Entenda a importância da viagem de férias para a qualidade de vida

Estilo de Vida
6/12/2017

Por: Beth Rudge

Você já parou para observar a velocidade em que vivemos atualmente? O mercado de trabalho exige uma dedicação cada vez maior por parte dos profissionais, ainda mais de quem atua em cargos executivos.

 

Para quem se dedica tanto à profissão, é natural querer sempre dar o seu melhor e obter mais resultados. Contudo, para que uma pessoa continue avançando em sua carreira, é fundamental encontrar um equilíbrio entre trabalho e descanso.

 

Neste post, falaremos sobre a importância da viagem de férias para a qualidade de vida — em especial, para aquelas pessoas que sentem que não têm tempo para tirar férias ou viajar. Se você se identificou, continue conosco!

 

O que acontece depois de longos períodos sem tirar férias?

Muitas vezes não nos damos conta, mas a falta de um período anual dedicado exclusivamente ao descanso causa estresse, cansaço, queda de produtividade e problemas de saúde.

 

Segundo a University of Essex, da Inglaterra, profissionais que não tiram pelo menos 20 dias de férias por ano estão sujeitos a todos esses sintomas. Isso afeta não só o desempenho do próprio profissional no trabalho, como também impacta o resto da empresa e a vida pessoal do trabalhador.

 

Por outro lado, quem descansa por 20 a 30 dias — ou por períodos menores divididos ao longo do ano — apresenta níveis mais baixos de tensão e depressão. Ou seja, o uso das férias é fundamental para a saúde, motivação, vida profissional e pessoal de qualquer indivíduo.

 

5 benefícios trazidos pelas férias

 

1. Descanso do corpo e regulação hormonal

As férias servem como agente regulador do sono, já que pessoas com uma rotina muito agitada costumam ter dificuldade para dormir 8 horas por noite ou para descansar plenamente. Os hormônios do corpo humano são regulados pelo ciclo sono-vigília e dependem do sono para manter os níveis corretos.

 

Um exemplo disso é o cortisol, hormônio do estresse. Uma vez que o profissional é exposto a uma situação estressante, o corpo leva cerca de 30 dias para retomar a produção normal.

 

2. Descanso da mente

Todos sabemos que não é só o corpo que precisa descansar: a mente também sofre com a falta de férias. Porém, quantas vezes lembramos disso no meio de nossa rotina atribulada?

 

Descansar a cabeça é necessário para manter a motivação no trabalho. As férias permitem regular o nível de ansiedade e até mesmo evitar que o profissional se torne um workaholic. Afinal, ao focarmos constantemente no trabalho, podemos desequilibrar outras áreas da vida, gerando um círculo vicioso que nos faz mergulhar cada vez mais nas atividades profissionais e negligenciar outros fatores importantes para a felicidade.

 

3. Desligamento dos problemas

Em meio às atividades profissionais, é comum viver cercado de preocupações e compromissos intermináveis. O período de férias é um espaço de tempo ideal para se permitir focar apenas no que é positivo.

 

Durante esses dias, você tem a oportunidade de encerrar o ciclo anterior para que, em breve, possa voltar com mais energia.

 

Desconectar-se temporariamente do trabalho ajuda a evitar a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional. Esse é um quadro de alto desgaste físico e emocional que ocorre quando uma pessoa trabalha até a exaustão. E sabemos que isso é cada vez mais comum no contexto atual, já que há um excesso de obrigações, exigências e responsabilidades.

 

4. Integração da família

Não é difícil perceber que as férias fazem bem para toda a família. Os períodos de descanso e lazer, como viagens, ajudam a fortalecer e melhorar a relação entre todos da casa. Isso contribui no desenvolvimento e felicidade das crianças, além de aproximar os pais dos filhos.

 

Sabemos que todo pai e mãe deseja o melhor para os seus filhos. É justamente por esse motivo que o trabalho é tão valorizado por quem tem crianças e adolescentes em casa. Afinal, o “ganha-pão” ajuda a dar aos filhos uma vida digna.

 

No entanto, nada substitui a presença dos pais no crescimento das crianças. Muitas vezes, o foco no trabalho causa um distanciamento nas relações, prejudicando até mesmo o desempenho escolar.

 

5. Aumento da performance profissional

Para algumas pessoas isso pode parecer contraditório, mas a pausa no trabalho traz um aumento do desempenho profissional. Ao voltar de férias, você retorna à empresa com energia renovada.

 

Consequentemente, a facilidade para realizar tarefas é maior. Além disso, o descanso ajuda a aguçar a criatividade e o senso estratégico. O profissional fica mais preparado para enfrentar desafios e sua capacidade de equilibrar as emoções também aumenta.

 

Como se preparar para a viagem de férias: 3 dicas úteis

 

Planeje-se com antecedência

A ideia de tirar férias é justamente ter um tempo para desacelerar. Portanto, é importante planejar tudo com antecedência, aos poucos, para que a viagem de férias não se torne mais uma tarefa turbulenta na rotina.

 

Esse planejamento de viagem também envolve resolver ou delegar todas as pendências profissionais que você tenha antes de sair de férias. Dessa maneira, você evita conferir e-mails, atender ligações ou pensar no trabalho enquanto estiver aproveitando os momentos de lazer com sua família.

 

Proteja-se contra imprevistos

As férias são o momento perfeito para “esquecer do mundo” e não se preocupar com nada. Para que isso seja totalmente possível, o ideal é tomar algumas medidas de precaução simples, como:

  • levar parte do dinheiro em cash e outra em um cartão de crédito ou pré-pago;
  • ter uma mala robusta e protegida com cadeado ou senha; e
  • ter um seguro de viagem com cobertura para acidentes, extravio e atendimentos médicos.

Esses detalhes são pequenos e fáceis de resolver. Ao mesmo tempo, fazem a diferença para que você possa descansar de fato.

 

Escolha um destino de viagem que permita relaxar

Uma viagem de férias de um executivo é diferente das férias de um estagiário ou de um universitário, certo? Há pessoas que procuram agitação e querem preencher seus dias de folga com o maior número possível de atividades — e não há nada de errado nisso.

 

No entanto, para quem já tem um cotidiano tão corrido, pode ser válido escolher um destino que permita descansar. Esse relaxamento será fundamental para, mais tarde, alcançar as metas e resultados profissionais que você deseja.

 

Como comentamos, a melhor forma de aproveitar ao máximo uma viagem de férias é programando tudo com antecedência. Sabendo disso, leia tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem. Assim, você pode sair de férias com tranquilidade!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo