Evite a doença ocupacional em sua empresa e ganhe produtividade!

Saúde Empresarial
12/12/2018

Por: Milena

A doença ocupacional é uma preocupação presente nas empresas, especialmente para aqueles gestores que têm um número significativo de colaboradores sob sua responsabilidade e que realizam atividades vinculadas ao desenvolvimento deste tipo de problema.

Neste artigo você vai ter acesso a um panorama geral a respeito do assunto, entendendo os principais conceitos e aprendendo dicas e ações que vão ajudar a evitar as doenças ocupacionais dentro da sua empresa! Continue a leitura e saiba mais!

O que é doença ocupacional?

Doença ocupacional é uma expressão utilizada para designar alterações na saúde do trabalhador, ocasionadas exclusivamente por fatores relacionados à rotina laboral. Assim, só podem ser consideradas doenças ocupacionais aquelas que tiverem um vínculo direto com o exercício da atividade profissional.

Quais são as principais doenças ocupacionais desenvolvidas?

Existem muitas doenças que afetam a saúde do trabalhador. Essa situação se agrava quando há negligência do profissional ou do empregador no uso de equipamentos de proteção individual e no planejamento da segurança, por exemplo. Ambientes estressantes e mobiliários inadequados também são fatores relacionados ao desenvolvimento deste tipo de problema.

Entre as doenças ocupacionais mais comuns destacam-se:

  • lesões causadas por esforços repetitivos (LER);
  • asma ocupacional;
  • problemas auditivos e de coluna;
  • transtornos mentais como depressão, estresse e ansiedade.

Plano de saúde para funcionários: o que faz diferença na escolha?

Como elas podem ser evitadas?

As patologias ocupacionais podem ser evitadas, ou os riscos minimizados, por meio da adoção de algumas práticas e estratégias de redução do problema. Veja algumas a seguir:

Ginástica Laboral

A primeira prática recomendada é a incorporação da ginástica laboral. Atividades corriqueiras como digitar muito ou passar bastante tempo sentado geralmente causam problemas de coluna ou até mesmo a Lesão por Esforço Repetitivo (LER). A ginástica laboral minimiza esses riscos, já que o funcionário pratica diariamente exercícios físicos específicos e direcionados para as suas necessidades.

Direito ao descanso

A segunda dica diz respeito à necessidade do empregador e do empregado de respeitarem os horários de descanso e a carga horária de trabalho. Afinal, descansar é necessário para que o profissional se recupere e esteja disposto a realizar suas funções com mais qualidade e eficiência. Além disso, é importante para reduzir o estresse e proteger o trabalhador de possíveis danos à sua saúde mental.

Ambiente ergonômico

Outra responsabilidade do empregador é oferecer aos seus colaboradores um ambiente de trabalho com condições adequadas, com desafios mas sem pressão excessiva. Outra dica que merece atenção é o planejamento da ergonomia dos móveis e do espaço ocupado pelos profissionais. Os cuidados ergonômicos devem ser considerados a fim de que o colaborador trabalhe em um ambiente confortável, que otimize seu trabalho e não prejudique sua saúde.

Respeito às regras

A padronização dos procedimentos e a fiscalização por parte do empregador são fatores importantes para que os funcionários deem a devida atenção ao assunto e mantenham o cuidado em suas rotinas de trabalho. É comum encontrar funcionários que não usam equipamentos de segurança, mesmo a empresa fornecendo tais itens, por exemplo. E isso demonstra a importância e a relevância de fiscalizar e conscientizar a equipe de maneira recorrente.

Oferta de plano de saúde

Por fim, oferecer um plano de saúde aos colaboradores é imprescindível para auxiliar tanto na prevenção quanto do tratamento de doença ocupacional. Além disso, essa atitude demonstra a preocupação da empresa com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. Com o acesso ao benefício, o empregado tem condições de fazer exames periódicos e avaliar a sua saúde, iniciando tratamentos antecipadamente.

O plano de saúde, bem como as demais dicas trazidas, são ações preventivas e a sua adoção é essencial para manter a segurança, a solidez e a produtividade de uma empresa.

Invista no cuidado da saúde do seu trabalhador e valorize o seu capital humano. Quer lidar com a doença ocupacional adotando ações preventivas? Entre em contato com a Pulso Seguros e conheça nossos produtos!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo