Conheça 4 benefícios para funcionários que sua empresa pode oferecer

Negócios
6/02/2019

Por: Milena

Conceder benefícios para funcionários é uma excelente estratégia de relacionamento. A maioria dos trabalhadores leva em consideração o chamado plano de benefícios da empresa quando se trata da ocorrência de turnover.

No entanto, para conseguir essa vantagem estratégica é preciso conhecer os principais benefícios que sua empresa pode oferecer. Dentre esses, os mais populares entre os funcionários são o vale-refeição e o seguro saúde.

Conheça mais sobre essas e outras vantagens que sua empresa pode oferecer aos colaboradores!

1. Vale-alimentação e vale-refeição

Os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição são sempre muito bem-vindos, em especial para os funcionários de faixas salariais menores. Eles são capazes de cobrir despesas significativas e representam uma grande facilidade para o profissional em geral.

Atualmente oferecido na forma de um cartão magnético, o vale-refeição é o benefício mais comumente oferecido pelas empresas. Por sua vez, o vale-alimentação não deve ser utilizado para as refeições diárias, mas para aquisição de víveres em supermercados, padarias e estabelecimentos congêneres.

A oferta desses dois benefícios constitui um incentivo a mais para os colaboradores em geral. Na verdade, sua prática é tão comum que as empresas que não os oferecem despertam certa estranheza entre os trabalhadores.

2. Vale-cultura

O vale-cultura é um benefício concedido com vistas ao acesso a programas culturais brasileiros, para o aprimoramento dos trabalhadores. Por ser cumulativo, pode-se deixar para fazer uso após um certo tempo, a fim de alcançar um valor necessário para um evento mais caro.

O benefício pode ser utilizado em objetos culturais como:

  • livros, revistas e jornais;
  • CDs e DVDs;
  • instrumentos musicais;
  • eventos culturais (shows, exposições);
  • cursos de artes em geral.

O vale-cultura é oferecido na forma de cartão magnético no qual, independentemente do uso que tenha sido feito, é creditado um valor mensal. O benefício deverá ser concedido aos trabalhadores formais (com carteira assinada).

Com relação aos rendimentos, preferencialmente é oferecido para aqueles que recebem até 5 salários-mínimos. Atendida essa premissa, a empresa define a quais colaboradores fornecer o cartão.

3. Incentivo à educação

Constitui, em resumo, a chamada bolsa de estudo. Além de ser um excelente benefício para o funcionário, permite à empresa aprimorar a formação de seus colaboradores.

Assim, o incentivo à educação auxilia no retorno dos funcionários aos bancos escolares para cursos de graduação, extensão universitária e especializações. Do mesmo modo, podem ser concedidos incentivos para o aprimoramento técnico da atividade desenvolvida pelo funcionário na empresa.

As bolsas de estudo oferecidas podem ser totais ou parciais. Uma grande vantagem é que, se os recursos forem aplicados em formação profissional ou tecnológica, os valores serão revertidos para a empresa.

4. Seguro saúde

O seguro saúde é o mais importante benefício que as organizações concedem aos seus colaboradores. Não sem razão, é um forte instrumento de retenção de talentos na empresa.

Um seguro saúde empresarial consiste em garantir coberturas médicas, odontológicas e hospitalares. Para esse fim, é constituído por módulos de abrangência diferentes que permitem contratar serviços totalmente adequados às principais necessidades dos segurados.

Desse modo, um conjunto de benefícios que a empresa pode oferecer, além de valorizar os colaboradores, apresenta uma forte influência na retenção dos profissionais. De modo geral, benefícios para funcionários estimulam a produtividade e reduzem o turnover na equipe.

Plano de saúde para funcionários: o que faz diferença na escolha?

Sua empresa já concede alguns benefícios? Como tem sido essa experiência? Deixe um comentário para contribuir com o assunto!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo