5 riscos mais frequentes de bikes que são cobertos por seguros

Estilo de Vida
20/06/2018

Por: Milena

Para ter uma experiência confortável e um bom desempenho durante a pedalada, muitos ciclistas investem em bikes de alto custo e é importante que eles fiquem atentos quanto à integridade desse bem.

Entretanto, mesmo com todos os cuidados e manutenções necessárias, alguns imprevistos podem acontecer, diante disso, contar com um seguro é uma forma de se precaver e evitar prejuízos.

Além do seguro residencial, que protege o item em ocorrências dentro de casa, hoje em dia é possível contratar um seguro específico para bicicleta.

Quer conhecer melhor as principais coberturas? Continue a leitura e fique por dentro!

1. Roubo e furto

Essa, provavelmente, é a principal preocupação de quem busca um seguro, seja para carro, seja para bicicleta, seja mesmo para eletrônicos.

A cobertura é oferecida nos seguros para bicicleta e também em alguns seguros residenciais. Ela garante a indenização em casos de arrombamento de cadeados ou correntes para furtos da bike dentro da casa ou estacionada na rua; em assaltos e ameaças de subtração do bem, entre outros casos.

2. Danos na bike

Outra cobertura importante do seguro é em relação aos danos que podem ocorrer em quedas durante uma pedalada na rua ou em trilha, em acidentes dentro de casa (como incêndios e explosões), entre outras situações.

Diante disso, contar com uma proteção é uma maneira de minimizar os prejuízos e conseguir o reparo ou a reposição do equipamento mais rapidamente.

3. Danos durante o transporte

Quer levar sua bike em viagens pela estrada sem se preocupar tanto com a integridade dela? O seguro também protege o equipamento em casos de danos durante o transporte, desde que a bicicleta esteja em um suporte adequado. Dessa forma, se um acidente de carro danificá-la, você será indenizado.

4. Danos causados a terceiros

Acidentes que envolvem terceiros podem acontecer em diversas situações, inclusive com ciclistas. Em alguns casos, além da questão financeira, são gerados outros transtornos, como processos judiciais, por isso, essa é mais uma das proteções oferecidas nos contratos de seguros.

A cobertura extra de danos a terceiro, conhecida por responsabilidade civil, garante a indenização caso o segurado seja o responsável por um acidente com pedestre, danifique um carro durante a prática da atividade etc.

5. Proteção em competições com bikes

O seguro para bicicleta também é interessante para competidores, pois conta com cobertura para roubo, furto e danos durante o treino, prova ou transporte em todo o território nacional.

Sendo assim, o equipamento ficará protegido e o proprietário evitará prejuízos financeiros em ocorrências como as citadas acima, uma vez que a reposição ou o reparo de bikes esportivas, geralmente, custam caro devido ao valor do bem.

A utilização e o investimento em bikes aumentaram nos últimos anos, e se você é adepto ao uso da bicicleta ou planeja adquirir uma é importante ficar informado sobre as maneiras de proteger esse item e garantir a tranquilidade durante a pedalada, no armazenamento e no transporte dela.

Gostou do post? Quer ajuda com a cotação de um seguro bike? Nós podemos lhe auxiliar nessa importante decisão!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo