Contratar seguro de carro: devo escolher banco ou corretora?

Automóvel
21/09/2018

Por: Milena

Na hora de procurar por um serviço que proteja os veículos, uma das dúvidas mais comuns dos consumidores é: onde contratar seguro de carro? Será melhor buscar uma corretora de seguros ou contratar os produtos oferecidos por uma instituição bancária.

Esse questionamento é recorrente, pois ainda é muito comum encontrarmos clientes que optam pelo seguro oferecido pelos gerentes dos bancos (ora por acreditarem que tal contratação seja mais simples e eficiente, ora pela comodidade e oferta tentadora dos bancos). Mas será que os segurados estão certos?

Criamos este artigo com o objetivo de auxiliar as pessoas que estão em busca de um seguro de carro, mas não sabem qual é o melhor meio de contratar o serviço. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e aprenda como escolher a melhor opção, além de economizar dinheiro garantindo um bom custo-benefício.

Diversidade de opções

A primeira diferença entre os produtos oferecidos pelas instituições bancárias e pelas corretoras de seguros está na diversidade de opções. Aqueles ofertados pelos bancos normalmente são frutos de parcerias com apenas uma seguradora e, com isso, o cliente não tem a chance de comparar as vantagens envolvidas, ficando restrito a uma única empresa.

Por outro lado, se o consumidor vai buscar o mesmo produto em uma corretora de seguros, passa a acessar alternativas de diversas seguradoras. Como consequência, ele tem mais possibilidades de produtos e fornecedores. Isso amplia a quantidade de opções e auxilia no processo de escolha daquela que melhor se enquadra no seu perfil.

Tal característica também é importante, pois, em uma corretora, o cliente tem a chance de identificar as melhores coberturas e os benefícios que são oferecidos em diferentes planos de uma mesma seguradora. Assim, a pessoa não fica presa a um único plano, como costumeiramente ocorre na instituição bancária, com o gerente de conta.

Especialização do atendimento

Outro fator que diferencia os seguros de carro oferecidos pelas corretoras e pelos bancos é a especialização no atendimento. Nestes últimos, o cliente é atendido e orientado pelo gerente, que é a pessoa que vai apresentar o produto, tirar todas as dúvidas sobre a apólice e fechar a venda do serviço.

Já na corretora, a pessoa é atendida por um corretor especializado, que é um profissional habilitado para a venda de seguros e, portanto, tem conhecimento e experiência de mercado. Ele é capaz de orientar o consumidor de forma detalhada, apresentar as vantagens ou desvantagens de cada escolha e alertar sobre possíveis cenários, além de auxiliá-lo em diversas situações.

Conhecimento e disponibilidade

O corretor também tem conhecimento e informações que podem auxiliar a pessoa no uso dos serviços de assistência oferecidos pela empresa de seguros, já que conhece os detalhes das coberturas e sabe como elas funcionam na prática.

O gerente do banco, por outro lado, trabalha em várias frentes, não sendo um especialista na área de seguros. Por isso, ele não tem uma especialização profissional suficiente para oferecer tantas informações e orientações a seus clientes acerca dos produtos oferecidos.

Vale destacar, ainda, que um corretor de seguros costuma estar disponível a qualquer horário e em todos os dias da semana. Já o gerente de banco só pode responder ao cliente durante o horário de atendimento bancário.

Variedade de coberturas

Ao buscar por um seguro em determinada corretora, o cliente será apresentado a uma variedade de planos e opções, o que o permite escolher a alternativa que melhor se adapte às suas necessidades. Nesse sentido, é possível avaliar diferentes coberturas, contratando um serviço que caiba no seu bolso, mas que também esteja de acordo com suas preferências.

Na instituição bancária, o principal objetivo é o cumprimento de metas. Dessa forma, o que costuma acontecer é serem oferecidas as coberturas mais caras, muitas vezes incompatíveis com as necessidades do segurado e responsáveis por levar a um custo-benefício desvantajoso para ele.

Portanto, a variedade de coberturas é um diferencial competitivo muito grande. Essa característica contribui para colocar as corretoras de seguro em uma posição de destaque em relação aos produtos oferecidos pelos bancos.

Pós-venda

A questão do pós-venda é outro diferencial competitivo muito importante para o setor. É neste ponto, inclusive, que talvez esteja o maior problema para o consumidor que opta pelos seguros oferecidos pelos bancos.

De forma geral, os contratempos que surgem após a concretização das vendas são mais bem solucionados pelas corretoras. A contratação é o primeiro passo da aquisição de um seguro, mas é no pós-venda que podem aparecer problemas com a apólice, a ocorrência de sinistros ou a necessidade de endossos.

Nas instituições bancárias, é impossível resolver tais questões, já que os clientes são orientados a falar diretamente com a empresa de seguros (com a qual eles nunca tiveram contato até então).

Diferentemente disso, a corretora de seguros, por meio do corretor que vendeu o produto ao segurado, o auxilia na solução de todos os problemas. O profissional facilita o contato com a seguradora e orienta a pessoa no sentido de sanar qualquer dúvida que possa existir.

Exemplo

Se você bater seu carro e precisar acionar o serviço, com certeza o corretor de seguros vai ajudá-lo a resolver o problema de forma rápida e fácil — ao contrário do seu gerente de banco, que pode não estar disponível para prestar auxílio em casos de emergência. Mesmo que o gerente tenha disponibilidade, a provável orientação dada ao cliente será para fazer um contato direto com a seguradora responsável pela apólice.

Portanto, antes de contratar um seguro de carro, é necessário ficar atento à apólice de seguros. Leia o contrato com calma e tire todas as suas dúvidas com o profissional responsável pela venda dos produtos. 

Além disso, é importante atentar às ofertas do mercado e buscar por corretoras sérias, reconhecidas pelo atendimento oferecido e que possam trazer a segurança necessária à contratação desse tipo de serviço.

E você? Quer contratar seguro de carro? Entre em contato com a Pulso Seguros e converse com um de nossos corretores. Oferecemos as melhores soluções disponíveis no mercado, sempre prezando pela excelência no atendimento.

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