uma longa viagem ou uma competição requerem vestimentas diferentes.

No entanto, algumas características da roupa do ciclista devem estar sempre presentes:

  • ser confortável para o usuário;
  • tornar o ciclista mais visível;
  • facilitar a transpiração;
  • oferecer liberdade de movimentos.

Finalmente, embora não seja um acessório, existe um componente do arsenal de todo ciclista que não deve faltar: o seguro da bike. Ele é uma cobertura, a garantia de que você não ficará sem a sua bicicleta em situações de perda ou danos.

Prevenir é sempre a melhor alternativa. Pedalar é ótimo, principalmente quando você utiliza os acessórios para bicicletas necessários ao ciclismo seguro.; e mantém a sua bike segurada.

Gostou do post? Aproveite e conheça os vários tipos de coberturas para o seguro de sua bike.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo