Afinal, o que são e para que servem os alimentos funcionais?

Saúde Empresarial
9/01/2019

Por: Milena

Você deve ter ouvido falar em alimentos funcionais. Mesmo que não conheça esse termo, pode ser que muitos deles já estejam presentes nas suas refeições diárias. Incluí-los na rotina alimentar traz muitos benefícios para a saúde e pode ajudar a resolver diversos distúrbios.

Assim, conhecer os nutrientes e a utilização pode trazer grandes vantagens para quem adota hábitos saudáveis e procura por uma melhor qualidade de vida. Por isso, veja a seguir o que são e para que servem os alimentos funcionais.

O que são alimentos funcionais?

Os alimentos em geral têm o papel principal de nutrir o corpo. Eles devem garantir os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do organismo. Os chamados alimentos funcionais são aqueles que, além de nutrir o corpo, oferecem outros benefícios à saúde.

Na maior parte dos casos, eles podem ser de natureza terapêutica ou medicinal quando consumidos regularmente. No entanto, você não deve considerar um alimento funcional como um medicamento, eles funcionam como um grande auxiliar.

Na verdade, esses itens podem muito bem ser a preferência de pessoas com determinadas carências ou mesmo doenças. O consumo regular vai auxiliar na melhora dessas condições, assim como fazer parte de um tratamento médico.

Quais são os principais?

Muitos dos seus hábitos alimentares podem já incluir esses alimentos. Veja a seguir alguns deles e os grupos dos quais fazem parte:

  • legumes e verduras: tomate, pimentão, brócolis, abobrinha;
  • frutas: kiwi, laranja, limão, acerola;
  • cereais integrais: aveia, arroz, milho, soja;
  • peixes: salmão, atum, sardinha;
  • produtos lácteos fermentados: iogurte, kefir.

Os alimentos funcionais desses grupos são ricos em determinados compostos e têm ações específicas benéficas à saúde. Assim, quando contêm nutrientes funcionais, como ômega 3, flavonoides ou catequinas, por exemplo, os alimentos são caracterizados como tais.

Dessa forma, peixes de águas profundas são ricos no ácido graxo ômega 3, enquanto cereais integrais têm fibras solúveis e insolúveis. Do mesmo modo, tomate, goiaba vermelha e melancia são ricos em licopeno.

Para que servem esses alimentos?

Existem alimentos funcionais com diferentes ações no organismo. Entre elas, podem ser consideradas:

  • diminuição dos níveis de colesterol: maçã, aveia, tomate, castanha-do-Pará;
  • redução da hipertensão arterial: beterraba, banana, alho, soja;
  • ação antioxidante: brócolis, cúrcuma, goiaba, chá verde;
  • estímulo do sistema imunológico: gengibre, vegetais verde escuros, frutas cítricas, iogurte natural;
  • prevenção de certos tipos de câncer: goiaba vermelha, salmão, grãos integrais, cebola;
  • ação anti-inflamatória: limão, pimenta vermelha, abacaxi, lentilha;
  • ativação da microflora intestinal: ovo, coalhada, chocolate escuro, iogurte natural.

O que torna um alimento funcional?

Para um alimento ser considerado funcional ele deve ter na composição determinados nutrientes que produzem efeitos especialmente benéficos para a saúde.

O chá verde, por exemplo, é rico em catequinas. Essa substância tem excelentes propriedades antioxidantes. Ou seja, ela atua contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

Quais cuidados tomar na hora de comprá-los?

Como a ação que se espera de um alimento funcional resulta do consumo regular, quando for adquiri-lo é importante levar em consideração os seguintes aspectos:

  • ter origem orgânica, de preferência, para não haver acúmulo de defensivos agrícolas em seu organismo;
  • ser o menos processado possível para não perder as características funcionais;
  • ser integral;
  • ser fresco e ter aparência saudável, sempre que pertinente, como no caso de frutas, folhas, verduras e peixes.

Os alimentos funcionais não devem ser guardados por muito tempo. É melhor consumi-los em poucos dias após a compra para tirar o melhor deles. Agora que já sabe da importância deles, você pode garantir ótimos benefícios para sua saúde e, assim, dispor de melhor qualidade de vida.

Você gostou deste post? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo