11 dicas essenciais de cuidados com seu carro

Automóvel
29/05/2017

Por: Milena

Você sabia que alguns cuidados com carro podem garantir, além de uma vida útil maior a seus componentes, aquela aparência de carro novo por mais tempo? De fato, alguns procedimentos devem fazer parte da rotina e, assim, garantir que seu patrimônio se mantenha conservado por um longo período.

 

Limpeza frequente, troca de óleo no momento correto, precauções com o motor, calibragem dos pneus, entre outros cuidados, são algumas das medidas essenciais que vão lhe assegurar um carro que atenda às suas necessidades, bem como evitar gastos desnecessários.

 

Sendo assim, saiba quais são os cuidados que você deve ter com seu veículo e evitar, dessa forma, que ele lhe deixe na mão!

 

1. Faça a manutenção do motor

Fazer a manutenção do motor com um mecânico de confiança pode garantir a ele uma vida útil bem maior do que se espera. Alguns componentes devem ter o período recomendado de troca respeitado, visto que esse descuido pode resultar em desgaste e um consumo de combustível acima do normal.

 

Assim, os especialistas indicam trocar as velas a cada 20 mil quilômetros, o filtro de combustível a cada 10 mil e o filtro de ar a cada 15 mil. Já o filtro de óleo, troca-se junto com o óleo do motor e o carburador pode ser usado até os 80 mil quilômetros percorridos.

 

2. Calibre os pneus semanalmente

Calibrar os pneus com regularidade, além de contribuir para a durabilidade deles, reduz muito o consumo de combustível. De fato, isso evita o superaquecimento e um consequente desgaste precoce, bem como o risco de acidentes. Os especialistas recomendam a calibragem uma vez por semana.

 

Para saber a pressão adequada é só consultar o manual do proprietário, que detalha a pressão correta com carga e sem carga. Em alguns veículos, a indicação da pressão vem especificada na tampa do reservatório de combustível.

 

3. Faça rodízios de pneus

Os pneus dianteiros desgastam muito mais que os traseiros. Sendo assim, para uma durabilidade maior, é bom que haja um rodízio, pelo menos a cada 5 mil quilômetros. Assim, essa prática vai garantir uma vida útil maior a esses componentes, bem como proporcionar um desgaste por igual.

 

4. Cuide da lataria

Quem é que não gosta de ver seu carro com uma pintura brilhante e reluzente? Os cuidados com a lataria são essenciais para aqueles que desejam ver sempre seu veículo com aspecto de novo.

 

Além disso, cuidar da pintura vai evitar que ferrugens tomem conta e desvalorizem seu patrimônio. Por isso, a dica é: sempre que houver algum amassado, mesmo que pequeno, riscos ou outros tipos de danos, faça logo o conserto para que o problema não piore e se torne mais difícil de ser resolvido.

 

5. Mantenha a limpeza na parte interna e externa do veículo

Manter o carro limpo é uma boa forma de conservá-lo. A sujeira pode provocar manchas na pintura e com o tempo comprometer o aspecto da lataria. Limpá-lo com frequência garante também, além da boa aparência externa e interna, um odor agradável no interior do veículo.

 

Além disso, a falta de limpeza dentro do automóvel pode acumular substâncias nocivas à saúde, como fungos, bactérias e ácaros e provocar alergias em pessoas suscetíveis a doenças respiratórias.

 

6. Tenha cuidado com os vidros do carro

Os vidros do carro também precisam de cuidados. Uma das dicas é evitar ligar o limpador de para-brisa quando o vidro não estiver molhado. Quando ele está seco, existe a poeira, entre outros resíduos que podem ocasionar riscos e arranhões.

 

Para lavá-los e obter um excelente resultado, é muito simples: basta utilizar muita água e um detergente suave. Para secar, uma flanela bem macia é o suficiente.

 

7. Evite dirigir o carro com o motor superaquecido

Se observar o superaquecimento em seu carro, a dica é que pare o veículo e espere esfriar. Deixe o capô aberto para esfriá-lo rapidamente e verifique o reservatório de água. Se estiver abaixo do nível recomendado pelo fabricante, complete com água normal.

 

Essa conduta deve ser feita com muito cuidado, visto que o reservatório contém vapores que podem provocar queimaduras. Para evitar esse incômodo, verifique o nível de água com frequência, de preferência uma vez por semana.

 

8. Mantenha o giro do motor em níveis corretos

Manter o giro do motor acima da marca vermelha ou muito baixo — como andar a 40 km/h com a marcha na quarta ou na quinta — pode ocasionar desgaste e até danos ao motor e à transmissão. Utilize o giro do motor acima da linha vermelha apenas em casos de necessidade, como em ultrapassagens.

 

9. Não esqueça do alinhamento e balanceamento

O alinhamento do carro vai assegurar três aspectos importantes: evitar o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil; intensificar o atrito do pneu com o solo, que contribui para a economia de combustível; e, por fim, a melhora na dirigibilidade e segurança.

 

Já o balanceamento, tem por objetivo garantir que a roda gire sem provocar vibrações no veículo em determinadas velocidades e circunstâncias. Por isso, esse procedimento é essencial, tanto para o conforto para quem está dentro do veículo, quanto para o desempenho dos pneus.

 

Sendo assim, tanto o alinhamento quanto o balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros ou se houver troca de pneus e outros componentes relacionados. Esses procedimentos evitam o desgaste dos pneus, diminuindo as chances de ocorrência de acidentes.

 

10. Verifique o óleo do motor

Ao trocar o óleo do motor, verifique no manual do veículo suas especificações. O óleo é utilizado para refrigerar, lubrificar e limpar o motor. O motorista deve ficar atento ao adesivo colado no vidro do carro — que indica a data da troca. Procure fazer esse procedimento em uma oficina mecânica especializada.

 

11. Faça um seguro automotivo

Por fim, um dos principais cuidados com carro é contratar um seguro automotivo. Mesmo que você tenha a sorte de raramente precisar recorrer a ele, o seguro automotivo constitui-se em uma das formas mais eficientes de proteger seu patrimônio, além de causar uma sensação muito boa de segurança.

 

Com a contratação de um seguro, você vai ter proteção contra roubos, acidentes e, além disso, vai ter a vantagem de poder escolher a cobertura que melhor atenda às suas necessidades.

 

Gostou deste post sobre cuidados com carro? Ele foi útil pra você? Siga-nos, então, no Facebook e no LinkedIn para acompanhar as nossas atualizações!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo