Cobertura de responsabilidade civil: o que você precisa saber

Estilo de Vida
11/04/2018

Por: Milena

Se você já tem ou está pensando em comprar um carro, casa ou até mesmo montar um escritório, contar com um seguro é muito importante. Afinal de contas, sabemos que todo mundo está sujeito a imprevistos. E, ao contratar esse tipo de proteção, a cobertura de responsabilidade civil é um dos pontos mais importantes.

Ela está presente nos diversos tipos de contratos, como seguros auto, residencial e profissional. Neste artigo, vamos apresentar:

  • o que é a cobertura de responsabilidade civil;
  • como ela funciona;
  • quando é importante contratá-la;
  • quais os benefícios desse tipo de cobertura;
  • quais situações ela cobre;
  • como escolher uma corretora de seguro que ofereça esse serviço, entre outros aspectos.

Se você quer proteger seu patrimônio, seus familiares ou o seu negócio, é importante continuar acompanhando este post. Fique por dentro!

O que é a cobertura de responsabilidade civil?

Mesmo que muitas pessoas não conheçam esse conceito pelo nome, a cobertura de responsabilidade civil sempre esteve presente no dia a dia.

Sem dúvida você já viu alguma situação em que o responsável por um acidente de carro acionou o seguro para cobrir os danos causados a terceiros (por exemplo, a outro veículo, motorista ou pedestre).

É exatamente disso que a cobertura de responsabilidade civil se trata. Ela tem o objetivo de garantir ao segurado o reembolso a indenização por danos materiais ou corporais causados a outras pessoas.

O que pouca gente sabe é que esse tipo de segurança não existe apenas para seguros automotivos. Pelo contrário: é possível ter essa proteção em diversas modalidades, trazendo muito mais tranquilidade para você e para a sua família.

Como a cobertura de responsabilidade civil funciona?

É simples: sempre que houver um acidente causado pelo segurado (ou pelo bem de sua propriedade) e essa situação prejudicar uma outra pessoa, o cliente tem o direito de acionar o seguro e utilizar a cobertura de responsabilidade civil.

A partir daí será feito o aviso de sinistro e o segurado receberá o reembolso de todas as despesas relacionadas à ocorrência.

Lembrando que é importante entrar em contato com a seguradora o quanto antes para informar o ocorrido. Normalmente, é solicitada a apresentação de documentos como:

  • boletim de ocorrência;
  • orçamentos para consertos,
  • substituição de itens ou tratamentos médicos;
  • especificação detalhada dos prejuízos sofridos;
  • documento de identificação do terceiro;
  • comprovação de propriedade (ex.: nota fiscal) em casos de danos a bens materiais;
  • aviso de alta ou atendimento médico do terceiro (exames e laudos) em casos de lesões corporais.

Quais situações ela cobre?

Existem diversas modalidades de cobertura de responsabilidade civil. Cada uma delas é destinada a um grupo de situações (sinistros), conforme mostraremos a seguir.

Responsabilidade civil familiar

Imagine que durante uma reforma na sua casa, você receba uma visita e a pessoa se machuque com um tijolo, madeira ou até mesmo pisando em um prego. Ou, então, o seu cachorro ataca um vizinho, causando um ferimento. Acidentes acontecem, não é mesmo?

Nesses casos, você pode se responsabilizar pelos ferimentos, sendo reembolsado de todas as despesas médicas, hospitalares e com medicamentos.

Responsabilidade civil para prática de esportes

Durante um esporte, pode ser que você ou alguém da sua família machuque outra pessoa sem querer. Nessas horas, a situação já é ruim o bastante para ter de se preocupar ainda mais.

Ao se responsabilizar pelo tratamento, mais uma vez o segurado tem direito a ser reembolsado de todos os custos.

Responsabilidade civil para empregados domésticos

Essa modalidade garante indenização caso um empregado doméstico ou babá, por exemplo, tenha um acidente durante o trabalho. A cobertura cobre até mesmo morte e invalidez permanente.

Responsabilidade civil profissional

Esse seguro é indicado especialmente no caso de pessoas físicas que atuam como profissionais liberais. Se você faz parte desse grupo, sabe que acaba ficando sujeito a uma série de situações de risco.

Por exemplo, imagine que você esteja portando documentos ou arquivos de clientes e acabe sendo furtado — ou até mesmo extraviando os itens. Sem querer, também pode ocorrer uma violação de direitos autorais, danos morais ou algum erro. Todas essas situações são cobertas pela responsabilidade civil.

Quando é importante contratá-la?

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa. Jamais sabemos quando um acidente vai ocorrer. E quando a eventualidade envolve terceiros, a confusão é ainda maior.

Como não dá para prever o futuro, o melhor a fazer é se prevenir para o maior número de cenários possíveis. Por conta disso, a cobertura de responsabilidade civil é indicada para todas as pessoas, pois ninguém está livre de um acontecimento indesejado.

Sendo assim, não há um momento exato que uma pessoa deva esperar para contratar a responsabilidade civil. Qualquer pessoa que tenha um carro, casa, negócio próprio, conte com empregados ou pratique esportes pode começar a se proteger desde agora.

A contratação pode ser feita tanto individualmente como por meio de uma cobertura adicional para outros tipos de seguros, por exemplo o seguro residencial, seguro auto e assim por diante.

Quais os benefícios desse tipo de cobertura?

O primeiro benefício trazido pela cobertura de responsabilidade civil é a segurança financeira. Poucas coisas são piores do que ser pego desprevenido e ter de desembolsar uma quantia enorme para reparar um dano ou pagar um tratamento médico, por exemplo. Ao contar com essa cobertura, você sabe que a sua saúde financeira não será afetada.

A segunda grande vantagem é a tranquilidade. Nada melhor que saber que nós, a nossa família e todos os possíveis envolvidos em um incidente terão assistência caso algo de ruim aconteça. Isso garante que o segurado possa ser responsável — em termos financeiros e logísticos — por qualquer casualidade.

Dessa maneira, sobra mais dinheiro e atenção para investir naquilo que realmente importa para você e seus familiares, como a educação dos filhos, o aumento do patrimônio e os momentos de lazer (passeios, viagens de férias, etc.).

Como escolher uma corretora de seguro que ofereça esse serviço?

Na hora de contratar uma cobertura de responsabilidade civil, é importante observar alguns fatores, como:

Experiência

É fundamental conferir se a corretora possui experiência no mercado.

Opinião de clientes

As boas corretoras não apenas terão uma série de clientes, como terão clientes satisfeitos. Aproveite para conferir depoimentos e relatos de quem já contratou um seguro da marca que você está pesquisando.

Especialização

Existem diferentes tipos de seguros no mercado e cada um deles tem sua finalidade. As melhores corretoras são aquelas que  possuem especialistas e oferecem ampla gama de produtos.

Praticidade

Para muitas pessoas, a facilidade da contratação também pode ser um ponto positivo. Se esse é o seu caso, procure por uma corretora que ofereça possibilidades de contratação on-line.

Como você viu, a cobertura de responsabilidade civil é um ponto de grande importância para qualquer pessoa que preze pelo bem-estar de sua família e de outras pessoas.

Se você tem interesse em contratar um seguro ou simplesmente fazer uma cotação, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer de ajudar você a encontrar a melhor solução.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo