Seguro para portáteis ou garantia estendida? Qual a melhor opção?

Estilo de Vida
24/09/2018

Por: Milena

Ao adquirir um equipamento eletrônico, é muito comum que o vendedor ofereça ao consumidor alguns serviços, como a garantia estendida e o seguro para portáteis. Mas afinal, você sabe que serviços são esses e se eles realmente valem o investimento?

A maior parte dos consumidores desconhece ou sabe muito pouco a respeito da garantia estendida e dos seguros específicos para eletroportáteis. Pensando nisso, elaboramos este post completo que vai elucidar todas as suas dúvidas a respeito do assunto.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra!

As diferenças entre seguro para portáteis e garantia estendida

Antes de avaliar as vantagens e desvantagens de cada um desses serviços, é preciso entender qual é a diferença entre eles. Por isso, primeiro, você vai aprender a identificar o que é um seguro e o que é uma garantia.

O seguro é um contrato por meio do qual o segurado transfere para a seguradora o risco de perda de um produto em troca de um pagamento. Esse contrato é chamado de apólice de seguro e costuma ter um tempo previamente determinado.

Garantia, por outro lado, tem um significado bem diferente. Ela está relacionada a possíveis problemas que um determinado produto pode vir a ter. Dessa forma, o fabricante/fornecedor cobre um período de tempo, garantindo atendimento, caso o equipamento apresente problemas. Assim, caso o produto sofra alguma avaria, você tem a opção de enviá-lo para conserto e, se nada puder ser feito, pode receber um novo item em troca.

Vale destacar que existem dois tipos de garantia. A primeira é definida em lei por meio do Código de Defesa do Consumidor e independe de um contrato entre as partes. Ela é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia estendida é o outro tipo e trata-se de uma extensão desse prazo legal, oferecida pelas fabricantes com o objetivo de ofertar um resguardo aos seus clientes.

Como você pode ver, as expressões “seguro” e “garantia” são usadas para designar coisas diferentes. Entretanto, hoje, é muito comum encontrar empresas que oferecem apólices de seguro e garantia estendida, o que gera muita dúvida nos consumidores. Mas uma coisa é certa: independentemente da forma, é muito interessante para o consumidor investir em um seguro ou em uma garantia estendida.

A garantia estendida na prática

Como já explicamos brevemente, a garantia estendida é uma espécie de extensão do direito garantido em lei para o consumidor. O objetivo é estender a proteção após o vencimento da garantia legal. A partir do início da vigência dessa espécie de “seguro”, é a seguradora que se torna a responsável pelo produto em caso de sinistro, e não mais o fabricante ou fornecedor.

Na garantia estendida, o produto somente é coberto pelos itens descritos na apólice, portanto, é importante que o consumidor leia atentamente o que está sendo contratado, antes de firmar qualquer tipo de obrigação com uma seguradora.

Além disso, é importante ter em mente que a contratação pode ser feita em uma loja, ao adquirir o produto, mas o consumidor também tem a opção de contratar tanto a garantia estendida como o seguro para portáteis diretamente em uma corretora de seguros. Essa opção permite ao consumidor pesquisar e escolher o serviço que melhor atenda às suas necessidades.

Custo

O valor da garantia estendida varia de acordo com a seguradora e as opções do contrato. Por isso, é importante fazer uma pesquisa prévia, avaliando o valor e as cláusulas contratuais.

Modalidades

A garantia estendida tem três modalidades principais. A primeira, chamada de extensão da garantia original, contempla todas as garantias do fabricante, sem alterar nenhuma cobertura.

Já a extensão de garantia original ampliada, além de fornecer a cobertura de todos itens já cobertos pelo fabricante, cobre alguns adicionais. A terceira modalidade é a extensão de garantia reduzida, que é aquela que assegura menos itens do que aqueles cobertos pelo fabricante do produto.

Cobertura da garantia estendida

O principal erro do consumidor ao contratar uma garantia estendida é o desconhecimento sobre as regras de cobertura. De forma geral, ele acredita que ela cobre qualquer dano do produto, mas, na prática, não é assim que acontece.

Na maior parte dos casos, a garantia estendida cobre apenas a extensão da garantia original, por isso, no caso de um smartphone, por exemplo, é pouco provável que cubra determinadas situações, como furtos, quedas ou roubos. Para esse tipo de cobertura, é necessário contratar um seguro específico.

Vantagens da garantia estendida

Entre as vantagens da garantia estendida, podemos destacar:

  • proteção da mercadoria por um tempo maior;
  • possibilidade de receber um produto novo, caso o seu não tenha conserto;
  • garantia de manutenção por profissionais especialistas; e,
  • mais economia em comparação ao conserto.

Desvantagens da garantia estendida

Já as desvantagens da garantia estendida são:

  • os valores não são fixos, variando de acordo com o produto;
  • a cobertura é limitada;
  • roubo e furto não estão inclusos;
  • não há cobertura de acessórios, como bateria.

A garantia estendida é uma boa opção para o consumidor que sabe exatamente o que precisa contratar e se o valor do serviço é compatível com o do produto que está sendo segurado.

O seguro para portáteis na prática

Diferentemente da garantia estendida, o seguro para portáteis protege o consumidor de possíveis imprevistos que podem representar a perda do equipamento. Esse seguro é válido para smartphones, tablets, notebooks, entre outros.

Custo

O preço do seguro é baseado no risco e na sua severidade. Isso quer dizer que riscos baixos pagam prêmios baixos, enquanto riscos altos pagam prêmios altos.

O valor do seguro para portáteis varia de acordo com a seguradora e as opções do contrato. Por isso, é importante fazer uma pesquisa prévia, avaliando o valor e as cláusulas contratuais.

Coberturas

O seguro para portáteis apresenta dois tipos principais de coberturas: as coberturas básicas e as coberturas opcionais.

De forma geral, as coberturas básicas se referem à indenização por danos físicos, como queda de smartphone. Já as coberturas opcionais incluem problemas, como furto, roubo, danos elétricos, danos por água etc.

Vantagens do seguro para portáteis

Entre as vantagens do seguro para portáteis, podemos destacar:

  • proteção da mercadoria por um tempo maior;
  • possibilidade de receber o valor do produto em dinheiro;
  • maior rol de coberturas;
  • garantia de manutenção por profissionais especialistas; e
  • maior economia em comparação ao conserto.

Desvantagens da garantia estendida

A única desvantagem do seguro para portáteis é que o seu valor pode ser superior ao valor pago em uma garantia estendida. Entretanto, essa diferença está diretamente relacionada à sua cobertura, que, nesse caso, é maior.​

A escolha entre seguro para portáteis ou garantia estendida

Como você pode ver ao longo deste artigo, o seguro para portáteis e a garantia estendida são dois produtos bem diferentes, muito embora eles causem dúvida nos consumidores no momento da contratação.

Dessa forma, antes de escolher entre um e outro serviço, é importante consultar uma corretora de seguros. O corretor poderá auxiliá-lo a entender quais são as suas necessidades e quais são os produtos que melhor se enquadram no seu perfil.

Quer investir em seguros para portáteis ou em garantia estendida? Entre em contato com a Pulso Seguros e descubra como podemos garantir a segurança do seu bem!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo