Como funciona o seguro para food truck e como ele protege seu negócio?

Food Truck
6/06/2018

Por: Milena

O conceito de food truck remete a um modelo de negócio voltado para a comercialização de uma gastronomia diversificada — com uso de ingredientes de excelente qualidade e o emprego de técnicas de preparo bem elaboradas — a um preço justo.

Com sua consolidação e crescimento por todo o país, veio a necessidade de protegê-lo. Se você deseja conhecer como funciona um seguro para food truck, acompanhe este post!

O que caracteriza um food truck?

Diferentemente dos automóveis usados para a venda improvisada de lanches e companhia, os food trucks (pequenos caminhões, vans ou peruas) são estilizados e contam com uma cozinha própria — o que explica o alto investimento.

Ao serem adaptados, os veículos precisam cumprir as instruções dos Corpos de Bombeiros, as regras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Onde os trucks podem funcionar?

Para funcionarem, além de obedecerem às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros órgãos, os food trucks precisam encontrar um local para estacionar.

O atendimento pode ser feito em uma via pública, em pontos com aval da prefeitura; em terrenos de estabelecimentos parceiros, como lojas; ou nos chamados food parks. O funcionamento também pode ser itinerante, em feiras gastronômicas diversas.

Como funciona um seguro para food truck?

Um produto específico para food trucks, como o desenvolvido pela Pulso Seguros, é a solução para o negócio.

O chamado seguro food truck combina, em uma única apólice, coberturas diversas. Entre as principais, destacam-se:

  • danos elétricos provocados por curto-circuito e queda de raio;
  • danos gerados por ventos a partir de 54 km/h;
  • danos a equipamentos estacionários instalados em local segurado;
  • danos aos anúncios luminosos do veículo;
  • responsabilidade civil do empregador, caso algum funcionário sofra um acidente que leve à morte ou invalidez permanente (após sentença judicial transitada e julgada);
  • responsabilidade civil por operações de alimentos, caso ocorram danos a terceiros (decorrentes de uma armazenagem inadequada, por exemplo);
  • roubo e/ou furto qualificado (subtração com vestígios) de bens materiais;
  • incêndios provocados por raios (com vestígios comprobatórios) ou explosões;
  • indenização (oferecida por até três meses) por lucros cessantes, por conta de prejuízos gerados pela interrupção das atividades.

O que fazer em caso de sinistro?

Para garantir o melhor custo-benefício, antecipe-se aos imprevistos e procure a Pulso Seguros — a única corretora a oferecer a cobertura para food truck já aprovada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Assim, em caso de necessidade, basta acionar a central e fazer um aviso de sinistro. A partir daí, a seguradora contratada terá um prazo de até 15 dias para analisá-lo.

É importante ressaltar que, durante o período de vigência do seguro, o negócio fica protegido mesmo quando estiver inoperante.

Porém, desaparecimentos inexplicáveis ou decorrentes de abandonos não são cobertos, bem como bens deixados ao ar livre e danos a acessórios não inerentes à atividade-fim.

O que o diferencia de um seguro auto?

Apesar de o seguro auto ser indispensável, somente combinado ao seguro para food truck há a garantia da proteção total do negócio.

Afinal, essa modalidade considera que o veículo é um restaurante sobre rodas, ou seja, suscetível a outros imprevistos. Por exemplo, existe o risco de incêndio, por conta de um vazamento de gás; o risco de danos aos equipamentos adaptados etc.

Por isso é importante procurar por um plano adequado ao negócio e definir os valores que deseja segurar tendo em mente que eles devem ser suficientes para reparar ou recompor o food truck em caso de sinistro.

Por que é importante investir na segurança do negócio?

Porque, em caso de sinistro, a indenização assegura a sustentabilidade financeira do negócio (mantendo as contas em dia) ao mesmo tempo que o permite ser retomado o mais rápido possível — sem falar nas facilidades dos serviços de assistência 24 horas, como socorro mecânico.

É por isso que investir em um seguro para food truck faz parte do sucesso do negócio. Para protegê-lo da melhor maneira possível, procure por essa cobertura, de modo a assegurar todo o investimento feito na sua adaptação, bem como na operação.

Para saber mais sobre essa e outras modalidades de seguros, assine a nossa newsletter!

0/5(0 Reviews)

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo