Como escolher o melhor local para food truck?

Food Truck
14/01/2019

Por: Milena

Por mais especial que seja o seu produto, o melhor local para food truck depende de algumas variáveis. Em especial, do tipo de alimento que você ofertará.

Por sua vez, existem algumas medidas que você deve tomar para estar no caminho certo e escolher uma boa posição para seu truck. Conheça os principais cuidados a tomar e saiba como escolher o melhor local para o seu food truck!

Conheça o seu público-alvo

Identifique seu público-alvo, isto é, as pessoas que vão consumir seus produtos. Descubra quem são essas pessoas e onde elas estão. Observe seus hábitos e descubra como fazer parte deles. Identifique, enfim, o que esse público quer consumir. Isso se chama pesquisa de mercado.

Tudo o que você planejar será voltado para esse público. Com isso, você aprimora seus produtos para atender a essa clientela. Ao mesmo tempo, considere a circulação de pessoas para que a presença de seus futuros clientes tenha participação efetiva nessa massa. Afinal, é preciso gente circulando para conhecer o que você tem a oferecer.

Desse modo, por exemplo, estudantes chegando ou saindo da escola ou faculdade, em pouco tempo poderão conhecê-lo e adotá-lo como ponto. Aproveite e faça bons amigos.

Analise a concorrência

Certamente, você não vai instalar o seu food truck ao lado de outro com os mesmos produtos. Mas precisa conhecer a concorrência nas proximidades, o que estão vendendo e se os seus produtos se encaixam nesse público.

Verifique se o que você pretende oferecer já está disponível e em situação de saturação. Se for o caso, provavelmente você deverá buscar outro local. É sempre recomendável iniciar sem ter de disputar ou, se for imprescindível, enfrentar uma concorrência que seja a menor possível. Pelo menos no começo, dê uma chance a mais para o seu próprio negócio.

Respeite as leis

Para trabalhar dentro das regras será preciso conhecer as leis que regem a atividade que você vai abraçar. Procure se inteirar das exigências fiscais da Prefeitura e da Vigilância Sanitária.

Assim, providencie seu registro regularmente, obtenha sua licença de funcionamento e se instale em um local permitido. Faça a sua parte para não ser incomodado e não ter de suspender sua atividade. Um grande cartão de visitas que gera confiança é ser reconhecido por “fazer tudo direitinho”.

Informe-se sobre a legislação local. O ideal é que, durante a regularização em cada setor, você vá solicitando orientação e conhecendo suas obrigações.

Conheça locais promissores

Os locais mais promissores para o estacionamento do food truck dependem diretamente de quais são os produtos que você tem para oferecer. De todo modo, existem locais bem específicos, nos quais cabem vários tipos de trucks.

Grandes shows

Locais onde vão ocorrer grandes shows são especialmente interessantes. Neles há uma afluência muito grande de pessoas e os resultados costumam ser muito bons para o comércio de alimentos e bebidas.

Faculdades

As faculdades apresentam um grande fluxo de pessoas que consomem desde sanduíches até doces e petiscos. Se o seu produto envolve refeições, verifique se não há restaurante na própria escola, pois seria uma concorrência forte.

Jogos

A proximidade de ginásios esportivos também oferece um grande número de consumidores. Alguns dias são especialmente favoráveis em função do tipo de competição ou da importância dos times que estarão jogando.

Com essas dicas, você já sabe como escolher o melhor local para food truck, não é mesmo? Bons negócios!

Gostou do post? Então entre em contato conosco e conheça tudo o que você precisa para manter o seu food truck seguro.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo