6 motivos para você oferecer plano odontológico aos funcionários

Saúde Empresarial
13/04/2018

Por: Milena

Em um mercado cada vez mais competitivo, ganha a empresa que, além de conseguir atrair o maior número de talentos, é capaz de retê-los e de manter esses profissionais satisfeitos enquanto produzem. Um dos caminhos para alcançar isso está na oferta de benefícios diferenciados, como um bom plano odontológico.

A contratação de um plano odontológico empresarial vai muito além de um sorriso bonito — o que, por si só, já é um ótimo resultado. O benefício pode ajudar a empresa a reduzir faltas e afastamentos devido a problemas de saúde bucal e ainda aumentar a satisfação do funcionário, que tende a ganhar mais qualidade de vida e trabalhar mais empenhado para atingir as metas da companhia.

O diferencial de oferecer o plano odontológico

Existem algumas formas de a empresa atender às expectativas do trabalhador que vão além de propor um alto salário — algo que nem sempre é possível. Uma das mais eficientes é a oferta de benefícios atrativos aos funcionários.

De forma geral, os empregados interpretam os benefícios oferecidos pelas corporações como um diferencial e até um acréscimo indireto que ajuda a compor sua remuneração global. Mas, por lei, alguns deles devem ser oferecidos obrigatoriamente pelas empresas, sendo considerados um direito do trabalhador. É o caso do vale-transporte.

Nesse sentido, até o vale-refeição não chega a ser considerado uma grande vantagem, por já ser oferecido por praticamente todas as empresas.

Para chamar a atenção e se tornar um objeto de desejo das pessoas mais talentosas disponíveis no mercado (e ainda agradar mais sua equipe interna), as empresas devem investir em benefícios diferenciados e vantagens que as tornem mais competitivas. Um plano odontológico corporativo pode cumprir essa função, conforme explicaremos nos motivos listados abaixo.

Motivos para oferecer o benefício na sua empresa

1. Evita afastamentos por problemas de saúde bucal

O plano odontológico oferece ao funcionário serviços importantes que vão evitar que ele se ausente do trabalho por causa de problemas de saúde e dentários provocados por cáries, abscessos (infecção) e gengivites, entre outros.

O simples acesso a tratamentos e consultas de prevenção já pode diminuir o número de licenças, atestados falsificados e faltas injustificadas do funcionário na empresa.

Outros problemas de saúde relacionados, como dores de cabeça e enxaquecas, podem ter como causa a posição incorreta dos dentes ou hábitos noturnos como o bruxismo (caracterizado pelo “ranger” dos dentes quando se está dormindo), que podem ser tratados com um dentista especializado.

2. Baixo custo para a empresa

Oferecer um plano odontológico aos funcionários pode sair muito mais barato do que o empresário possa imaginar. Especialmente quando consideramos os ganhos indiretos e a redução de custos. É possível encontrar um ótimo plano por menos de R$ 20,00 por mês!

Uma pesquisa realizada com funcionários indicou que, para cada R$ 1 investido no colaborador, a empresa pode vir a economizar até 13 vezes esse mesmo valor com despesas administrativas, o que já representa uma economia no orçamento.

Quando se compara o custo de um plano corporativo aos gastos com outros benefícios, é possível que um pacote básico seja tão acessível que a própria empresa prefira arcar com as despesas integralmente.

Sem a cobertura desse tipo de benefício, o acesso a consultas e alguns procedimentos pode custar muito caro para o funcionário, ficando inviável para muitos deles.

O departamento de RH de muitas empresas, atento para as necessidades e em busca de maior satisfação dos empregados, já vem investindo em pacotes que oferecem coberturas com tratamento ortodôntico e até procedimentos estéticos dentários.

3. Aumenta a satisfação do funcionário

Algumas empresas já entenderam que obter a satisfação dos funcionários é um ponto cada vez mais sensível e que pode impactar na produtividade, na melhora e no aumento de produção e no alcance de resultados.

Um colaborador satisfeito é mais comprometido e produz com mais empenho, contribuindo para gerar um clima positivo no ambiente de trabalho. Além disso, funcionários mais felizes tendem a permanecer mais tempo na empresa (diminuindo gastos com a rotatividade).

Nesse sentido, a contratação de um plano odontológico corporativo pode funcionar como um investimento na autoestima, no bem-estar e na qualidade de vida do funcionário.

4. Construção de uma imagem corporativa favorável

Quando o plano odontológico é estendido aos familiares do empregado, isso pode gerar sentimento de gratidão à empresa, que passa a ser vista com mais admiração e respeito, por se preocupar com o bem-estar de seus colaboradores e das famílias deles.

Tanto o colaborador quanto seus familiares podem ver nisso um motivo para valorizar a corporação por ela oferecer mais do que determina a lei trabalhista, fazendo questão de falar bem das políticas internas da empresa e ressaltar sua imagem em conversas com membros de seus ciclos sociais.

5. Autoestima do funcionário se reflete na empresa

O investimento em um benefício para cuidar da saúde bucal do funcionário pode ter reflexos diretos tanto na imagem do próprio colaborador quanto na impressão externa da empresa.

Quando o contratado tem acesso à cobertura de um plano odontológico corporativo, ele ganha um motivo extra para sorrir. Um sorriso bem cuidado, com dentes saudáveis, alinhados e tratados, garante mais autoconfiança e melhora a autoestima de qualquer pessoa.

Vale lembrar que o conjunto de colaboradores forma a “cara” da companhia e que, por isso, é bom garantir que os funcionários tenham sempre um belo e saudável sorriso de satisfação no rosto.

6. Dedução no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica

As empresas que aderem ao benefício podem abater o valor cobrado pela seguradora do seu Imposto de Renda. É mais uma razão para que as companhias façam esse investimento.

Assim como ocorre com demais benefícios (vale-alimentação ou refeição, plano de saúde e auxílio-farmácia, entre outros), os valores pagos pelo plano odontológico podem ser deduzidos na declaração do Imposto de Renda da companhia.

Neste post, apresentamos algumas vantagens que a sua empresa pode obter ao oferecer um plano odontológico aos funcionários. Explicamos também como esse benefício corporativo pode se tornar um diferencial na organização.

Se você gostou deste artigo e deseja ter acesso a mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e receba tudo em seu e-mail!

0/5(0 Reviews)

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo