Bicicleta e saúde: aprenda a ter mais qualidade de vida!

Estilo de Vida
31/12/2018

Por: Milena

Bicicleta e saúde andam juntas. Seja o ciclismo com a finalidade de competição, aventura ou apenas para aproveitar o prazer de um passeio, é sempre uma opção saudável. Para cada gosto ou perfil existe uma bike mais indicada.

Em todos os casos, o conforto do ciclista e um bom ajuste são indispensáveis. Acompanhe nosso artigo e saiba como esse esporte propicia qualidade de vida!

A relação entre bicicleta e saúde

O ciclismo como atividade física é triplamente importante para a saúde.

Condicionamento físico

Por não exigir maiores impactos, o ciclismo pode ser praticado por qualquer pessoa sem algum distúrbio limitante. Ao mesmo tempo, é um excelente condicionador físico. A atividade aumenta a capacidade cardiorrespiratória e reduz o peso corporal.

O conhecido emagrecimento do ciclista é resultado do estímulo provocado no metabolismo. Desse modo, uma elevada queima de calorias reduz a gordura corporal.

Prevenção de doenças

Pedalar é um passaporte para longe de diversas doenças. Em especial, são importantes efeitos do esporte:

  • redução da hipertensão arterial (pressão alta);
  • fortalecimento do coração, evitando o infarto do miocárdio;
  • diminuição dos níveis de colesterol;
  • redução da hiperglicemia (açúcar elevado no sangue);
  • desintoxicação do organismo.

Alívio do estresse

Após alguns minutos pedalando, seu cérebro libera substâncias neurotransmissoras especiais que produzem sensação de bem-estar. Por essa razão, é comum o alívio do estresse com a prática do ciclismo.

Pedalar também pode ser um verdadeiro tratamento antidepressivo. Os efeitos tendem a permanecer com a manutenção da prática do esporte.

Dicas para fazer exercícios com a bike

A bicicleta permite praticar diferentes tipos de exercícios. Para qualquer modalidade escolhida, uma boa dica é fazer um bike fit, que consiste no ajuste da bicicleta para cada ciclista.

O exercício pode resultar na troca de posição ou na substituição de algum componente da bike. O objetivo é alcançar o máximo conforto e a melhor adequação do equipamento ao usuário.

Para cada tipo de ciclismo existe uma bike mais indicada. Assim, considere as 3 opções a seguir.

Mountain bike

Praticada em trilhas, essa modalidade é a mais difundida no país. Quase sempre requer um deslocamento para longe da área urbana, até o local da trilha. Por ser praticada em ambientes rústicos para a bike, exige muita manutenção.

Assim, os modelos devem ser bem robustos, com pneus mais largos e próprios para esse tipo de ciclismo. Suas principais características devem ser justamente a robustez e a versatilidade.

Ciclismo de estrada ou speed

Nessa modalidade estão os longos percursos de bicicleta com grandes velocidades. É normalmente praticada em grupos e está em franco crescimento no Brasil.

A bicicleta para a estrada deve ser rápida e precisa dispor, no mínimo, de 8 marchas. Por sua vez, a modalidade envolve mais tempo pedalando. Assim, o bike fit é ainda mais importante para garantir uma condição de máximo conforto.

Passeio ou recreação

Esse é o ciclismo praticado com o objetivo de passear e espairecer, não competir. De todo modo, é sempre uma atividade bastante saudável.

Um fator determinante para escolher uma bike para o passeio é o conforto. A característica das bicicletas para essa modalidade de ciclismo é a simplicidade, pois não precisam ser caras nem muito equipadas.

A importância do seguro para bicicleta esportiva

Bicicletas têm sido alvo cada vez mais intenso de furtos e roubos. O seguro bike é, portanto, uma opção de tranquilidade para o ciclista.

Em especial, quando se tratar de bikes de competição, a garantia de proteção é essencial. Para esses casos, além dos furtos, os danos que os praticantes podem vir a sofrer ou provocar em terceiros devem ser considerados.

De todo modo, procure contar com a assistência de uma corretora experiente e na qual possa confiar. Ela vai orientá-lo sobre as melhores coberturas para o seu caso e as seguradoras mais indicadas.

Com todos esses cuidados, você garante que bicicleta e saúde continuem juntas e leva mais qualidade de vida para sua rotina.

E você, já pedala? Em qual grupo você se enquadra? Deixe uma dica nos comentários!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo