Descubra as principais coberturas de seguro empresarial!

Negócios
26/11/2018

Por: Marketing Pulso Seguros

O seguro empresarial é uma modalidade de serviço que visa resguardar e proteger as empresas com relação aos riscos inerentes às suas atividades. Atualmente, o mercado oferece diversas coberturas de seguro empresarial, que podem ser direcionadas de acordo com as particularidades e necessidades de cada empresa.

Antes de entender melhor cada uma dessas coberturas, é necessário ter em mente a importância da contratação de seguros no ambiente empresarial a fim de proteger o patrimônio da empresa. Esse tipo de iniciativa permite a preservação das atividades, mesmo que ocorram situações que fujam do controle do gestor.

Para ajudar você a entender melhor o universo do seguro empresarial, desenvolvemos este artigo com as principais coberturas oferecidas, bem como as indicações e as vantagens de cada uma delas. Acompanhe!

Seguro contra incêndio

Muitos empresários se questionam sobre a real necessidade de contratação de um seguro contra incêndio. Antes de avaliar as vantagens desse tipo de seguro, é necessário entender para que ele serve.

O seguro contra incêndio é um serviço que oferece assistência caso a empresa sofra qualquer problema relacionado a danos causados em razão de um incêndio. Em algumas situações, a apólice se estende também para incêndios externos, ou seja, aqueles que começam em prédios vizinhos e acabam causando danos ao patrimônio da sua empresa.

De forma geral, as coberturas contra incêndio são vantajosas, principalmente em razão do custo-benefício atrelado a ela. Se você estiver em dúvidas quanto à contratação, vale a pena avaliar algumas questões.

  • A atividade que você exerce, os produtos que são manipulados ou as máquinas utilizadas oferecem riscos adicionais de incêndio?
  • A estrutura física onde sua empresa está localizada é moderna ou antiga? Nos casos de prédios antigos, a atenção deve ser redobrada.
  • O custo de uma cobertura contra incêndio pode ser incluído no seu planejamento financeiro?
  • Em caso de danos causados por incêndio, qual seria o prejuízo para a empresa?

Pensar a respeito dessas questões ajuda o gestor a compreender a real necessidade e a importância de viabilizar um seguro contra incêndios na sua empresa.

Seguro contra roubo

A segunda cobertura de seguro empresarial é o seguro contra roubo. Esse é, sem dúvidas, um seguro muito relevante para empresas que sofrem ou já sofreram com problemas relacionados a furtos.

Infelizmente, mesmo com o investimento em ferramentas de segurança como câmeras, vigilantes, cerca elétricas e outros, é muito comum se deparar com empresários que relatam problemas com roubos nos seus estabelecimentos.

Uma forma de ajudar na solução desse problema é pela contratação de um seguro contra roubo, já que ele é uma excelente forma de proteger o patrimônio e garantir o ressarcimento no caso de problemas do tipo.

Seguro contra acidentes naturais

O seguro contra acidentes naturais é voltado para aquelas empresas que estão localizadas em pontos onde existe mais risco de dano ao patrimônio em função de tempestades, chuvas de granizo e inundações, por exemplo.

Muitos empresários não dão a devida atenção aos riscos que suas empresas estão expostas diariamente, inclusive por ocasião de acidentes naturais.

Mesmo que situações envolvendo tornados e furacões não façam parte da nossa realidade no Brasil, há outros eventos naturais que causam danos patrimoniais nas empresas e que precisam ser objeto de atenção e planejamento prévio por parte dos empresários.

Cada dia de atividade suspensa por uma inundação ou por uma chuva forte é um dia sem lucrar e sem entregar o seu produto/serviço ao cliente final.

Seguro para pagamento de aluguéis

Esse tipo de seguro serve para cobrir os valores de aluguel, despesas de condomínio e demais despesas relacionadas ao imóvel durante o período em que ele se encontrar em fase de reparo ou reconstrução em decorrência de sinistro coberto — como em razão de um incêndio.

Além disso, ele também pode abranger a perda ou o pagamento de aluguel em razão de causas naturais, como um vendaval, uma inundação, chuvas de granizo, entre outros. Esse tipo de seguro vai estar atrelado à contratação da cobertura opcional, por isso o empresário deve estar atento e solicitar orientações do corretor ao firmar a obrigação com a seguradora.

Seguro de responsabilidade civil

O seguro de responsabilidade civil é um dos mais importantes para a segurança jurídica e patrimonial de uma empresa. O objetivo dessa cobertura é oferecer proteção ao seu segurado quanto a eventuais reclamações, ações judiciais ou quaisquer danos causados a terceiros ou aos seus bens.

Esses terceiros prejudicados podem ser clientes, funcionários, fornecedores, prestadores de serviços etc.

A cobertura visa proteger civilmente a empresa por ter causado danos involuntários a terceiros. Nesse caso, o valor da cobertura fica limitado ao valor definido na apólice de seguro.

É importante ter em mente que cada empresa tem suas particularidades e vulnerabilidades, e que é preciso avaliar claramente essas questões para entender quais modalidades são as mais adequadas para o seu negócio.

O mercado oferece diversas opções de cobertura, e o seguro de responsabilidade civil se destina a diversas atividades empresariais.

Vale destacar que a aquisição de um seguro para a sua empresa deve ser feita após a análise das necessidades e de uma boa pesquisa de preços. Além de entender os serviços oferecidos pelas seguradoras, é necessário aproveitar a etapa de contratação para entender os produtos oferecidos por cada uma delas e avaliar a qualidade do serviço oferecido pela seguradora.

A contratação de um seguro deve estar relacionada à confiança na relação entre a empresa e a seguradora. Por isso, antes de contratar o seguro, solicite ao seu corretor algumas opções de coberturas e avalie aspectos como a solidez da seguradora, a confiança da marca, a opinião dos clientes e a transparência nas negociações.

Além de contratar a empresa certa, você vai fazer uma escolha que trará tranquilidade e proteção caso precise acionar o seguro. Durante a ocorrência de um sinistro, o que você menos quer (e precisa) é ter mais uma dor de cabeça, certo? Por isso, pesquise e escolha a opção mais segura para o seu negócio.

Agora que você já conhece as principais coberturas de seguro empresarial, que tal se aprofundar no assunto? Confira 5 pontos que devem ser avaliados antes de contratar um seguro empresarial.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo