Descubra quais cuidados com os olhos você deve ter no verão

Saúde Empresarial
2/01/2019

Por: Milena

Com a chegada do verão, a maior intensidade dos raios solares aumenta a necessidade de cuidados com os olhos. Além disso, para muita gente, o sol significa uma casa na praia ou uma piscina.

Esses ambientes, por sua vez, podem criar situações agressivas para os olhos, como o cloro das piscinas, o sal da água do mar, entre outras. Para evitar maiores problemas, é preciso um pouco de atenção.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post e descubra quais cuidados você deve ter com seus olhos no verão!

Principais cuidados com os olhos

Os olhos são estruturas muito delicadas, que podem se irritar facilmente. Assim, as condições do ambiente no verão podem facilmente se tornar agressivas e até danificar a visão. Por essa razão, alguns cuidados devem ser tomados. Veja algumas dicas abaixo.

Cuidados na piscina

A água das piscinas contém produtos químicos utilizados em sua limpeza e desinfecção. Algumas pessoas podem ser sensíveis a esses produtos e, por essa razão, apresentarem irritação nos olhos. Nesses casos, é recomendável o uso de colírios lubrificantes.

Proteção contra raios ultravioletas

Os raios solares trazem consigo raios ultravioletas muito prejudiciais aos olhos. Para se proteger, é recomendável o uso de bonés, viseiras e óculos de sol.

Se for utilizar óculos escuros, certifique-se de que garantam a proteção contra os raios UVA e UVB. Não utilize óculos escuros não certificados, pois podem ser prejudiciais à visão.

Atenção às lentes de contato

Quando se faz uso de lentes de contato, é importante manter a lubrificação dos olhos, o que pode ser feito com um colírio lubrificante. Nesses casos, ainda para os dias de praia ou de piscina, o ideal é utilizar as lentes descartáveis.

Uso de protetor solar

Quando utilizar o protetor solar, evite passá-lo no entorno dos olhos e sobre as pálpebras. Com o suor, o produto escorre para os olhos, podendo causar grande irritação e até inflamação. Algumas pessoas, além disso, podem apresentar reações alérgicas no contato com os olhos.

Cuidado para não coçar os olhos

Poeira, água do mar e da piscina podem incomodar e trazer o impulso de coçar os olhos. Fique atento e evite fazê-lo, pois as partes internas dos olhos podem ser maculadas. O uso de colírio lubrificante é sempre recomendável.

Possíveis problemas que podem surgir

A exposição excessiva (ou de modo descuidado) ao sol pode trazer alguns problemas, desde irritações superficiais até distúrbios sérios da visão. Dessa forma, a suscetibilidade pode provocar, entre outras, situações como:

  • irritações (olhos vermelhos);
  • inflamações;
  • conjuntivite (infecção da conjuntiva dos olhos);
  • ceratite (inflamação da córnea);
  • catarata precoce (perda progressiva da visão, tornando-a embaçada).

Necessidade de estar atento à saúde dos olhos

Assim como deve ser todos os dias, com a chegada do verão a atenção com a saúde dos olhos precisa ser intensificada. Além de proteger os órgãos da visão, é necessário cuidar.

A forma mais indicada para isso é o uso de colírio lubrificante, principalmente após banho de mar ou de piscina, mas também nos dias mais secos. Havendo persistência de sintomas de irritação, um oftalmologista deve ser consultado.

Plano de saúde para funcionários: o que faz diferença na escolha?

Importância de um plano de saúde

Apesar de todos os cuidados, emergências podem acontecer a qualquer momento. Assim, o seu grande facilitador nessas horas será o plano de saúde.

Por essa razão, nossa última dica para proteger os seus olhos, seja no verão ou no inverno, é ter um plano de saúde. Com ele, você pode se prevenir por meio das consultas periódicas e, ao mesmo tempo, estar preparado para quando surgir alguma situação que requeira cuidados oftalmológicos.

Considere com atenção os cuidados com os olhos apontados e aproveite bem as suas férias e o seu verão.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo