Qual o melhor veículo para Food truck?

Food Truck
3/10/2018

Por: Milena

O mercado de alimentação segue em uma crescente no Brasil. Entre os setores que mais se destacam está o famoso food truck, opção de restaurante sobre rodas que oferece alimentos rápidos e saborosos unindo comidas de rua com outras tendências populares.

Os empreendedores enxergaram nesse caminho uma ótima alternativa de inovação para atender aos clientes e expandir a marca no mercado. Contudo, ainda é muito comum que surjam dúvidas quanto ao tipo adequado de veículo que deve ser adotado para montar um food truck.

Por isso, trouxemos neste material como escolher o melhor modelo, juntamente com os principais tipos de transporte utilizados para esse fim. Continue a leitura!

O que considerar antes de escolher o veículo?

Antes de definir as características do veículo, é preciso entender as necessidades do food truck. Por exemplo, se a pretensão consiste em comercializar quitutes, como salgados ou brigadeiros, modelos menores podem servir bem. Por outro lado, se a ideia é montar uma cozinha completa, deve-se ficar atento à infraestrutura do veículo.

Ainda é preciso pensar no espaço interno ideal para o funcionamento, como os equipamentos serão instalados e a quantidade de produtos e utensílios necessários.

Vale ressaltar que, quanto menos adaptações forem feitas, menor será o custo para colocar o negócio em prática.

Quais os tipos de veículo mais utilizados?

Com essa ideia mais clara, agora é hora de entender qual modelo de veículo pode se adequar melhor às suas necessidades. Confira os mais utilizados.

Bicicletas

As food bikes figuram como opções mais viáveis para quem quer abrir um negócio gastando pouco. Essa escolha elimina as preocupações com estacionamento, já que permite que a equipe pare de maneira fácil para realizar as vendas.

Entretanto, nesse caso, o maior desafio é o espaço interno. Como a única alternativa é ficar ao lado da bike, o modelo deve ser escolhido como preferência à venda de alimentos prontos e de fácil manuseio, como doces, salgados e bebidas.

Vans e kombis

Vans, kombis e outros modelos de médio porte unem o melhor de dois mundos: espaço interessante para a operação e bom custo-benefício. São ótimas alternativas para quem deseja entrar rapidamente no mercado sem altos investimentos.

Nesses casos, apenas pequenas adaptações interiores precisam ser feitas. Portanto, a economia é um ponto forte desse tipo de veículo. Como seu tamanho é moderado, esses modelos podem ser estacionados em vagas de rua ou espaços privados em eventos com tranquilidade.

Trailer

Os trailers ganharam um grande espaço no mercado de food trucks. Apesar de contarem com bastante espaço interno, eles não têm mobilidade própria, e, por isso, a escolha de um veículo para carregá-los precisa ser feita com cautela.

Geralmente, carros com motor a diesel e com um peso próximo ao do trailer são as opções mais recomendadas em termos de manutenção e durabilidade do motor.

É necessário considerar que algumas cidades ainda não têm legislação municipal referente ao uso de trailers nas ruas. Mas é possível utilizar esse modelo em outras áreas de operação, como pontos de comércio ambulante ou feiras.

Caminhões

Esses modelos são capazes de aguentar grande peso em sua carroceria e são adorados no ramo. Não é para menos: entre todos os tipos, é o que conta com maior espaço útil para operação. O tamanho avantajado somado a uma bela identidade visual cria um atrativo único.

Normalmente, as peças são modernas e os problemas mecânicos são raros. Possuem um chassi apropriado para a carga e podem acomodar tudo que um food truck necessita. A maioria dos modelos exige que o condutor tenha a habilitação tipo B.

Quais os principais cuidados?

Para a segurança de qualquer modelo escolhido, vale lembrar da importância de algumas medidas básicas, como sempre estacionar em local permitido e contar com um seguro para food trucks (especialmente contra os imprevistos comuns de falhas elétricas, furto e roubo).

Agora que você conhece os principais tipos de veículos utilizados para food truck, já pode pesquisar qual deles melhor serve a sua ideia e necessidade. Com o seu modelo escolhido, você estará pronto para colher muito sucesso pelas ruas. Boa sorte!

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com os amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar a ideia!

0/5(0 Reviews)

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo