Embora muita gente ainda veja a inovação nas empresas como um simples aprimoramento tecnológico, o conceito e a estratégia são bem mais amplos que isso. Na verdade, inovar é descobrir novos meios que resultem na conquista de novos mercados ou em uma significativa ampliação do alcance que se tem.
Além disso, a inovação pode ser a resposta para um problema existente na organização para o qual não se encontrava solução. Contudo, ela será sempre um aspecto inserido no planejamento estratégico da companhia. Continue a leitura e confira 6 dicas de como implantar a inovação nas empresas!
O que é inovação e qual é a sua função nas empresas?
Em poucas palavras, a inovação nas empresas consiste no aproveitamento de novas ideias que conduzem a organização a resultados impactantes. Uma inovação pode se referir a um produto ou a um processo, mas também a novos mercados ou a novos modelos de negócio e, até mesmo, à inovação da relação com fornecedores, entre outras aplicações.
Assim, elas são capazes de modificar um produto, adequar um processo produtivo, alterar o modelo de negócio adotado pela empresa e muito mais. Não existe um nicho específico para a inovação, uma vez que boas ideias que impactam de modo significativo são bem-vindas em qualquer setor.
De todo modo, uma inovação oferece sempre um caráter transformador e não se confunde com o aprimoramento ou com a melhoria contínua. Na verdade, o próprio nome já indica que se trata de algo novo que pode, inclusive, ser a solução para novas circunstâncias, como a adoção do home office.
Como inovar nos processos em sua empresa?
Como qualquer iniciativa estratégica, a implantação da inovação na empresa requer planejamento. Além disso, é preciso desenvolver um ambiente onde a criatividade seja estimulada, rompendo bloqueios e limitações eventualmente existentes.
Leve em conta que a postura para a inovação deve ser percebida e adotada por todos os setores da empresa, da alta direção ao chamado “chão de fábrica”. Veja, a seguir, 6 importantes dicas para inovar no seu negócio.
1. Assuma a inovação como uma estratégia competitiva
O primeiro ponto para se caminhar em busca de tornar-se uma empresa inovadora é a postura da alta direção da organização em considerar a inovação uma estratégia competitiva. Dessa forma, é possível dar o devido valor às demais iniciativas envolvidas com a sua implementação.
Todas as medidas apresentadas a seguir dependem da conscientização da direção da empresa nesse sentido para que possam ser tomadas e sustentadas à luz do planejamento estratégico. Na verdade, deve-se pensar no desenvolvimento de uma cultura da inovação na companhia, como será mostrado adiante.
2. Defina objetivos
A inovação que se pretende implementar na empresa deve primeiramente estar alinhada com o planejamento estratégico da organização. Esse é um pressuposto que deve ser adotado para a melhor definição dos objetivos traçados.
Uma boa estratégia para esse fim consiste em direcionar o foco para a solução de problemas enfrentados. Trata-se, portanto, de buscar uma resposta criativa para alguma questão significativa existente.
3. Escolha uma equipe para a gestão da inovação
A sua empresa deve considerar a formação de uma equipe própria para a gestão da inovação, isto é, para a sua implantação e para a condução das iniciativas que vão viabilizá-la, além de implementar indicadores para a sua avaliação. Na verdade, esses profissionais deverão ser responsáveis por facilitar o processo de iniciativas inovadoras.
Por essa razão, você deve contar com especialistas em metodologia de gestão da inovação. Será responsabilidade desses profissionais a comunicação com os diversos setores da empresa a fim de auxiliá-los no desenvolvimento e no foco na inovação pretendida.
4. Desenvolva uma cultura inspiradora
A equipe que você constituiu para conduzir a gestão da inovação deve ser criativa e promover o desenvolvimento de uma cultura inspiradora e visionária, capaz de enxergar “fora da caixa”. Esse é um passo essencial e deve ser permanentemente estimulado na empresa, assim como se faz para o desenvolvimento de novos hábitos.
Com isso, poderá ser necessária a adoção de novos paradigmas de comportamento e de valorização das iniciativas de caráter inovador. Os colaboradores devem perceber que existem oportunidades para os processos criativos afinados com as diretrizes estratégicas da organização.
5. Implemente uma boa comunicação com os colaboradores
O desenvolvimento de uma cultura da inovação requer uma boa comunicação das lideranças com os colaboradores em uma via de duas mãos. Além disso, os diversos setores da empresa devem dispor da mesma facilidade para que ocorra, de fato, uma interligação entre todos.
Você deve levar em conta que a consciência da importância e o engajamento no desenvolvimento de um pensamento inovador devem se espalhar por toda a companhia. Desse modo, estimule e facilite a comunicação em todos os sentidos e mantenha a chama acesa com um bom clima organizacional.
6. Crie um ambiente realmente favorável
A criatividade necessita de um ambiente favorável para germinar e dar os seus frutos. Portanto, ao mesmo tempo em que deve ser estimulada, também necessita encontrar clima e meios que garantam a sua consolidação.
Nesse sentido, um exercício de imaginação criativa dos próprios gestores e das lideranças pode envolver meios e iniciativas na empresa que facilitem o desenvolvimento de um ambiente estimulante. De todo modo, valorizar as ideias e eliminar os bloqueios é indispensável.
Qual é a importância da inovação para as empresas?
Inovar nas empresas acrescenta um grande diferencial e fortalece a sua capacidade de se apresentar diante da competitividade do mercado. Assim, o aspecto mais preponderante é a garantia da própria sobrevivência da organização.
De maneira geral, ao considerar a inovação como uma necessidade estratégica, a companhia abre as portas para possibilidades diversas, como:
- aprimoramento de suas relações internas;
- valorização dos colaboradores;
- melhorias nos produtos e serviços que oferece;
- valorização de sua marca;
- fortalecimento de sua capacidade competitiva;
- alcance de novos clientes e mercados;
- aumento de receita;
- aquisição e manutenção de novos talentos;
- renovação e ampliação dos valores da organização.
É preciso, ainda, considerar o aspecto prioritário da inovação, além de sua importância. Por essa razão, esse elemento tem caráter estratégico e permanente e, dessa forma, pode garantir a perenidade da própria organização.
Como você pôde ver, a inovação nas empresas se constitui em um instrumento de sobrevivência, garantindo um diferencial de competitividade no mercado. A sua adoção na corporação deve ser pautada por um planejamento estratégico e pelo desenvolvimento de uma cultura de inovação em todos os setores da organização.
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