Plano de saúde empresarial: por que ele é essencial para reter talentos?

Saúde Empresarial
4/10/2017

Por: Milena

O mercado cada vez mais competitivo tem exigido jogo de cintura, talento e muito trabalho dos gestores, para que consigam construir relações mais duradouras com os seus diversos públicos. Nesse cenário, não se pode, em hipótese alguma, desconsiderar a importância dos funcionários, essenciais no alcance de bons resultados e crescimento da empresa.

 

Os recursos humanos são, sem dúvidas, um dos ativos mais valiosos de uma organização. É preciso estar constantemente preocupado em oferecer boas condições de trabalho, oportunidades de crescimento e benefícios, que vão ajudar o gestor a reter os talentos. E é justamente aí que entra a importância do plano de saúde empresarial, uma ferramenta poderosa e fundamental.

 

Neste artigo, vamos entender por que esse benefício é um elemento tão importante na retenção de talentos, avaliando os seus impactos na satisfação, na produtividade e até mesmo na qualidade do trabalho da equipe.

 

Se você está pensando em adquirir esse benefício para a empresa, entenda aqui por que é, de fato, um excelente caminho. Boa leitura!

Saúde

É claro que o primeiro ponto que deve ser levado em conta na contratação de um plano de saúde empresarial é a própria saúde dos seus colaboradores. Afinal, contar com um serviço de qualidade, ter acesso a consultas com bons profissionais e a todos os tratamentos que se façam necessários é fundamental para manter a saúde em dia.

 

Manter uma equipe saudável é essencial para que a empresa alcance os seus objetivos. Afinal, a ausência em razão de doenças, a falta de foco nas atividades e a indisposição física dos colaboradores, pelas mais diversas razões, podem ser muito prejudiciais ao andamento dos seus projetos, além de interferirem negativamente na qualidade de vida de cada um.

 

E, infelizmente, a saúde pública do Brasil ainda deixa muito a desejar. Assim, garantir que o seu time tenha os recursos necessários para cuidar da saúde, sua e de seus familiares, deve ser uma preocupação constante da empresa.

 

Tranquilidade

A retenção de talentos envolve estratégias da empresa para manter os seus colaboradores satisfeitos e engajados. É preciso construir uma relação duradoura, mostrando ao time que a empresa se preocupa com eles e está disposta a oferecer benefícios importantes para cada um.

 

Já há algum tempo o salário deixou de ser o aspecto determinante para a opção por um ou outro emprego. Os colaboradores estão em busca de qualidade de vida, querem se sentir valorizados e respeitados e buscam encontrar formas de cuidarem de si mesmos e de suas famílias.

 

Por isso, o plano de saúde empresarial é uma alternativa indispensável, já que oferece muito mais tranquilidade para que o colaborador realize o seu trabalho. Ao saber que tanto ele quanto a sua família estarão protegidos e amparados em caso de necessidade, é muito mais fácil se concentrar nas demandas e tarefas do dia a dia.

 

Saúde é um assunto sério e oferecer suporte ao seu time é fundamental!

 

Economia

Outro aspecto importante da contratação de um plano de saúde empresarial é a economia que ele significa para os colaboradores. Em um contexto em que o acesso à saúde está cada vez mais complicado, contar com uma empresa que oferece esse benefício é um grande diferencial.

 

Vivemos uma época em que os custos de vida estão cada vez mais altos e qualquer economia é sempre muito bem-vinda. As empresas conseguem negociar condições favoráveis de contratação do plano de saúde, permitindo que os seus colaboradores não precisem se preocupar com mais esse gasto.

 

E claro que isso vai ser levado em conta pela equipe, que vai se sentir mais segura na hora de se comprometer com a empresa.

 

Produtividade

Cuidar da saúde é também uma forma de investir na produtividade dos seus colaboradores, o que tem impacto direto no sucesso da empresa. Para entender essa questão, basta pensar em como os aspectos de bem-estar acabam influenciando a realização de tarefas e o comprometimento com o trabalho.

 

Considerando que colaboradores que têm um plano de saúde da empresa não precisam se preocupar com o acesso à saúde, é fácil perceber que eles podem se concentrar com muito mais facilidade na realização do seu trabalho.

 

Motivação e valorização

Como já mencionamos, o salário deixou de ser o único fator de decisão para a escolha e a permanência de um bom profissional em um determinado emprego. Hoje, as pessoas estão em busca de outros fatores que traduzam a sua importância para a empresa, que façam com que se sintam valorizadas e que se configurem como benefícios palpáveis para si e para a família. E, claro, o plano de saúde entra como um fator fundamental nesse contexto, demonstrando a preocupação da empresa e possibilitando a satisfação pessoal de cada colaborador.

 

É preciso ter em mente que a retenção de talentos envolve a busca constante pela motivação da equipe. Colaboradores motivados, que acreditam nos ideais da empresa e que se engajam em suas causas tendem a permanecer mais tempo na equipe, se comprometendo cada vez mais com os resultados da organização.

 

Por isso, além de benefícios essenciais como o plano de saúde, que se possível deve ser estendido à família do colaborador, é preciso escutar as suas demandas, necessidades e expectativas, trabalhando constantemente para oferecer um ambiente cada vez melhor, mais inspirador e motivante. Assim, esteja sempre aberto ao diálogo e busque conhecer o seu time!

 

Agora que você entende os benefícios do plano de saúde empresarial e a sua força no processo de retenção de talentos, é hora de buscar a opção que mais se adéqua às necessidades da sua empresa, oferecendo qualidade para os colaboradores ao mesmo tempo que garante a viabilidade do processo dentro da organização.

 

A Pulso disponibiliza uma equipe especializada para te ajudar e garantir a melhor opção para sua empresa. Fale com a gente e solicite gratuitamente um estudo para sua empresa.


Lembre-se de que o plano de saúde empresarial não deve ser visto como um gasto, mas, sim, como um investimento em seu time, as pessoas responsáveis pelo crescimento da organização.

 

Uma empresa que se preocupa com a satisfação e a motivação dos seus colaboradores tem muito mais chances de ir cada vez mais longe.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo