O que o seguro para um food truck cobre em situação de desastre natural? Confira!

Food Truck
13/03/2019

Por: Marketing Pulso Seguros

O setor de alimentação em food trucks tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Com ele, os empresários vêm enfrentando desafios envolvendo a gestão e a segurança dos seus restaurantes sobre quatro rodas. E quando se fala em segurança, o primeiro cuidado que vem em mente é o seguro para food truck.

Além dos cuidados básicos com o veículo e a sua manutenção, um assunto que gera muita dúvida nos empresários que atuam no setor diz respeito aos problemas causados por agentes externos, principalmente chuvas, temporais e outros desastres naturais aos quais os food trucks estão suscetíveis.

Neste post você vai entender que tipo de seguro para food truck é possível encontrar no mercado e quais são as regras das apólices em relação às coberturas em decorrência de desastres naturais, com danos causados por chuvas fortes, pane elétrica e vendavais, por exemplo. Acompanhe!

O que é um seguro para food truck?

Quem compra e monta um food truck sabe o quanto é importante ter atenção com a segurança do veículo. Além dos altos custos para aquisição, o carro também tem atrelado a ele gastos para adaptação, com instalação de equipamentos próprios para o preparo de alimentos.

Desta maneira, nenhum empresário quer investir todas as suas economias em um food truck e correr o risco de perder seu bem em um roubo, incêndio ou qualquer outro tipo de acidente que lhe cause prejuízos financeiros.

O mercado de seguros, compreendendo essa realidade, já vem oferecendo seguros voltados para o setor de food trucks. Esses produtos são desenvolvidos com o objetivo de atender às necessidades específicas desses empreendedores, trazendo a proteção necessária para o desempenho das atividades.

O seguro para food truck cobre situações como furto e/ou roubo de equipamentos, indenização por lucros cessantes, oriundos de prejuízos causados pela interrupção das atividades e, até mesmo, coberturas de responsabilidade civil, relacionadas tanto a operações alimentares quanto a casos envolvendo acidentes com colaboradores.

Mas uma das grandes dúvidas de quem procura esse seguro diz respeito às coberturas em caso de desastres naturais. Afinal, esse tipo de negócio, por ser uma atividade ao ar livre, está muito mais suscetível a problemas com chuvas, vendavais e tempestades.​

Como funcionam as coberturas em casos de acidentes naturais?

São considerados desastres naturais todos os eventos físicos causados pela natureza que provocam danos diretos ou indiretos à propriedade. Neste rol são incluídos desde problemas como inundações e desabamentos, até tempestades e tornados.

Os seguros para food trucks cobrem ocorrências envolvendo desastres naturais, entretanto, as regras podem variar de acordo com a seguradora. Por isso é imprescindível conhecer a sua apólice e conversar com o corretor de seguros, a fim de entender quais são as opções disponíveis dentro da realidade e das necessidades do seu restaurante itinerante.

De forma geral, os seguros costumam oferecer, por exemplo, coberturas em caso de avarias elétricas, provocadas por quedas de raio ou de curto circuíto elétrico. Também existem coberturas em caso de avarias resultantes de ventanias ou de prejuízos causados por incêndios provocados por queda de raio, desde que devidamente comprovada.

O importante é ter em mente o conceito do desastre natural e de que forma ele pode se relacionar com a realidade da região onde o seu negócio está estabelecido. Por exemplo, se você tem um food truck que atua em uma região onde ocorrem chuvas frequentes, com risco de descargas elétricas ou inundações, o seguro pode ser uma opção interessante para ampliar a segurança do seu negócio.

Outra situação muito comum são as quedas de árvores causadas por tempestades e ventos fortes. Esse tipo de dano, em alguns casos, pode inviabilizar a sua atividade por vários dias, por isso a importância de contar com um seguro que atenda a esse tipo de demanda.

Será que esse seguro realmente vale a pena? 

Sem dúvida alguma, o seguro para food truck é um modelo de seguro recomendado para quem atua com alimentação itinerante. Entretanto, é preciso destacar que esse seguro atende especificamente o empreendimento, o que significa dizer que ele não protege o veículo, razão pela qual ele precisa ser combinado com um seguro auto. Desta maneira, a contratação do seguro para food truck combinada com o seguro auto, garante a proteção completa do negócio.

Quando se trata de questões envolvendo desastres naturais, muito embora em um primeiro momento isso possa parecer desnecessário, o food truck está suscetível a problemas deste tipo, já que suas atividades acontecem na rua e por isso os riscos de danos são muito maiores.

Lembrando que é importante buscar um serviço de seguro oferecido por uma empresa comprometida e reconhecida no mercado, que forneça todas as orientações e indique os melhores produtos de acordo com as necessidades e particularidades de cada negócio.

Gostou deste artigo sobre seguro para food truck? Então assine a newsletter da Pulso Seguros e tenha acesso a outras dicas e conteúdos exclusivos sobre o mercado de seguros.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo