Chuva, enchente e granizo: como é a cobertura de seguro automotivo nesses casos?

Automóvel
27/04/2018

Por: Milena

Em épocas de clima instável, como acontece no verão brasileiro, é importante poder contar com uma cobertura de seguro automotivo que garanta proteção ao seu veículo em casos de alagamento, chuva de granizo e outros danos causados pelas forças da natureza.

Muitos motoristas, porém, têm dúvidas acerca do funcionamento do seguro nesses casos. Pensando nisso, vamos listar todas as particularidades dessas coberturas, inclusive com dicas para assegurar que você tenha direito à indenização e evitar maiores prejuízos.

Ficou interessado? Então, acompanhe o post para saber mais!

Alagamentos e enchentes

Durante o verão, é muito comum nos depararmos com fortes tempestades que surgem de repente. Tais eventos, apesar de momentâneos, costumam causar muitos estragos nas cidades, provocando enchentes e alagamentos que, muitas vezes, danificam veículos e atrapalham o trânsito.

Nesses casos, quem possui um seguro de carros, geralmente, garante proteção ao seu automóvel, pois a cobertura compreensiva — comumente contratada entre brasileiros — assegura indenização contra quaisquer danos causados por eventos da natureza.

É preciso, porém, ficar atento a algumas peculiaridades dessa situação. Primeiramente, você deve observar qual cobertura de seguro automotivo foi contratada, pois, nos casos específicos, apenas contra roubo e furto, por exemplo, não haverá indenização contra enchentes e alagamentos.

Em segundo lugar, ainda que você conte com a cobertura compreensiva, existem situações em que o segurado perde o direito à indenização. Isso acontece quando o risco do sinistro é aumentado de forma intencional pelo próprio motorista.

Um exemplo disso é o condutor que, sabendo que há um alagamento logo adiante, decide atravessá-lo mesmo assim e, com isso, acaba danificando seu veículo. Ao fazer isso, ele imediatamente perde o seu direito à indenização.

Portanto, para assegurar a proteção contra enchentes e alagamentos, jamais exponha seu carro intencionalmente às situações de risco. Lembre-se de que o seguro cobre apenas infortúnios e imprevistos que estão fora do controle do segurado.

Chuva de granizo

Outro evento natural que pode danificar os veículos é a chuva de granizo, somada à possibilidade de quedas de árvores e desmoronamentos durante fortes tempestades.

Assim como mencionamos no tópico anterior, a cobertura de seguro automotivo compreensiva também garante proteção padrão contra esses eventos, de forma que o segurado deverá arcar apenas com o valor da franquia para ter o seu carro consertado.

Existe, ainda, a possibilidade de contratar uma cobertura adicional para vidros e para-brisa. Dessa forma, caso não haja danos na lataria do veículo, mas algum vidro tenha quebrado ou trincado, você pode optar por pagar apenas a franquia dessa cobertura específica — que costuma ter valor muito menor — para consertar o veículo.

Vale ressaltar que, nesses casos, também é válida a regra de que o segurado não pode aumentar intencionalmente o risco de danos ao veículo, sob pena de perder o direito à indenização do seguro. Ou seja, se estiver caindo uma chuva de granizo ou uma tempestade muito forte, evite tirar o carro da garagem para não correr riscos.

Nas situações em que você for pego de surpresa e tiver o veículo danificado, basta entrar em contato com a assistência 24h para acionar a seguradora e expor a sua situação para fazer a ocorrência do sinistro.

Normalmente, é preciso enviar um guincho para remover o carro e, posteriormente, pagar o valor da franquia para que ele seja consertado.

A cobertura de seguro automotivo, via de regra, garante proteção contra chuva de granizo, alagamento e quaisquer outros danos em decorrência das forças da natureza. Mas, para ter certeza de que está obtendo o melhor serviço possível, é importante contar com uma boa corretora, capaz de tirar todas as suas dúvidas!

Se você gostou deste post, aproveite para descobrir como funciona um seguro de frota e quais são as suas modalidades!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo