Você sabia que a Satisfação Profissional tem relação direta com os diferenciais competitivos de uma empresa? Neste post vamos falar sobre! Efeitos positivos para empresa
Você sabia que a satisfação profissional tem relação direta com os diferenciais competitivos de uma empresa? Afinal, ela reflete no modo como os colaboradores estão dispostos a se comprometer com os valores da organização e a trabalhar para atingir os resultados esperados.
Para entender a importância desse conceito e descobrir como melhorar a sensação de realização no seu negócio, acompanhe o post!
A satisfação profissional reflete na qualidade dos produtos e serviços realizados — o que leva à diminuição dos custos e ao aumento do número de clientes e da lucratividade da empresa. Conheça cinco vantagens diretas:
Todo investimento feito na capacitação profissional e no bem-estar dos funcionários gera retorno, pois a equipe se sente responsável por mostrar que a confiança depositada valeu a pena, desenvolvendo um senso de contribuição.
Assim, os colaboradores se tornam mais engajados com as metas estabelecidas. Na prática, passam a pensar e a agir como se fossem um pouco “donos” da empresa, se responsabilizando pelo seu sucesso.
Graças à satisfação profissional, os colaboradores não têm o desejo de migrar para empresas concorrentes, o que ajuda a reter talentos e a evitar gastos (de tempo e dinheiro) com desligamentos, processos seletivos e novos treinamentos.
Ao mesmo tempo, para reduzir o turnover é importante oferecer oportunidades de crescimento, para que todos se sintam estimulados a trabalhar cada vez melhor, desenvolver sua carreira e ascender profissionalmente.
Conforme a empresa cresce e os colaboradores vão sendo reconhecidos pelos bons serviços prestados, os relacionamentos interpessoais — inclusive no que diz respeito à comunicação alinhada entre diferentes departamentos — também melhoram.
Com isso, o clima organizacional se torna mais ético, leve e propício à criatividade. Consequentemente, os funcionários passam a acreditar mais em seus potenciais e se sentem seguros para inovar em busca de melhores resultados.
Colaboradores realizados colocam mais empenho na execução das tarefas, se sentindo à vontade para propor melhorias que podem tanto gerar economias como aumentar a produtividade.
Além disso, da mesma forma que o estresse é “contagioso” (1), o comprometimento também é. A energia positiva faz com que, mesmo nos momentos de cansaço, a equipe se mantenha focada na obtenção dos resultados.
A satisfação profissional passa pelo constante aprimoramento da capacidade operacional — principalmente, por meio de cursos e treinamentos oferecidos pelas empresas —, o que gera produtos e serviços de melhor qualidade.
Ao mesmo tempo, cria-se uma cultura na qual os próprios funcionários investem parte de seu tempo livre na sua capacitação. Dessa forma, tornam-se ainda mais aptos a realizar suas funções, fazendo com que a empresa se diferencie da concorrência.
O segredo é se valer de estratégias que aumentem a motivação no trabalho. Confira algumas iniciativas que fazem a diferença:
Agora que você sabe como a satisfação profissional impacta nos resultados de uma empresa (afinal, a qualidade dos produtos e serviços depende, diretamente, do trabalho dos colaboradores), siga-nos no Facebook e no LinkedIn e encontre diversos conteúdos sobre formas de garantir a segurança de sua empresa e a qualidade de vida do capital humano!
(1) Estresse é contagioso: https://super.abril.com.br/comportamento/stress-e-mais-contagioso-do-que-parece/
Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico.…
Você aceitaria viajar em um carro sem motorista enquanto relaxa, trabalha ou assiste a um…
A automação não é mais um cenário distante de ficção científica. Ela já faz parte…
A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a responsabilidade de regular o mercado para garantir…
Desde primeiro de janeiro de 2025, uma mudança da Receita Federal está em vigor, afetando…
Você aceitaria receber um pedido por robô? Essa pergunta, que parece saída de um filme…
Leave a Comment