8 dicas para tornar seu seguro de carro mais barato

Automóvel
4/10/2017

Por: Milena

Para manter os proprietários de carros tranquilos, nada mais eficiente do que a contratação de um bom seguro.

 

No entanto, em tempos de crise econômica, quem pesquisa pelas melhores opções e condições de pagamento encontra um grande desafio: achar um seguro de carro mais barato.

 

Pensando em facilitar essa missão, elaboramos, neste artigo, uma lista com 8 dicas para lhe ajudar a deixar o seguro do seu automóvel ainda mais em conta. Fique atento e continue com a sua leitura!

 

1. Faça uma pesquisa minuciosa

A pesquisa é uma etapa fundamental antes de fechar qualquer contrato. No entanto, nesse caso, ela não se refere apenas à seguradora, mas também ao veículo que você pensa em adquirir.

 

Isso porque algumas características, como o modelo e a marca do automóvel, vão influenciar, diretamente, no preço do seguro. Por essa razão, a sua escolha deve ser consciente e abranger todas as variáveis que possam interferir nos valores. Uma boa sugestão pode ser as simulações com diferentes opções de produtos e prestadoras de serviço.

 

Quanto à seguradora, verifique se há algum tipo de reclamação grave ou muitos clientes insatisfeitos. O site “Reclame Aqui” pode ser uma boa fonte de pesquisas também.

 

2. Experimente realizar simulações

Como já citamos, existe a possibilidade de realizar inúmeras simulações — tanto com os veículos quanto com as seguradoras. Isso não custa nada e pode ser uma excelente alternativa para o seu bolso.

 

Desse modo, é possível avaliar as diferentes cotações de mercado, as abrangências, os serviços extras, as responsabilidades, bem como conhecer aquelas empresas que oferecem os melhores benefícios e modelos contratuais. Aproveite para avaliar o que realmente é indispensável e o que pode não fazer tanta falta.

 

Atualmente, existem tipos de coberturas específicos e, dependendo da sua necessidade, eles poderão atendê-lo dentro da sua expectativa orçamentária e sem maiores transtornos.

 

3. Conheça os riscos de cada opção

Seguindo a lógica de mercado das seguradoras, saiba que certas características dos veículos podem significar o aumento dos riscos e, consequentemente, a elevação das tarifas das apólices. Por isso, a análise desses fatores é indispensável e deve estar na sua lista de prioridades.

 

Entre os principais aspectos que podem elevar os valores dos seguros, é possível destacar: os modelos mais roubados, os que já não são mais fabricados e aqueles que têm uma manutenção mais cara.

 

4. Escolha o corretor certo

O mercado de seguros é amplo e competitivo. Logo, não há como fugir — as negociações precisam de um agente intermediário especializado.

 

Na hora de escolher quem intermediará a contratação da cobertura ideal, é preciso optar corretamente. Afinal, um bom corretor é sinônimo de atendimento personalizado e serviços prestados continuamente.

 

Um profissional competente também será capaz de lhe fornecer as melhores condições e o modelo adequado para atender a sua conveniência. Além disso, ele estará disponível para agilizar os eventuais sinistros e a utilização dos serviços adicionais contratados.

 

5. Dispense os excessos e deixe seu seguro de carro mais barato

Vale lembrar que, às vezes, alguns itens adicionais podem ser desnecessários para você e aumentar a cotação dos contratos. Contudo, uma avaliação criteriosa pode evitar pagamentos desnecessários.

Por exemplo:

  • a proteção para acessórios como retrovisores, faróis, vidros e lanternas pode ser recusada, se considerar que seu risco é pequeno;
  • o nível de franquia escolhido deve ser bem avaliado em função do seu perfil de uso do carro e da sua experiência pessoal;
  • a inclusão de alguém que dirige seu carro poucas vezes também deve ser avaliada;
  • a assistência 24 horas pode ser mais restrita ou bem abrangente, sua escolha pode influenciar o custo.

Nessas situações, os detalhes fazem toda a diferença e vão exigir a sua atenção como consumidor. Todavia, você precisa compreender que o preço mais baixo não é sinônimo de qualidade, muito menos de segurança ou de diminuição de prejuízos. O preço menor do seguro com uma franquia maior, por exemplo, pode fazer muito sentido mas pode sair caro, se houver o sinistro.

 

Lembre-se de que um seguro não deve ser pensado apenas como uma proteção contra roubos, mas também como uma garantia de segurança quando houver acidentes e prejuízos para terceiros.

 

6. Preencha seu formulário com cuidado

O preenchimento do formulário de aquisição é uma das etapas do processo contratual. Ele é tão importante quanto todas as outras fases e tem de ser tratado com a mesma atenção e cuidado — tenha em mente que nele estarão contidos os dados essenciais para definir o seu perfil.

 

São tais informações que também vão determinar o preço e a geração de possíveis descontos. E, mesmo sabendo que essa não é uma das tarefas mais agradáveis, ela é fundamental para quem quer economizar e contratar corretamente.

 

 

7. Renove com sua seguradora

Muitas seguradoras oferecem bons descontos quando os clientes renovam os antigos contratos. Porém, caso o usuário não deseje efetuar a renovação, não perde o direito ao bônus.

 

A troca da prestadora de serviço não pode afetar o pagamento desse direito. E é justamente por tal razão que as seguradoras preferem estimular os clientes a permanecerem fiéis — para isso, elas oferecem um desconto adicional para aqueles que optarem em continuar com os seus contratos.

 

8. Seja um motorista cuidadoso

Além de incentivar o bem-estar social, essa dica vai lhe ajudar a poupar o seu dinheiro. Isso acontece porque um bom comportamento como condutor é bem-visto pelas seguradoras. Logo, suas chances de ganhar descontos aumentarão, mas isso dependerá da política de premiação da empresa.

 

É importante destacar que esse bônus é acumulativo e, mesmo que o usuário mude para outra empresa, ele continuará sendo dono da bonificação. Isso significa que evitar multas e outras práticas de transgressão é um bom negócio para quem deseja reduzir os gastos.

 

E então, percebeu como é fácil deixar o seguro de carro mais barato? Aprendeu com as nossas dicas? Na verdade, existem mais coisas que podem ser feitas, mas as medidas que listamos já são um passo à frente para quem deseja fechar um bom negócio.

 

Esperamos que cada sugestão tenha lhe auxiliado a identificar facilmente os pontos, adaptáveis à realidade de qualquer pessoa. Depois disso, é só montar o seu checklist e encontrar a melhor oportunidade.

 

Se interessou pelo assunto? Curtiu nosso post? Então, aproveite para visitar nosso site e conhecer as nossas opções de seguros para automóveis.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo