O plano de saúde empresarial é bastante valorizado pelos funcionários, pois resulta comodidade no atendimento médico e melhor qualidade de vida. Entretanto, oferecer o benefício é um desafio para muitas organizações, especialmente para as de pequeno porte, que encontram dificuldades em conciliar esse investimento com o orçamento disponível.
Diante disso, cabe aos empreendedores e gestores buscarem soluções para adequar esse item à realidade da companhia, e uma das formas de fazer isso é estimular o uso consciente do plano de saúde.
Se você está com essa missão em sua empresa, continue a leitura e veja as dicas que separamos sobre o assunto!
Oferecer um plano de saúde aos colaboradores é uma forma de aumentar a satisfação com a empresa e motivá-los, fatores que garantem o bom desempenho nas atividades. Por isso, hoje em dia, a maioria das companhias disponibiliza esse benefício a seus trabalhadores.
O plano de saúde individual, raramente encontrado no mercado, apresenta valor alto e muitas pessoas não têm condições de arcar com esses custos e, muitas vezes, deixam de realizar exames preventivos e buscar tratamentos médicos devido à demora de atendimento na rede pública.
Situações como essas prejudicam a saúde dos funcionários e interferem no desempenho deles. Por outro lado, com um plano de saúde empresarial, eles terão mais comodidade e facilidade em buscar atendimento médico, o que contribui com a qualidade de vida, a melhora na produtividade e a diminuição do número de faltas e atrasos.
Além do mais, quando uma empresa oferece esse benefício, ela é mais valorizada pelos profissionais e isso se torna um fator relevante para atrair e reter talentos.
Diante do exposto, ficam claras as vantagens de contar com um plano de saúde para a empresa, certo? Entretanto, muitos gestores ficam em dúvida se os valores são acessíveis e se os reajustes ao longo dos anos não extrapolarão o orçamento da organização. Você também tem essas dúvidas?
Para resolver essas questões, é essencial analisar opções de planos, cotar preços e negociar para garantir custo-benefício, rede médica de qualidade e adequação ao perfil da equipe. Uma boa solução para isso é ter o apoio de uma corretora de seguros nesse processo.
Outro fator extremamente relevante é o reajuste do plano de saúde empresarial que não tem uma taxa fixa. O acréscimo é feito com base na inflação dos serviços médicos e no uso do plano pelos colaboradores, portanto, quanto mais eles o utilizam, mais o custo aumenta. Por isso, é fundamental orientá-los em relação ao uso correto do serviço.
Para evitar o aumento nos custos do plano de saúde, sua empresa deve investir em ações de comunicação para divulgar as boas práticas quanto ao uso dele, além de programas para estimular a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. Veja a seguir algumas sugestões de como fazer isso:
Estabelecer ações direcionadas aos cuidados preventivos com a saúde e o estímulo à melhor qualidade de vida são formas de incentivar o público interno a se cuidar e pode diminuir a procura pelos serviços médicos.
Um exemplo disso são as campanhas de vacinação internas para proteger os funcionários e evitar que eles adoeçam.
Estratégias que incentivem hábitos saudáveis também são relevantes nesse processo. Você pode fazer isso, por exemplo, oferecendo desconto em academias, fomentando a formação de grupos de corrida ou futebol e organizando um café da manhã nutritivo e saudável para as equipes, entre outras ações.
Em alguns casos, o uso excessivo do plano de saúde não se deve a problemas médicos, e sim por falta de informação. Alguns funcionários não sabem da importância de usufruir dele corretamente e como isso interfere nos custos do benefício.
Sugere-se criar ações de comunicação, como textos, informativos ou vídeos, para orientar a equipe sobre boas práticas no uso do plano, como evitar idas desnecessárias ao pronto-socorro e conservar exames para não repeti-los rapidamente.
Criar campanhas de comunicação sobre prevenção de doenças ou divulgar internamente ações conhecidas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul também são formas de incentivar o cuidado com a saúde entre o time.
Se sua empresa precisa reduzir os custos consideravelmente, mas não deseja retirar o benefício, uma alternativa é fazer a troca do plano e optar pela coparticipação. Nessa forma de contrato, a empresa e o colaborador dividem os custos.
Essa modalidade beneficia ambos: a empresa mantém a satisfação da equipe e os funcionários têm acesso à rede médica por um custo menor que o plano individual. Como o colaborador paga parte das consultas e exames, o uso do plano se torna mais consciente, reduzindo custos e favorecendo tanto os funcionários quanto a saúde financeira da empresa.
Você tem interesse em adquirir um plano de saúde empresarial? Entre em contato e solicite uma proposta!
Comparar o Seguro Empresarial com o Seguro para MEI é essencial para entender qual alternativa…
Vamos falar sobre um assunto de grande importância e que pode até mesmo gerar multa…
Infográfico O seguro para empresas é um serviço muito importante para as organizações. Conheça suas…
O Dia dos Pais é uma das datas mais emocionantes do ano, marcada por homenagens,…
Embora muita gente ainda veja a inovação nas empresas como um simples aprimoramento tecnológico, o…
Proteger suas informações pessoais nunca foi tão importante, principalmente com a popularização das redes sociais.…
Leave a Comment