Contratar uma seguradora: o que avaliar no seguro empresarial?

Negócios
16/01/2019

Por: Milena

O seguro empresarial permite, em uma única apólice, atender a todas as necessidades de proteção da empresa. Por sua vez, contratar uma seguradora que cumpra esses requisitos requer algumas iniciativas que facilitam todo o processo.

Considere seguir as seguintes observações e você estará pronto para avaliar a melhor proposta.

Conhecer os seguros obrigatórios para o segmento da empresa

Em sua maioria, os seguros no Brasil são de contratação facultativa, ou seja, você contrata porque entende a importância de fazê-lo. No entanto, a legislação brasileira aplicável (Decreto-Lei No 73 de 21 de novembro de 1966) define um elenco de seguros obrigatórios em função do tipo de atividade desenvolvida pela empresa.

Dessa forma, antes de fechar o contrato de seguro para sua organização, é essencial conhecer essas exigências legais para se manter regular. Obtida a informação quanto à obrigatoriedade, o seguro empresarial que você vai contratar deverá incluir, entre outras, a(s) cobertura(s) específica(s) exigidas pela lei.

Entender a composição do preço do seguro

O preço do seguro que você contrata é personalizado em função de algumas variáveis. Assim, a composição final obtida para cada caso definirá o valor a ser pago.

Nesse sentido, os principais aspectos considerados para estabelecer o preço são:

  • a probabilidade de ocorrência de determinado sinistro;
  • a extensão máxima do dano decorrente do sinistro considerado;
  • a experiência de cada seguradora com eventos daquela natureza.

Por essa razão, entre outras, é muito importante fornecer informações precisas para a seguradora sobre a realidade da empresa. Com esses dados o produto oferecido estará afinado com as reais necessidades que apresentar.

Avaliar as coberturas necessárias

Além das exigências legais, você deve identificar o que precisa ser protegido na empresa. Esse diagnóstico indicará as coberturas que devem ser contratadas para a organização.

A decisão pode ser tomada a partir de indicações de coberturas disponíveis mostradas pela corretora de sua confiança. Com isso, fica mais fácil avaliar aquelas que a empresa realmente necessita dentre as que o mercado oferece.

De modo geral, existem coberturas básicas para o seguro. Por sua vez, avalie com sua corretora as coberturas adicionais existentes para que a apólice contenha o conjunto de garantias que sua empresa precisa.

Identificar mecanismos para redução dos custos do seguro

Ao avaliar as coberturas existentes nas propostas das seguradoras, o mais recomendável é contar com a orientação de sua corretora. Em especial quanto às adicionais, para que estejam dentro das reais necessidades da empresa.

Com isso, você pode reduzir custos. Mas existem outras medidas que podem ser tomadas com vista à redução do custo final do seguro.

Assim como no seguro auto  no qual a existência de travas no veículo, alarme e outros itens de segurança pode reduzir o custo , a instalação de itens de segurança na empresa  controle de acesso, cerca elétrica e monitoramento  pode tornar o preço menor.

Da mesma forma, as medidas de proteção tomadas contra incêndio (hidrantes, portas corta-fogo, extintores em condições adequadas) e intempéries também contribuem para um custo menor do seguro.

Consultar uma corretora

A maneira mais segura de compor uma apólice do modo adequado para a empresa é contar com a assistência de uma corretora de seguros de confiança. O conhecimento e a experiência de uma instituição de seguros séria permite tomar decisões mais acertadas.

Assim, com a orientação precisa, você poderá avaliar as melhores propostas que a corretora indicar para, então, contratar a seguradora mais adequada. Sem trocadilhos, mas é a segurança do seguro.

Com isso, você viu os principais aspectos que deve considerar para contratar uma seguradora para sua empresa.

Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba tudo o que precisa para tomar decisões sobre seguro para você, sua família e sua empresa!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo