Como economizar combustível? Confira essas 8 dicas

Automóvel
15/08/2017

Por: Milena

Em tempos de crise, qualquer economia de dinheiro é muito bem-vinda. Evitar o desperdício e cuidar da manutenção do carro está ao seu alcance, já o reajuste do combustível é algo fora do seu controle.

 

Se você é uma pessoa preocupada com seus gastos, então sabe que não dá para ter o luxo de ficar enchendo o tanque muitas vezes por mês. É por isso que saber como economizar combustível pode ser uma excelente forma de poupar dinheiro, além de preservar o próprio veículo.

 

Pensando nisso, reunimos aqui várias dicas simples que vão ajudar nessa economia. Mas, antes de mais nada, é válido lembrar que o preço do combustível varia bastante de posto para posto, portanto, antes de abastecer, procure por um preço mais acessível em um posto de confiança.

 

Mantenha os pneus calibrados

Pneus murchos causam mais atrito com a via e, consequentemente, exige um esforço maior do veículo. Por isso, são um dos grandes responsáveis pelo alto consumo de combustível.

 

O ideal é que a calibração seja feita a cada quinze dias. Não se esqueça de verificar o manual do veículo para saber qual é a pressão ideal, que varia de acordo com o fabricante e modelo do automóvel.

 

Pneus em boas condições são essenciais para a economia de combustível, mas tome cuidado: se estiverem cheios demais, eles acabam perdendo aderência com a via, o que também é prejudicial e perigoso.

 

 

Fique atento ao conta-giros

O motorista que está preocupado em poupar combustível deve estar constantemente atento ao conta-giros do veículo. Ele deve se manter entre 2.000 e 2.500 rpm (rotações por minutos), pois esse é o ponto ideal para maior eficiência no consumo do veículo.

 

Dessa forma, é preciso saber o momento certo para a troca de marcha. Veículos em baixa velocidade e marcha alta vão precisar de um esforço muito maior para se mover e, consequentemente, consumirão mais combustível. O mesmo é válido para o caso contrário: alta velocidade e marcha baixa fazem com que o conta-giros atinja picos absurdos, estressando o motor e queimando combustível desnecessário.

 

Alivie o peso

Nesse ponto, já deu para perceber que qualquer ação que exija mais esforço do veículo causa também um aumento no consumo de combustível.

 

Seguindo essa lógica, basta imaginar que um veículo pesado exige um esforço maior para se mover e, então, terá um consumo maior também. Por isso, é importante que o motorista alivie ao máximo o peso do carro. Evite rodar com muitos passageiros ou bagagem demasiada, pois o excesso de peso é um obstáculo à economia de combustível.

 

Troque as velas e os filtros

As velas são responsáveis por gerar a faísca que inicia a combustão no motor do veículo. O seu desgaste gera uma irregularidade nessa combustão, causando uma alteração na quantidade de combustível que é injetado.

 

Logo, se você está preocupado em como economizar combustível, esse é um dos itens que merece mais atenção. As velas precisam ser substituídas regularmente, portanto, fique de olho no momento em que isso deve ocorrer.

 

Outros itens que também merecem atenção são os filtros de ar e combustível. Eles são responsáveis por, como o próprio nome diz, filtrar impurezas que podem danificar o motor. Além da sua troca ser necessária para manter a performance do veículo, ela impacta diretamente no consumo de combustível. Afinal, se os filtros não estiverem em bom funcionamento, ocorre uma irregularidade na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, que acaba aumentando o consumo.

 

A manutenção do veículo é uma obrigação do motorista e deve ser feita regularmente, de acordo com as datas previstas pela montadora.

 

Evite altas velocidades

Por mais que nossas rodovias permitam uma velocidade de até 110km/h, o ideal para um bom consumo de combustível é não ultrapassar o limite de 90km/h.

 

Alguns testes já demonstraram que um carro em uma velocidade constante de 80km/h consome praticamente metade de combustível do que se estivesse a 120km/h.

 

Portanto, se você está preocupado em economizar combustível, é preciso desacelerar um pouco, principalmente quando estiver em rodovias.

 

Cuidado ao acelerar e frear

Outra prática que deve ser evitada é tanto a aceleração quanto a freada brusca. Tais atos acabam estressando o motor, fazendo com que o consumo de combustível aumente.

 

O comportamento no trânsito é um fator fundamental para aqueles que querem economizar. É preciso saber medir a força com que se pisa no acelerador e abandonar hábitos como frear em cima da hora, acelerar o veículo em ponto morto ou ziguezaguear pelas vias.

 

Desligue o ar-condicionado

Uma das práticas essenciais para quem quer saber como economizar combustível é desligar o ar-condicionado do carro. Como esse equipamento é operado pelo motor, ele provoca um impacto direto no consumo. Por isso, evite andar com o ar-condicionado ligado, principalmente se estiver na cidade.

 

Por outro lado, andar com as janelas abertas também impacta no consumo de combustível, já que isso afeta a aerodinâmica do veículo. Dessa forma, caso você esteja a uma velocidade acima de 80km/h, é preferível o ar-condicionado do que as janelas abertas. O ideal, porém, é saber dosar o seu uso.

 

Fique de olho no combustível

Não é nenhuma novidade que alguns postos adulteram seus combustíveis com o objetivo de lucrar em cima disso. Apesar de ser uma prática ilegal, isso ainda acontece e é preciso ter atenção ao abastecer.

 

Caso perceba que o consumo do seu veículo está variando muito, verifique em quais postos você anda abastecendo. Evite aqueles em que a gasolina parece render bem menos, pois provavelmente se trata de uma adulteração que, além de atrapalhar na economia, pode danificar o seu motor.

 

Além disso, lembre de utilizar o combustível recomendado no manual do veículo e até o combustível aditivado, de vez em quando, pois eles ajudam a limpar e preservar o motor. Isso impacta diretamente em seu desempenho e, consequentemente, gera uma melhoria no consumo de combustível.

 

Ao seguir essas dicas, pode até parecer que o montante a ser economizado é pequeno, mas, a longo prazo, é um dinheiro que faz diferença. Além disso, essas práticas ajudam não somente no consumo, mas também na conservação de seu veículo.

 

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para ajudá-los! Aproveite também para conferir outro artigo que vai te ajudar a economizar e poupar dinheiro nesses tempos de crise! 

 

0/5(0 Reviews)

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo