4 dicas indispensáveis para a contratação e gestão de fornecedores

Negócios
8/06/2017

Por: Milena

Você sabe como escolher um bom fornecedor? Provavelmente, durante a atividade da sua empresa, você já deve ter se decepcionado bastante com alguns. Afinal, tornaram-se comuns atrasos, cancelamentos de última hora, falsas promessas etc. Por isso, você já deve ter se perguntando como fazer a gestão de fornecedores de forma correta.

 

Infelizmente, não há uma fórmula que garanta 100% de eficácia. Mas há algumas dicas que realmente fazem a diferença. Confira:

 

1. Saber as características para avaliar um fornecedor

 

Confiabilidade

Lembre: se eles te decepcionam, você certamente decepcionará seu cliente.

 

Qualidade

A qualidade de seus suprimentos precisa ser consistente com a qualidade dos produtos que você oferta. Afinal, seus clientes associam má qualidade a você, e não a seus fornecedores.

 

Custo/benefício

O preço mais baixo nem sempre é o melhor valor em termos financeiros. Se você quer confiabilidade e qualidade de seus fornecedores, você terá que decidir quanto a mais você está disposto a pagar.

 

Serviço forte e comunicação clara

Acima de tudo, você precisa de fornecedores que entreguem a tempo. Se não for possível, eles devem ser confiáveis o suficiente para avisar sobre a possibilidade de atraso. Os melhores fornecedores vão querer falar com você regularmente para descobrir o que você precisa e como eles podem atendê-lo melhor.

 

Segurança financeira

Sempre vale a pena se certificar que seu fornecedor tem fluxo de caixa suficientemente forte para entregar o que você quer, quando você mais precisar dele. Uma verificação de crédito ajudará a te deixar tranquilo de que eles não vão pular fora do barco quando você mais estiver precisando.

 

Parceria

Um relacionamento forte beneficiará ambos os lados. Você quer que seus fornecedores reconheçam a importância do seu negócio para eles. Para isso, eles farão todos os esforços para oferecer o melhor serviço possível. Nessa via de mão dupla, vocês podem estabelecer uma parceria duradoura.

 

2. Pensar estrategicamente na escolha dos fornecedores

Os fornecedores mais eficazes são aqueles que oferecem produtos ou serviços que correspondem — ou ultrapassam — as necessidades de seu negócio. Portanto, não existem muitas regras gerais para a escolha de fornecedores: tudo depende do que você precisa no momento.

 

Então, quando você está procurando fornecedores, é melhor ter a certeza de quais são suas necessidades de negócios e quais são seus objetivos durante uma compra com fornecedores. Sua relação com eles não deve se basear somente no “paguei e desejo meu produto”.

 

Por exemplo, se você quiser reduzir o tempo que leva para atender seus clientes, os fornecedores que oferecem uma entrega mais rápida serão mais caros do que aqueles que competem apenas visando ofertar o menor preço.

 

Por isso, é essencial que você liste todas as suas necessidades mais importantes e estabeleça alguns critérios para a sua escolha, como: tempo de entrega, preço, devoluções, políticas de fidelidade, relacionamento com o cliente etc.

 

Saiba quantos fornecedores você deseja escolher

Vale a pena examinar quantos fornecedores você realmente precisa. Comprar a partir de um grupo cuidadosamente selecionado poderá ter uma série de benefícios:

  • mais fácil controlar seus fornecedores;
  • sua empresa se tornará mais importante para eles;
  • você pode ser capaz de fazer negócios que lhe dão uma vantagem competitiva extra.

Nesse ponto, você deverá decidir se é melhor estabelecer uma relação mais profunda com um fornecedor ou com vários deles. Todos os lados têm sua vantagem:

  • comprar a partir de apenas um fornecedor pode ser perigoso — o que você fará se eles te decepcionarem ou até mesmo sair do negócio?
  • da mesma forma, enquanto a exclusividade pode estimular alguns fornecedores a oferecer um melhor serviço, outros podem simplesmente se tornar complacentes e abandonar seus padrões.

3. Buscar indicações e referências

Você pode encontrar indicações de fornecedores por meio de diversos canais. Por isso, é importante diversificar suas fontes de informação para construir uma lista completa e acurada de possíveis fornecedores. Por essa razão, fizemos uma lista para você:

Recomendações

Pergunte a amigos e a companheiros do ramo com quais fornecedores eles gostam de trabalhar. Com eles, é possível obter uma avaliação honesta dos pontos fortes e fracos de uma empresa, pois eles já utilizaram os serviços que você deseja contratar.

 

Associações comerciais

Se suas necessidades são específicas para um determinado ramo do comércio ou da indústria, provavelmente haverá uma associação comercial — que pode escolher os fornecedores adequados para o que você precisa.

 

Assessorias comerciais

São empresas especializadas em consultoria para o setor comercial. Para isso, elas contam com diversos profissionais, que testam e avaliam o mercado constantemente. Assim, você pode contratá-las para diversos fins: escolher um fornecedor, acompanhar determinado processo de compra etc.

 

Exposições

As exposições oferecem uma grande oportunidade de conversar com um grande número de fornecedores potenciais no mesmo lugar. Mas, antes de ir para uma exposição, é interessante verificar se os expositores são relevantes e adequados para o seu negócio.

 

Imprensa comercial

As revistas comerciais apresentam anúncios de potenciais fornecedores. Porém, é preciso escolher os anúncios de revistas do seu ramo. Por exemplo, se você administra um pequena empresa, deve selecionar revistas voltadas para PMEs, como a PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios).

 

4. Analisar a qualidade do atendimento e suporte

O atendimento ao cliente diz tudo sobre uma empresa: ele demonstra o tanto que a empresa tem investido para oferecer o melhor para os seus clientes. Com isso, você já pode prever um bom prognóstico para a sua relação com o fornecedor.

 

Certamente, são raros os casos em que um produto ruim vem acompanhado de um bom atendimento ao cliente. Geralmente, as empresas que não investem em seus produtos ou serviços somem depois que veem o dinheiro e não oferecem qualquer suporte depois da compra. Portanto, se você vir que a empresa oferece canais eficientes de atendimento ao cliente, sua confiança poderá aumentar.

 

Além disso, depois de terminada a transação, podem surgir várias dúvidas. Portanto, é essencial contar com um parceiro que se preocupa com você e se dispõe a sanar todas as dúvidas.

 

Portanto, depois dessas dicas, podemos dizer: vemos isso constantemente no ramo dos seguros! Há aqueles corretores que só querem sua assinatura na apólice para bater a meta do mês. Por outro lado, há outros extremamente preocupados em oferecer o melhor para você, mesmo em assuntos não relacionados diretamente à sua área. Escolher um bom fornecedor de seguros é, portanto, imprescindível.

 

Eles possuem conhecimentos ricos a respeito do mercado: dizendo quais investimentos são mais seguros, qual a modalidade de seguro ideal para os seus objetivos etc. Então, antes de contratar um seguro, siga as dicas de gestão de fornecedores que demos aqui e leia também o artigo abaixo:

 

 

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