O que é cobertura adicional de seguro e quais os benefícios?

Estilo de VidaAutomóvelResidencial
10/08/2017

Por: Milena

Diante das inúmeras possibilidades de acidentes, roubos e furtos às quais os veículos estão expostos no dia a dia, é extremamente arriscado enfrentar o trânsito sem um seguro para protegê-los. O mesmo vale para as residências, que também estão à mercê de uma série de ocorrências que podem danificar o imóvel e causar sérios prejuízos ao patrimônio.

 

Contudo, com a possibilidade da cobertura adicional nos seguros, a proteção fica ainda mais abrangente, o que oferece uma tranquilidade maior aos segurados.

 

Neste artigo, vamos verificar algumas possibilidades de coberturas adicionais dos seguros e as vantagens que as apólices multirriscos oferecem. Confira!

 

Cobertura básica do seguro residencial

Minimamente, um seguro residencial cobre danos causados ao imóvel por um incêndio, por queda de raio ou por alguma explosão que possa ocorrer. Havendo alguma dessas ocorrências, a indenização do seguro deverá ser suficiente para reparar ou reconstruir o imóvel e para repor os bens que forem danificados.

 

Porém, é importante destacar que para o seguro é considerado incêndio o evento no qual o fogo se alastre pelo imóvel causando dano significativo. Sendo assim, se um objeto qualquer pegar fogo e se queimar completamente, mesmo que ele esteja dentro do imóvel, não é configurado um incêndio.

 

O mesmo pode ser dito de uma pane elétrica que provoque um curto-circuito que danifique toda a instalação. Como não houve propagação de fogo, também não há a caracterização do incêndio.

 

Portanto, havendo qualquer outra ocorrência dessa natureza ou semelhante a ela não adianta pedir a indenização para seguradora se a apólice do seguro prevê somente a cobertura básica. Contudo, as apólices podem ser mais abrangentes e assim proporcionar ao segurado não só a indenização no caso de incêndio.

 

Com as coberturas adicionais, com um único seguro, a residência fica ainda mais protegida, havendo, inclusive, a possibilidade de custeio de serviços pela seguradora, caso eles sejam necessários e estejam incluídos no seguro.

 

Cobertura adicional de seguro residencial

Existem muitas coberturas adicionais para a residência que valem a pena contratar. Com elas vários outros eventos são previstos e, caso ocorram, haverá uma indenização que viabilizará os reparos necessários, eliminando prejuízos.

 

A principal causa de prejuízos está em um dano elétrico, decorrente de variações de tensão anormais, curtos-circuitos, por calor gerado pela eletricidade e por descargas elétricas, inclusive por aquelas que forem provocadas por outros motivos que não sejam a queda de um raio. Com a cobertura de Danos Elétricos, os aparelhos elétricos e eletrônicos e o próprio imóvel fica segurado.

 

Há também a cobertura por roubo ou furto qualificado. Com essa cobertura, os bens cobertos pela apólice serão indenizados se forem roubados ou furtados no interior do imóvel. As estatísticas informam que esses eventos representam mais de 20% das ocorrências.

 

Ainda, é possível cobrir o imóvel contra danos causados por ventos fortes e por chuva de granizo e também por vazamentos de água. Neste último caso, são cobertos não só os objetos como também o telhado e a própria instalação hidráulica.

 

A Assistência 24 horas também é um tipo de cobertura adicional muito interessante. Com ela, muitas ocorrências mais corriqueiras são cobertas.

 

Por exemplo, se estiver previsto na apólice, é possível o segurado solicitar os serviços de um chaveiro, de um eletricista ou de um bombeiro hidráulico em qualquer horário do dia ou da noite, sem que haja custo adicional.

 

Seguro de Auto

No seguro para veículos, são previstas as quatro possibilidades de cobertura listadas abaixo:

  • cobertura contra incêndio e roubo: indeniza o segurado em caso de roubo, furto total, incêndio ou explosão do veículo segurado, mas não cobre eventuais colisões;
  • cobertura compreensiva: inclui as coberturas acima e também os danos causados ao próprio veículo do segurado, em caso de colisão, sem cobrir os danos de outros veículos envolvidos no acidente;
  • cobertura de danos a terceiros: cobre os danos materiais, pessoais e morais causados a terceiros;
  • cobertura em acidentes pessoais de passageiros: cobre os casos de morte ou de danos físicos causados a passageiros que estejam no veículo do segurado.

Contudo, da mesma forma que ocorre com o seguro residencial básico, o seguro auto básico não é capaz de cobrir todas as possibilidades de acidentes e de defeitos às quais um veículo está exposto. Portanto, para as outras situações, também existe a possibilidade das coberturas adicionais.

Seguro de Auto com cobertura adicional

Um seguro Auto com cobertura adicional pode prever todas as ocorrências citadas — furto, roubo, incêndio, colisão e danos a terceiros — e também outras assistências que podem ser muito úteis ao segurado. Por exemplo, é possível segurar os vidros contra quebra e trinca, incluindo nesse rol as lanternas, os faróis e os retrovisores do veículo.

 

Na apólice com Assistência 24 horas podem ser previstos serviços emergenciais em caso de pane seca ou elétrica, incluindo recarga de bateria, guincho e outros serviços. Há, ainda, a possibilidade de a seguradora colocar um carro à disposição do titular da apólice por até 30 dias, se o sinistro exigir que o veículo segurado fique parado para reparos nos casos previstos.

 

É importante destacar que, de modo geral, as coberturas adicionais oferecidas por diferentes seguradoras podem ser semelhantes entre si. Contudo, como é possível haver variações entre elas e também como há a possibilidade de personalização da apólice de acordo com o perfil do segurado, é importante conhecer detalhadamente o que cada cobertura tem a oferecer.

 

Economia e praticidade

Um grande benefício que a cobertura adicional oferece ao segurado, sem dúvida, é a tranquilidade que ele adquire simplesmente por saber que os vários riscos estão cobertos. Quanto maior for a abrangência da cobertura, maior será essa tranquilidade.

 

Existe também o benefício das economias que podem acontecer no dia a dia que, somadas, podem ser muito significativas. Afinal, os gastos com eletricistas em uma residência, por exemplo, nem sempre são necessários. Mas, quando surge a necessidade de contratar os serviços desses profissionais, muitas vezes os custos são elevados e a possibilidade de eles serem cobertos pelo seguro ameniza bastante a situação.

 

Ainda, é preciso considerar os benefícios da praticidade e da utilidade que as coberturas adicionais oferecem. Nesse sentido, por exemplo, podemos citar o quanto é útil poder contar com um guincho em uma noite chuvosa, quando o carro parou na rua. Ao mesmo tempo, é preciso considerar como é prático poder solicitar esse tipo de serviço a partir de um simples telefonema para a seguradora, sem ter que procurar por empresas especializadas no ramo.

 

Portanto, se você deseja obter os benefícios da cobertura adicional ou se quer saber mais sobre eles, entre em contato conosco. Teremos imensa satisfação em ajudar!

0/5(0 Reviews)

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo