12 mitos e verdades sobre seguros esclarecidos!

Estilo de VidaAutomóvel
16/02/2018

Por: Milena

Há inúmeros mitos e verdades sobre seguros que acabam confundindo as pessoas sobre os benefícios e as funcionalidades do serviço.

Quem nunca escutou de amigos ou colegas de trabalho que o seguro de carro é mais barato para as mulheres? Ou, ainda, que o seguro residencial só tem cobertura em casos de incêndios e quedas de raios? Afirmações como essas são comuns nas rodas de conversas e poucas pessoas procuram atestar a veracidade delas.

Os diversos tipos de seguro — de carro, vida, residencial ou viagem, por exemplo — têm o objetivo de facilitar a vida do segurado e agregar maior proteção ao patrimônio e à família dele. No entanto, muitos clientes ficam em dúvida no momento de contratá-los. Por isso, vamos esclarecer a seguir os principais mitos e verdades a respeito do assunto. Continue a leitura e saiba mais!

1. O seguro de carro não cobre os bens no interior do veículo

Verdade. O seguro auto não cobre computadores, celulares e outros itens que estejam dentro do carro. Sendo assim, é importante evitar que esses objetos fiquem à mostra ao deixar o veículo estacionado em local público. Para ser indenizado em caso de roubo ou furto de smartphones, o motorista precisa ter um seguro para celular.

2. A cobertura total inclui aluguel e reboque

Mito. Essa afirmação confunde muitos clientes e não poderia ficar de fora da nossa lista de mitos e verdades sobre seguros. O que acontece é que as seguradoras oferecem benefícios, como o guincho e o aluguel de carro, que facilitam a vida do segurado em situações inesperadas com o automóvel, contudo, esses serviços são contratados a partir de um custo adicional.

3. A cotação do seguro auto pode mudar rapidamente

Verdade. Constantemente, as seguradoras fazem uma análise de risco de acordo com o perfil do cliente, modelo do veículo e região para definir o valor do seguro e, por esse motivo, é comum haver uma variação de preço de um dia para o outro. Dessa forma, ao fazer a cotação com mais de uma empresa, é fundamental que isso seja feito na mesma data.

4. O seguro de vida é caro e só pode ser utilizado em caso de morte

Mito. Muitas pessoas deixam de fazer um seguro de vida por acreditar que ele é caro, entretanto, as seguradoras oferecem uma variedade de planos e valores com o objetivo de atender as necessidades de cada perfil de cliente.

Dependendo da cobertura contratada, é possível utilizar o valor da indenização em situações de incapacidade temporária, câncer, doenças terminais, despesas médicas e odontológica, entre outros casos.

5. O seguro de carro é mais barato para mulheres

Verdade. As mulheres, geralmente, têm comportamento mais cauteloso no trânsito, o que influencia no valor do contrato, que é cerca de 15% mais barato do que o dos homens. Contudo, fatores como região, garagem, modelo do carro e perfil do cliente também interferem no valor final do seguro.

6. Os seguros podem ser contratados pela internet

Verdade. Hoje em dia é possível fazer a cotação com diversas seguradoras e contratar o serviço pela internet. Tal fato evita burocracia, otimiza o tempo do cliente e permite que ele possa escolher a empresa que ofereça o melhor custo-benefício de acordo com as necessidades dele.

No entanto, isso não quer dizer que caso haja alguma dúvida ou imprevisto o cliente ficará desamparado. As corretoras de seguro e as seguradoras contam com atendimento on-line e telefônico.

7. O seguro residencial só tem cobertura para incêndios e quedas de raios

Mito. Essa é outra afirmação comum quando se fala em mitos e verdades sobre seguros, entretanto, ela não é verdadeira. A cobertura básica do seguro residencial protege os segurados em casos de explosões, incêndios e queda de raios, além disso é possível contratar coberturas complementares contra furtos e roubos, danos elétricos, vendaval e granizo, proteção a terceiros, entre outras.

8. O seguro auto não tem cobertura para catástrofes naturais

Mito. A proteção do carro dependerá do serviço contratado. A cobertura completa, por exemplo, inclui danos causados por alagamento, vendaval, granizo, entre outros.

Ao contratar, é imprescindível analisar a abrangência da cobertura para saber o que estará incluso ou não em sua apólice e evitar surpresas desagradáveis caso ocorra algum imprevisto. Se você tem dúvidas sobre os detalhes da apólice, avalie com sua corretora qual a cobertura ideal para você.

9. O preço das seguradoras são semelhantes

Mito. Pode haver uma grande variação de preços entre uma empresa e outra, além dos benefícios e assistências oferecidas, portanto, para garantir um bom negócio é preciso fazer a cotação com, no mínimo, três seguradoras.

10. O seguro viagem só é necessário em viagens internacionais

Mito. Embora o seguro viagem com assistência médica seja obrigatório para quem visita alguns países da Europa, o serviço pode ser utilizado em todas as viagens, inclusive as nacionais. As coberturas desse tipo de seguro oferecem proteção em caso de extravios de bagagens, atraso ou cancelamento de voos, assistência médica etc.

11. O valor do seguro do carro depende de diversos fatores

Verdade. Há quem imagine que apenas o histórico de condução do motorista interfira no valor final do seguro, mas a realidade é que fatores como idade, tipo de carro e índice de roubo na região são analisados para a definição da taxa do seguro.

Além disso, o preço do seguro auto costuma ser menor para clientes com garagem, afinal, o risco de danos, roubos e furtos é mais baixo nesses casos. Veículos que contam com bloqueadores e rastreadores também podem ter desconto no valor do seguro.

12. A cobertura básica do seguro residencial não tem franquia

Verdade. A cobertura básica, que cobre danos causados por queda de raio, incêndio e explosões, é isenta de franquia, porém, em casos de coberturas especiais, como danos elétricos e furtos, as seguradoras cobram taxas de franquias.

É importante esclarecer os mitos e verdades sobre seguros para que as pessoas possam entender de verdade como eles funcionam. Compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus amigos e familiares a também ficarem por dentro do assunto!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo