O prêmio (preço) de um seguro para automóvel é fortemente influenciado pelas características do segurado e do próprio veículo. Assim, um perfil caro no seguro auto pode ser identificado de acordo com essas variáveis.
Compõem esse perfil diversos aspectos capazes de aumentar o risco de sinistros, como acidentes, furtos e roubos. As seguradoras levantam esses dados para definir o preço do seguro para cada caso.
Neste texto, saiba se você tem um perfil caro para a contratação de um seguro auto e entenda o porquê.
O seguro auto é um contrato assinado entre a seguradora e o proprietário do veículo. Contudo, o segurado pode não ser o dono. Como as seguradoras têm autonomia para definir essas regras, você deve se orientar para saber quais são os pormenores de cada uma.
No universo do seguro auto, existem 3 figuras que devem estar bem definidas:
São bem diversas as características que compõem o perfil do segurado. Assim, para fins de cálculo do preço do seguro, costuma-se levar em conta vários aspectos referentes ao segurado e ao veículo. Confira.
Condutores mais jovens tendem a ser mais inexperientes no trânsito. As estatísticas demonstram maiores índices de sinistralidade (ocorrências) nesses casos.
Por essa razão, os custos acompanham os riscos. Algumas seguradoras rejeitam segurar o veículo quando o condutor principal se enquadra nessa condição.
Proporcionalmente, ocorrem mais situações de sinistro envolvendo homens do que mulheres. Desse modo, para segurados do sexo masculino, o preço é maior.
Embora haja uma tendência de redução dessa diferença, ela ainda é um componente que altera o valor a ser pago pelo segurado. Assim, o simples fato do condutor ser uma mulher já reduz o preço.
Segundo as estatísticas demonstram, a incidência de sinistros mostra-se significativamente maior na seguinte ordem: divorciados, solteiros e casados. Por essa razão, a condição em relação ao casamento afeta o valor do prêmio do seguro auto e o divorciado paga mais.
O fato de uma pessoa menor de 25 anos de idade residir com o segurado (um filho ou um irmão, por exemplo) também aumenta o preço do seguro do automóvel. Isso ocorre porque não fica descartada a possibilidade dessa pessoa dirigir o veículo do segurado.
Com isso, fica caracterizada a existência de um risco adicional, mesmo que o jovem não seja o condutor habitual. E, como você já sabe, mais riscos, maiores preços.
A existência de portaria, maior número de pessoas circulando e abertura e fechamento de portões controlados faz com que prédios de apartamentos sejam considerados mais seguros. Desse modo, residir em uma casa torna o perfil do segurado de maior risco e, portanto, aumenta o preço do seguro.
Algumas regiões da cidade podem ser reconhecidas como de maior risco, em razão da elevada incidência de furtos e roubos. Residir nesses locais pode resultar em valores mais altos para o seguro conforme a apreciação de cada seguradora.
Trata-se de uma característica da região, sem vínculo com o imóvel do segurado ou com o seu perfil propriamente. Em grandes cidades nas quais existem regiões com índices de furto e roubo muito elevados, algumas seguradoras rejeitam segurar o veículo com endereço nesses locais.
A finalidade principal do uso do veículo também afeta a composição do preço do seguro. Assim, quando o veículo é utilizado como instrumento de trabalho, exigindo constantes deslocamentos por regiões diversas, os riscos a que se submete são maiores.
Por esse motivo, as seguradoras definem valores mais elevados para o prêmio. A variável principal, nesses casos, é o maior número de vezes que o veículo fica exposto a perigos.
A inexistência de garagem deixa o carro em situação de maior suscetibilidade e, portanto, há maiores riscos de furtos. Esse aspecto é considerado tanto durante o dia, quando estacionado, como durante o pernoite do veículo na rua.
A incidência de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do segurado caracteriza direção de risco para a segurança do veículo. Desse modo, as seguradoras pesquisam a existência de pontos lançados e incluem essa variável na composição do valor do prêmio do seguro, fortalecendo a postura de direção defensiva.
Diversas seguradoras valorizam a fidelidade. Assim, clientes antigos podem receber alguma redução nos preços da renovação do seguro. No entanto, é importante que a ausência de sinistros caracterize o segurado. Esse aspecto positivo do condutor é premiado na forma de bônus que reduzem o preço final.
Por outro lado, clientes com histórico de sinistros não vão dispor dessa facilidade. O preço do seguro nesses casos é maior.
O veículo blindado, embora mais seguro, na ocorrência de sinistro pode apresentar maiores custos de manutenção e recuperação. Dessa forma, o valor do prêmio do seguro é maior.
Assim como certas regiões da cidade apresentam maiores riscos, algumas marcas e modelos de veículos são especialmente visados para o furto ou o roubo. Por sua elevada sinistralidade, as seguradoras exigem maiores valores nos prêmios para segurá-los.
Dispositivos de segurança, como alarme e rastreador, tornam o veículo menos suscetível a furtos e mais fácil de ser recuperado. Assim, esses acessórios para aumentar a proteção também auxiliam na redução do preço do seguro.
Portanto, a ausência desses equipamentos pode significar valores maiores na hora da contratação do seguro auto.
Uma corretora de seguros é a melhor consultoria para orientá-lo na contratação do seu seguro auto. Cada um dos aspectos do seu perfil pode ser bem avaliado e orientado por seu corretor, de modo a ficar mais fácil decidir sobre suas opções.
Uma corretora experiente e consolidada no mercado é capaz de oferecer as melhores alternativas disponíveis. Assim, escolhendo as seguradoras que atendam às suas reais necessidades, você poderá optar pelas melhores coberturas e o melhor custo-benefício.
Com isso, você agora está em condições de reconhecer suas próprias características e saber se apresenta um perfil caro no seguro auto.
Gostou do post? Entre em contato conosco e saiba tudo o que você precisa sobre seguros.
Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico.…
Você aceitaria viajar em um carro sem motorista enquanto relaxa, trabalha ou assiste a um…
A automação não é mais um cenário distante de ficção científica. Ela já faz parte…
A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a responsabilidade de regular o mercado para garantir…
Desde primeiro de janeiro de 2025, uma mudança da Receita Federal está em vigor, afetando…
Você aceitaria receber um pedido por robô? Essa pergunta, que parece saída de um filme…
Leave a Comment