12 cuidados com automóvel para viagens de fim de ano

Automóvel
6/12/2017

Por: Beth Rudge

Fim de ano é uma época em que boa parte das pessoas decide tirar férias e aproveitar as festividades em uma praia ou, então, visitar aqueles familiares que moram no interior.

 

Se você está pensando em viajar de carro, lembre-se de que existem alguns cuidados com automóvel que devem ser observados para evitar que suas férias acabem se tornando uma grande dor de cabeça.

 

Para ajudar, vamos listar, a seguir, algumas dicas essenciais para que você consiga aproveitar ao máximo a sua viagem de fim de ano! Confira!

 

1. Faça uma revisão

Sempre que for dirigir na estrada — independentemente da distância que for percorrer —, é preciso levar o veículo em uma oficina para fazer uma revisão geral e verificar se ele está em condições de viajar.

 

Nessa revisão, o mecânico deverá testar os freios, os faróis, verificar o óleo, o alinhamento das rodas, o desgaste dos pneus, entre muitos outros elementos capazes de afirmar a segurança do carro e de quem estiver nele.

 

Esse tipo de revisão é essencial não apenas para poupar dores de cabeça, mas para evitar acidentes sérios na estrada.

 

2. Calibre os pneus

Antes de viajar, todo mundo se lembra de abastecer o carro, mas muitos se esquecem de calibrar os pneus.

 

Pegar a estrada com os pneus murchos é uma péssima ideia. A calibragem é essencial para economizar combustível, manter a estabilidade do carro e evitar o desgaste das rodas.

 

Não se esqueça de calibrar também o estepe. Afinal, nunca se sabe quando será necessário utilizá-lo.

 

3. Confira seu kit de segurança

Por mais que você tenha cuidados com o automóvel, é possível que surjam alguns infortúnios ao longo da viagem, como um pneu furado.

 

Nesses casos, o carro já vem equipado com os itens necessários para que você mesmo resolva a situação. Portanto, antes de viajar, verifique se o macaco, a chave de roda e o estepe estão todos dentro do carro e em condições de uso.

 

4. Conte com um seguro

Complementando o tópico anterior, nas situações em que você não consiga resolver os problemas do veículo por conta própria, é sempre bom poder contar com um auxílio externo para socorrê-lo.

 

O seguro de automóveis é essencial para garantir a proteção do seu carro — em caso de furto, roubo ou acidentes que causem danos consideráveis — e para prestar assistência em emergências, como guincho, chaveiro e socorro mecânico.

 

É possível também fazer um seguro viagem para garantir que suas férias sejam tranquilas e tudo saia como planejado!

 

5. Verifique seus documentos

Ainda que você esteja usando o carro apenas dentro da cidade, não dá para sair de casa sem o documento do veículo e a carteira de motorista, não é mesmo?

 

Em uma viagem, a importância desses documentos se multiplica. Qualquer incidente pode se tornar uma dor de cabeça muito maior se você não estiver portando a CNH ou o CRLV, sem contar o risco de tomar uma multa no valor de R$ 53,20 e três pontos na carteira.

 

Portanto, antes de viajar, confira se está portando todos os documentos necessários.

 

6. Prepare as acomodações das crianças

Se você tem filhos menores de oito anos, o uso da cadeirinha dentro do carro é obrigatório. Não se esqueça de prepará-la antes de sair de casa, pois esse acessório garante a segurança das crianças em caso de acidentes.

 

Já nos casos de bebês com menos de um ano, é preciso usar o bebê conforto, que deverá ser fixado no banco traseiro, na direção contrária ao fluxo de veículos.

 

7. Respeite os limites de velocidade

Em viagens longas, é comum que muitos motoristas acabem afundando o pé no acelerador por pressa para chegar logo ao destino. Mas os limites de velocidade existem por uma razão: garantir a segurança.

 

Se você não quiser correr o risco de se envolver em um acidente ou levar uma multa gravíssima, é melhor se controlar para dirigir sempre abaixo do limite.

 

Em casos de chuva, é preciso tomar ainda mais cuidado, pois a aquaplanagem pode fazer com que você perca o controle do carro.

 

8. Mantenha a distância de segurança

A distância de segurança é essencial para evitar acidentes, seja em estradas seja na cidade. Enquanto estiver dirigindo, não cole na traseira dos outros carros, pois isso diminui o seu tempo de reação caso precise frear imediatamente.

 

O carro deve estar sempre a uma distância de, no mínimo, três metros do veículo à sua frente. Na estrada, isso é ainda mais importante, pois a velocidade é mais alta e o tempo de reação é muito menor.

 

9. Descanse antes de viajar

Apenas os cuidados com automóvel não são suficientes para garantir sua segurança na viagem. O motorista também deve ficar atento para não cometer nenhum erro enquanto estiver dirigindo.

 

Dormir no volante é uma das causas mais comuns de acidente em estradas. Se você quiser evitar que isso aconteça, não dirija enquanto estiver com sono. Antes da viagem, descanse bastante e evite ingerir alimentos muito pesados.

 

Se, mesmo assim, for necessário parar para evitar pegar no sono, então pare! Não corra o risco de se envolver em um acidente apenas pela teimosia de não querer descansar.

 

10. Esqueça o celular

A velocidade de um carro na estrada é muito maior do que na cidade. Basta uma fração de segundo para que um acidente aconteça. Por isso, esqueça que você tem um celular enquanto estiver dirigindo.

 

O tempo necessário para olhar uma mensagem, colocar uma música para tocar ou abrir o GPS pode ser o suficiente para que você desvie sua atenção da estrada e acabe se envolvendo em um acidente.

 

11. Não faça uso de bebidas alcoólicas

Honestamente, essa dica nem deveria estar aqui. Todo mundo já sabe que álcool e motoristas não combinam! Mesmo assim, todo ano o cenário se repete: diversos acidentes são causados por motoristas embriagados.

 

Então, não custa repetir: se for beber, não dirija!

 

Isso não é brincadeira. Não vale a pena colocar em risco a sua segurança e a dos seus familiares apenas para tomar alguns copos de cerveja.

 

12. Crie um cronograma de viagem

Para finalizar, uma das melhores formas de aproveitar a sua viagem de fim de ano, garantindo a sua segurança e os cuidados com o automóvel, é por meio da elaboração de um cronograma organizado.

 

Nesse cronograma, você deve escolher qual é a melhor rota a ser seguida — considerando critérios como trânsito, qualidade da estrada, distância etc. —, a quantidade de paradas que pretende fazer, os horários de saída e de chegada, os suprimentos para consumir durante o trajeto, entre outras questões capazes de deixar sua viagem mais confortável e divertida.

 

Férias e dores de cabeça são duas coisas que não precisam vir juntas! Então, se você pretende aproveitar ao máximo a sua viagem de fim de ano, não se esqueça de observar os cuidados com automóvel essenciais para impedir que imprevistos desagradáveis aconteçam.

 

Quer garantir a sua segurança e a do seu veículo? Então, entenda tudo sobre seguro de carros e veja como ele pode deixar a sua viagem muito mais tranquila!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo