Seguro auto para Uber: saiba mais sobre esse serviço

Automóvel
1/02/2019

Por: Milena

O veículo costuma ser um dos bens patrimoniais mais importantes de quase todo mundo. Assim, o seguro do carro é uma iniciativa indispensável, que não deve ser relevada. Principalmente, quando se trata do seguro auto para Uber.

Por sua vez, existem diferenças quando o assunto é proteger o carro para o trabalho com o aplicativo. Dentre essas, estão algumas exigências da própria empresa do aplicativo, quando se faz o cadastramento de motoristas e seus respectivos veículos.

Conheça o seguro auto para Uber e saiba mais sobre esse serviço.

Perfil do seguro auto para Uber

Existe uma modalidade de seguro chamada de Acidentes Pessoais de Passageiros, conhecida como seguro APP. Trata-se de uma cobertura oferecida junto com o seguro de automóveis, com vistas à proteção para todos os ocupantes do veículo segurado.

A organização Uber exige que os motoristas que operam a partir do aplicativo tenham seus carros segurados com essa cobertura. Além dessa espécie de seguro e em razão da maior exposição do motorista e do veículo, outras coberturas devem ser consideradas. Assim, o carro para trabalho com o aplicativo deve considerar um seguro auto cujo perfil seja constituído, entre outras, pelas seguintes coberturas:

  • APP;
  • roubo e furto;
  • colisão;
  • batidas.

Principais aspectos que devem ser informados

Se você vai trabalhar a partir do aplicativo Uber, não deve contratar o seguro auto comum para o seu veículo. Nesse caso, é essencial que informe que, embora o carro seja de passeio, irá operar com transporte de passageiros. Essa informação faz toda diferença.

Se você se descuidar desse detalhe e posteriormente ocorrer um sinistro, é bastante provável que a seguradora não pague a indenização. Nesse sentido, você arcará com todas as despesas, pois a utilização do veículo se deu com finalidade diferente da que foi descrita na apólice, na hora da contratação.

É preciso deixar bem claro que a destinação dada com o transporte será para fins comerciais. Desse modo, informações como exposição ao trânsito, locais de estacionamento, regiões de deslocamento pela cidade e horário de trabalho devem ser bem esclarecidas, evitando-se quaisquer omissões.

Diferenças básicas em relação ao seguro auto comum

Existem, pelo menos, 3 razões básicas para as diferenças entre os seguros para o trabalho Uber e para o auto comum:

  • o transporte comercial de passageiros;
  • a alta quilometragem dos deslocamentos constantes relacionados ao aplicativo;
  • o aumento significativo da exposição do motorista e do veículo.

Como resultado dessas características do trabalho prestado com o aplicativo, as seguintes diferenças podem ser apontadas para o seguro Uber:

  • o seguro para o trabalho via aplicativo costuma ser mais caro;
  • o motorista deve necessariamente contratar o seguro APP;
  • o motorista deve apresentar o pagamento do seguro DPVAT;
  • o motorista precisa declarar que fará transporte comercial de passageiros;
  • se havia um seguro auto antes do trabalho Uber, será necessário um endosso.

Com isso, você já sabe mais sobre como operar com o aplicativo e conhece melhor o seguro auto para Uber.

Gostou do post? Já tem alguma experiência como motorista Uber? Compartilhe aqui o seu comentário que, certamente, será útil para outros.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo