Seguro empresarial: os principais pontos que você precisa saber

Negócios
4/02/2019

Por: Milena

Já reparou na importância do seguro empresarial como garantia de continuidade de sua organização? Ele pode ser a diferença entre a sobrevivência dos negócios ou o encerramento diante de uma calamidade.

Esse tipo de seguro apresenta uma variedade de coberturas que podem ser adequadas às necessidades do seu negócio. Assim, tanto alcança o patrimônio da empresa quanto a saúde de seus colaboradores.

Conheça, a seguir, os principais pontos que você deve considerar para decidir pela contratação.

Por que contratar o seguro empresarial é aconselhável?

A importância do seguro empresarial alcança as pequenas, médias e grandes empresas, não importando a atividade que desenvolvam. A gestão de qualquer organização, por sua vez, envolve estratégias para lidar com os riscos de acidentes, sejam naturais ou não.

Do mesmo modo, as ações de criminosos ou o descumprimento de contratos também constituem riscos que devem ser administrados. Quem traz segurança para essas questões é o seguro empresarial ou, em outras palavras, ele mantém o negócio de sua empresa a salvo diante de um sinistro.

Quais as suas principais utilidades?

De modo geral, o seguro empresarial visa à proteção do patrimônio da empresa ou de terceiros. Além disso, existem proteções específicas que ampliam essas possibilidades e trazem diversos benefícios para as organizações, sendo eles:

Garantia do negócio a salvo

Ao proteger o patrimônio, o seguro garante que o negócio esteja a salvo. Assim, a ação de criminosos, por exemplo, não coloca em risco a sobrevivência da empresa, assim como um incêndio nas instalações mais sensíveis da organização.

Proteção contra calamidades

Quando se trata das intempéries, só mesmo o seguro para proteger a empresa, pois inundações, raios, incêndios e temporais podem pôr qualquer negócio a perder.

Assistência 24 horas

A assistência 24 horas possibilita atendimento para situações emergenciais. Assim, situações envolvendo complicações hidráulicas ou elétricas nas instalações da empresa, assim como a necessidade dos serviços de chaveiro, por exemplo, podem ser logo resolvidas.

Quais os principais tipos?

Existem diversos tipos de seguros empresariais, inclusive alguns compulsórios, isto é, obrigatórios por força de lei, segundo a atividade. Conheça os principais.

Proteção patrimonial

O seguro empresarial para a proteção do patrimônio cobre prejuízos financeiros, estruturais ou funcionais. O princípio é que você não tem como impedir que as situações de risco aconteçam, mas pode segurar o patrimônio da empresa e não ficar no prejuízo.

Responsabilidade civil

Conhecido como RC, o seguro responsabilidade civil objetiva proteger a empresa de danos involuntários que tenha causado a terceiros, sejam materiais sejam corporais. Ações na justiça motivadas por esses danos podem ser assim amparadas.

A responsabilidade civil pode se referir a quatro diferentes ramos:

  • geral;
  • profissional;
  • riscos ambientais;
  • de diretores e administradores (D&O).

Qual a grande dica?

Para a contratação do seguro empresarial, considere a assistência de uma corretora de seguros experiente e de confiança. Como esse tipo de seguro oferece diferentes coberturas, a orientação profissional é essencial para se fazer um bom negócio.

O corretor ajuda você a identificar suas principais necessidades e coloca à sua disposição as melhores opções disponíveis no mercado. Ele traz até você o que as seguradoras oferecem e que esteja mais adequado à demanda real da empresa.

Com isso, você está bem informado sobre os pontos mais importantes para a contratação de um seguro empresarial.

Gostou deste post? Para saber tudo o que você precisa sobre seguros assine nossa newsletter. Fica muito mais fácil para você.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo