KPI (key performance indicator) é uma ferramenta popular para medir resultados na gestão de negócios. Afinal, eles não apenas ajudam a mensurar os ganhos. São úteis para identificar riscos, tendências e definir objetivos e metas a serem atingidos.
Então, nada mais natural do que usá-los também na gestão de pessoas, uma das áreas mais estratégicas de qualquer empresa. Com ajuda dos KPIs, os times de RH podem mais facilmente avaliar a eficácia de sua estratégia, o engajamento e a satisfação dos funcionários e identificar melhorias de gestão como um todo.
Como Funcionam os KPIs?
Você deve definir os indicadores de acordo com a realidade do seu negócio, pois não existe uma receita de bolo ou um conjunto de itens que sirva para todas as situações.
Somente em RH, existem dezenas e dezenas de indicadores que podem ser levados em conta na avaliação da gestão: absenteísmo, rotatividade, treinamento, índice de diversidade, custo dos benefícios, percentual de horas extras e clima organizacional, entre outros.
Após definir os temas e indicadores, o próximo passo é obter ferramentas de inteligência de negócios para medir os resultados com precisão, começando pelos KPIs dos principais públicos, como colaboradores, clientes, sociedade e fornecedores.
O próximo passo é usar esses KPIs no planejamento estratégico do negócio, garantindo que a empresa leve seus resultados em conta nas decisões mais importantes. Importante: cada indicador deve ter um profissional ou área responsável por engajar e cobrar por resultados.
Como apresentar os resultados?
Para que os indicadores cumpram sua função, defina-os claramente e apresente-os de forma intuitiva e autoexplicativa. Realize reuniões periódicas para divulgar, explicar e avaliar os KPIs.
Para cumprir a sua função estratégica, os indicadores precisam ser conhecidos e divulgados: informação que fica retida na cabeça ou na gaveta de alguém não tem o poder de engajar e direcionar as pessoas na busca pelo melhor desempenho da organização.
Quais são os ganhos que eles trazem na Gestão de Pessoas?
Os KPIs são uma maneira de estabelecer uma cultura de planejamento nas organizações alinhada à busca por resultados e à conquista de metas previamente planejadas. Quando se trata da área de pessoas, em que há grande quantidade de temas de difícil mensuração, os KPIs ajudam a torná-los mais concretos.
Quanto mais os indicadores ajudarem na identificação dos problemas e pontos de melhoria da gestão dos funcionários, maior será sua importância estratégica. Para isso, eles precisam de acompanhamento constante e de análise das informações geradas para encontrar oportunidades para melhoria.
Neste post, explicamos o que é key performance indicators (KPI) e como eles podem influenciar a boa gestão dos recursos humanos de uma empresa. Se você gostou desse tema e quer saber mais sobre gestão, seguros e finanças, entre outros assuntos, assine a nossa newsletter!