Aguarde

Pulso

Por que a procura por seguro de eletrônicos tem crescido tanto?

Estilo de Vida
16/05/2018

Por: Milena

Proteger entes queridos e bens valiosos é uma praxe indispensável. Porém, com o avanço da tecnologia, a lista de itens considerados importantes não para de crescer.

Por isso, além de investir em seguros saúde, residencial e de automóveis, hoje em dia a opção por coberturas adicionais específicas, como o seguro de eletrônicos, é cada vez mais comum. Não raro, consumidores mais precavidos se recusam a deixar a loja antes que o gadget recém-adquirido esteja com a apólice devidamente em dia.

Se você tem interesse em saber como cuidar de smartphones, notebooks e companhia, acompanhe este post!

O que é o seguro de eletrônicos?

O seguro para equipamentos eletrônicos protege itens portáteis que fazem parte do dia a dia das pessoas, como smartphones, notebooks, câmeras fotográficas etc.

As coberturas, geralmente, previnem danos físicos, problemas elétricos, panes ocasionadas por líquidos, além de roubos e furtos.

Vale ressaltar que a proteção pode ser estendida, inclusive, para sinistros ocorridos fora do Brasil, durante viagens internacionais.

Em caso de imprevistos, ter uma apólice bem estruturada, que previna diversos riscos, ajuda a evitar prejuízos. Por isso, antes de assinar um contrato, sempre consulte um bom corretor.

Por que a cobertura é tão procurada?

A importância que os eletrônicos assumiram nas vidas profissionais e pessoais justifica a preocupação com a segurança deles.

Conheça cinco motivos que ajudam a entender o que tem levado ao aumento da contratação desse tipo de cobertura:

1. Aumento na venda de eletrônicos

A relação é clara: se existem mais aparelhos circulando, em boa parte graças às compras estimuladas pelo dólar estável e liberação do FGTS em 2017, há mais proprietários interessados em protegê-los.

2. Alta nos valores dos equipamentos

Quanto mais nova é uma tecnologia, mais cara e desejada. É o caso dos smartphones de última geração e outras novidades, como os smartwatchs.

Porém, um acidente, como uma queda brusca, pode colocar todo o investimento a perder. Com o seguro de portáteis, evitam-se maiores prejuízos.

3. Serviços de assistência úteis

Algumas coberturas de seguro oferecem serviços de assistência importantes, como backups, permitindo recuperar arquivos perdidos; e assistências técnicas, com direito à manutenção e instalação de softwares, por exemplo.

4. Uso indispensável na atividade profissional

Os computadores são o cérebro de uma empresa e, sem eles, quase sempre as atividades têm de ser paralisadas — o que leva a prejuízos imediatos.

Caso haja algum problema, seja técnico, seja decorrente de roubo, ter notebooks segurados permite providenciar uma solução o mais rápido possível.

5. Elevado risco de sofrer descargas elétricas

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), o Brasil é campeão mundial em queda de raios. Um seguro de eletrônicos cobre danos decorrentes de oscilações de energia, descargas elétricas e curtos-circuitos.

Afinal, ainda que a rede elétrica do imóvel esteja protegida contra a incidência dos fenômenos, outros fatores podem provocar danos elétricos, o que torna o seguro para portáteis imprescindível.

Como cuidar dos eletrônicos?

Além de fazer um seguro de eletrônicos, vale a pena prevenir os picos de tensão, retirando eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas, principalmente quando se ausentar por longos períodos.

Ao mesmo tempo, invista em cases resistentes para tablets, notebooks e smartphones, que amenizam impactos por conta de quedas.

Também existem aplicativos que ajudam a localizar os equipamentos em caso de perda, bem como controlá-los remotamente.

Por fim, medidas em prol da segurança digital, como a instalação de antivírus e firewalls, evitam roubo de dados, perda de arquivos, entre outros problemas.

Dessa forma, tome todos os cuidados necessários, mantenha as notas fiscais e os manuais de instrução guardados e procure por uma corretora renomada, para contratar um seguro de eletrônicos cuja apólice reúna as melhores condições para as suas necessidades.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe-os em suas redes sociais e divida as dicas com seus amigos!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo