A velha cena do menino chutando a bola que teima em cair sobre a vidraça da outra casa é mais comum do que parece. Do mesmo modo, um vazamento na rede de água ou de esgotos provocando infiltração na parede do vizinho também não é incomum.
Situações assim, quando partem de sua própria residência, podem envolver sua responsabilidade com os custos para sanar os danos provocados em terceiros. Já pensou se fosse o seu cachorro mordendo alguém que foi visitá-lo? Mas, existe uma forma de se resguardar de tudo isso.
Quer saber mais? Continue a leitura e descubra agora o que é e como contratar a cobertura responsabilidade civil familiar.
O que é a responsabilidade civil familiar?
Quando você contrata um seguro residencial, o foco principal é na proteção de seu patrimônio doméstico, ou seja, a residência e os bens que estão em seu interior. Ao mesmo tempo, existem diversas coberturas adicionais e serviços de assistência que podem ser incluídos nessa contratação ampliando a proteção oferecida.
Entre essas possibilidades, você tem a oportunidade de incluir a cobertura de responsabilidade civil familiar. Você também pode contratar essa proteção separadamente. Mas, afinal, do que trata essa cobertura especificamente e por que você precisa dela? Acompanhe!
A cobertura de responsabilidade civil familiar protege você para indenizar danos causados a terceiros relacionados ao seu imóvel residencial, seja por você, pelo segurado, ou por qualquer dependente financeiro que more na casa.
Essa cobertura também alcança os danos provocados por empregados domésticos ou com eles durante o desempenho de seus trabalhos. Além disso, também inclui entre os agentes responsáveis pelos danos cobertos, os seus animais domésticos.
Finalmente, o dano causado a terceiros pode não ser uma ação direta de alguém, como a queda de um vaso de sua varanda ferindo uma pessoa. Assim, também, um vazamento hidráulico danificando bens do vizinho pode estar coberto pelo seguro de responsabilidade civil familiar.
Como funciona essa cobertura?
Existem diversas situações em que a cobertura de responsabilidade civil familiar se adequa perfeitamente. Da mesma forma, existem situações para as quais a seguradora não oferece indenização. Acompanhe!
Exemplos de ocorrências comuns cobertas pelo seguro
Para fins de ilustração e melhor entendimento das situações em que se aplica a cobertura de responsabilidade civil familiar, veja a seguir alguns exemplos de ocorrências comuns:
- vazamento na tubulação de água ou de esgotamento sanitário provocando danos na parede do vizinho;
- cachorro morde ou gato arranha uma pessoa que estava em sua casa;
- queda de objeto sobre um terceiro provocando ferimentos ou machucaduras;
- vidraça do vizinho quebrada por alguma brincadeira de criança em sua casa;
- empregada doméstica se fere durante o trabalho na casa.
Situações comumente não cobertas
Assim como ilustrar as situações mais comuns de incidência de proteção sobre danos a terceiros, também alguns eventos costumam não ser incluídos na apólice, pelo que é sempre recomendável avaliar o rol de coberturas que serão contratadas. Veja alguns casos de não inclusão:
- estragos ou danos provocados em veículos de terceiros;
- danos resultantes do próprio trabalho, quando é realizado no ambiente doméstico;
- danos provocados por dispositivos de proteção e segurança patrimonial (cerca elétrica);
- multas aplicadas.
Como agir em uma ocorrência que afete a terceiros?
Por envolver terceiros afetados, é necessário que essas pessoas atingidas, isto é, que sofreram os danos, se manifestem. Assim, o acionamento do seguro para atendimento a essa cobertura se dá quando a pessoa vitimada pela ocorrência exige uma reparação formal com vistas a custear despesas médicas ou materiais.
Para que isso seja formalizado, é necessário que se faça um acordo extrajudicial entre os envolvidos (o segurado e a vítima). Outra forma que provoca o acionamento é a existência de uma decisão judicial imputando ao segurado a responsabilidade pela assunção dos custos decorrentes do evento que deu origem aos danos.
Em qualquer das situações referidas, a seguradora precisa ser mantida informada. Leve em conta, como visto, que algumas situações podem não ser incluídas na cobertura e, assim, na contratação você já deve ter conhecimento com detalhes daquilo que está coberto e do que não está.
Qualquer evento que cause danos a terceiros e esteja previsto na apólice caracteriza um sinistro, e a seguradora deverá pagar a indenização. Nesses casos, o segurado deve informar imediatamente a seguradora sobre o ocorrido.
Cada seguradora disponibiliza meios para fazê-lo. De maneira geral, você pode realizar a comunicação por meio de uma central de atendimento da seguradora que dará instruções complementares. Você também pode comunicar o ocorrido por e-mail ou usando o aplicativo da seguradora.
Com vistas a agilização do processo, você pode se adiantar e manter disponíveis os seguintes documentos:
- boletim de ocorrência do evento;
- orçamento com previsão dos custos da possível reparação dos danos;
- documentos de identificação da vítima envolvida;
- nota fiscal do bem danificado ou comprovante;
- laudo médico da vítima quando aplicável.
Uma investigação será iniciada pela seguradora. O prazo para liberação da indenização pode variar, mas costuma se dar dentro de 30 dias.
Como saber se o seu seguro possui essa cobertura?
Verificar se o seu seguro residencial já possui a cobertura de responsabilidade civil familiar é muito fácil, uma vez que todas as coberturas incluídas precisam estar descritas na apólice do seguro. Assim, com a apólice em mãos ou com a versão digitalizada, você pode facilmente encontrá-la no rol de coberturas.
Se não estiver contratada, você pode procurar o seu corretor de seguros e informá-lo de sua intenção de dispor dessa proteção também. Seu corretor lhe dará todas as diretrizes e indicará o melhor caminho para obter também essa cobertura.
Como você pôde ver, a cobertura de responsabilidade civil familiar é um importante instrumento de proteção para ocorrências havidas com terceiros e que podem envolvê-lo como responsável. Alcança diversas situações e diferentes pessoas de sua casa, inclusive animais domésticos, sendo uma tranquilidade a mais para você. Afinal, pequenos acidentes podem ocorrer a qualquer momento.
Agora que você conhece a responsabilidade civil familiar, veja também como funciona a cobertura de terceiros no seguro auto.