Seguro on-line: afinal, é possível fazer seguro via internet?

Estilo de Vida
18/04/2018

Por: Milena

Hoje em dia, cada vez mais pessoas pagam contas, abastecem a dispensa, compram itens de vestuário, agendam consultas médicas e muito mais via internet. Nesse amplo universo digital, a possibilidade de contratar um seguro on-line aparece como mais uma das facilidades que ajudam a equilibrar as inúmeras tarefas diárias. Porém, para adquirir uma cobertura sob medida para suas necessidades, alguns fatores devem ser levados em consideração.

Para esclarecer os mitos que, naturalmente, rondam os serviços digitais e entender como adquirir uma apólice de seguro ideal, acompanhe este post!

Como contratar um seguro on-line?

Boa parte das corretoras permite a contratação de seguros on-line. O contato é feito pelo próprio site e, por meio do preenchimento correto de um questionário detalhado, o cliente concede as informações para que a corretora dê andamento às cotações.

Vale ressaltar a importância de não omitir informações, sob o risco de contratar um serviço sem serventia ou sair no prejuízo em caso da ausência de alguma cobertura.

A imprecisão das informações faz com que o cliente compre um produto que não se adéqua às suas necessidades, levando-o a pagar mais por coberturas mal dimensionadas ou a se frustrar quando precisar usar o seguro por pane ou acidente.

Assim, após o correto preenchimento, serão calculados online os preços do seguro de forma comparada ou então a corretora envia por e-mail uma proposta com as seguradoras que atendem às suas necessidades e seus respectivos valores.

Ao conhecer todas as condições, o cliente poderá escolher a que ofereça o melhor custo-benefício.

Estando de acordo, o cliente escolhe a melhor forma de pagamento (débito automático, cartão de crédito ou boleto bancário), assina o contrato e reencaminha para a corretora. Em poucos dias receberá a apólice por e-mail e também para o respectivo endereço.

Toda esta transação é feita em poucos minutos — descontando o tempo gasto com a leitura atenta das condições da apólice, para que as condições de coberturas, franquias e carências fiquem devidamente claras.

Quais são as principais vantagens?

Entre as vantagens de adquirir um seguro on-line, destacam-se os benefícios para quem tem uma vida corrida e precisa resolver questões importantes, de maneira rápida e prática, mas sem abrir mão da qualidade no serviço contratado. Entenda:

Comodidade

O acesso ao site da corretora de seguros pode ser feito na hora mais conveniente para o cliente, sem se restringir ao horário comercial.

Nele, é possível comparar os prós e contras de diferentes planos oferecidos por diversas operadoras de seguro e escolher o que apresenta o melhor custo-benefício.

Facilidade

Não é preciso se deslocar até o escritório da empresa ou aguardar a ligação do corretor. Para contratar um seguro on-line, basta preencher o formulário referente à cobertura de interesse e escolher entre as opções de serviços indicadas pelo sistema. As melhores corretoras oferecem suporte através de muitos canais de atendimento, chat e conteúdos exclusivos, úteis para definir a melhor escolha.

Segurança

A contratação de serviços pela internet conta com softwares que garantem o sigilo dos dados dos clientes.

Além disso, o pagamento com o cartão de crédito dispõe de toda a segurança necessária. Porém, em tempos digitais, ter um bom antivírus instalado no computador e garantir a própria segurança digital também é uma medida essencial.

O que considerar antes da contratação?

Antes de escolher uma corretora, compare a variedade e a qualidade de seguradoras com as quais a empresa trabalha.

Quanto mais coberturas e serviços de assistência disponíveis no portfólio, mais adequada será a escolha do produto. Avalie também:

Confiabilidade das seguradoras

Consulte o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para verificar se as empresas são lícitas.

Boas corretoras de seguros oferecem apenas produtos de seguradoras idôneas na prestação de serviços aos seus clientes.

De qualquer maneira, é importante pesquisar os históricos em sites de defesa dos direitos dos consumidores, para avaliar como as empresas costumam lidar com problemas e dar suporte aos clientes.

Sempre que possível, opte por empresas líderes ou ligadas a líderes do mercado, que tenham ampla experiência e uma vasta carteira de clientes.

Indicações confiáveis

Converse com parentes, amigos e pessoas de confiança que já fizeram a contratação de um seguro on-line. Verifique a moral das corretoras escolhidas por eles nas respectivas redes sociais, por meio dos comentários e avaliações feitos por clientes.

Sites que trazem depoimentos de clientes sobre a qualidade dos seguros e serviços de assistência também são uma boa fonte de pesquisa.

Plataforma simples e funcional

Escolha uma corretora que tenha uma plataforma de navegação simples, leve e eficiente, na qual os produtos estejam divididos entre aqueles para pessoas físicas e aqueles para empresas.

Um site responsivo também é importante, pois facilita o acesso a qualquer hora e lugar, permitindo que o usuário tenha a mesma experiência de navegação pelo smartphone.

Suporte amplo e facilitado

A variedade nos canais de comunicação (com chat, e-mail, telefone, aplicativos de mensagens etc.) também é importante, caso o cliente deseje esclarecer alguma dúvida diretamente com um especialista.

Afinal, uma corretora pode comercializar seus planos on-line sem abrir mão dos atendimentos tradicionais.

Ao mesmo tempo, o contato com um time de profissionais que ofereça apoio e orientação para o cliente desfrutar ao máximo das vantagens do seguro contratado faz toda a diferença.

Isso porque, muitas vezes, a falta de suporte e de informações claras impede os clientes de usufruírem dos benefícios aos quais têm direito.

Quais são os seguros on-line disponíveis?

Os tipos de seguros on-line oferecidos variam de corretora para corretora. Para pessoas físicas, a Pulso Seguros oferece seguros para autos, bikes, portáteis (smartphones, notebooks, câmeras fotográficas etc.), residências e viagens.

Para dar início à contratação on-line de um seguro para automóvel, por exemplo, basta simular uma cotação  por meio do site da corretora.

A alternativa é vista como uma tendência que vai ao encontro do estilo de vida cada vez mais corrido das pessoas, no qual as soluções digitais ajudam a ganhar tempo.

Porém, um seguro on-line não é menos personalizado. A equipe de especialistas por trás da elaboração das apólices conhece o perfil de cada cliente e reúne as melhores condições para compor as coberturas.

Assim, o mais importante é tirar proveito da flexibilidade na contratação trazida pela tecnologia para encontrar produtos sob medida e com os melhores custos-benefícios.

Se você deseja esclarecer alguma dúvida, falar com um dos nossos consultores especializados e saber mais sobre vantagens e cuidados na hora de fazer um seguro on-line, entre em contato conosco. Teremos muito prazer em ajudar!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo