Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico. Afinal, até a assistência empresarial disponível em certas apólices, por exemplo, é capaz de impactar positivamente muitos aspectos da gestão.
Entre eles, a governança corporativa responsável por aspectos chave de um empreendimento de sucesso, regrando a ética de trabalho, as relações corporativas e os processos. Já tinha pensado nisso?
Mesmo que não, hoje você pode entender melhor como funciona essa interação. Descubra a seguir!
Regras, processos, políticas e propósitos que tanto guiam quanto estruturam a gestão de um negócio, bem como as relações organizacionais que o compõem, são a essência do funcionamento de uma Pessoa Jurídica de qualquer finalidade.
A governança corporativa é uma proposta para isso, alicerçada em valores éticos, na justiça e em uma visão sustentável para a construção do sucesso a longo prazo. Sua aplicação segue 4 princípios que devem estar em todas as áreas, decisões e ações:
A partir deles, esse modelo cria um ambiente em que interesses, direitos, deveres e necessidades são equilibrados, fazendo com que suas boas práticas sejam aplicadas voluntariamente pelo time.
Não à toa, já que os colaboradores passam a estar envolvidos com o projeto, motivados a entregar seu melhor e focados em seguir as normas cabíveis. Em consequência, ganhos que vão da geração de valor à mitigação de riscos pelo cumprimento das legislações são obtidos.
A amplitude que a governança corporativa precisa atingir para ser efetiva é um desafio e tanto. Por isso, é necessário buscar formas para que ela chegue em todo o empreendimento, a fim de realmente engajar cada um dos colaboradores com seus princípios.
Mas o esforço não é em vão, à medida que promove ganhos tão abrangentes quanto a proposta em que se baseia. O ambiente de trabalho e o clima organizacional, são bons exemplos disso, haja vista sua melhora com a construção de relações mais éticas.
A qualidade é outro ponto que pode ser citado nessa lista de benefícios, passando a ser notada em produtos ou serviços, processos e na gestão de maneira a impulsionar o aumento da competitividade.
Outra situação em que se desdobram vantagens é a segurança. Pois, diversas práticas relacionadas a esse modelo permitem que gestores e funcionários percebam uma ampliação nesse sentido.
Por um lado, ela é consequência direta do cumprimento de normas e leis. Por outro, a adoção de garantias também gera tal efeito. Nesse caso, vale citar a cobertura e a assistência empresarial de um seguro como soluções que acabam ajudando a superar os cenários mais difíceis.
Desse modo, a organização reduz os riscos de se envolver em litígios, auditorias e demais ações decorrentes de problemas éticos. Além de agregar valor com o estabelecimento de uma reputação positiva no mercado.
A maioria das pessoas não pensa nos serviços adicionais de conveniência ou de apoio diante de sinistros e outras dificuldades presentes em uma apólice de seguro como algo relevante para a governança corporativa, não é?
Porém, a assistência empresarial prestada nesses cenários tende a ser uma ferramenta muito útil, cujo papel impulsiona vários aspectos desse modelo de gestão. Veja alguns exemplos a seguir!
Quando algo ruim acontece, os empreendimentos ficam expostos a um risco muito pouco debatido: a tomada de decisão precipitada que tende a gerar problemas jurídicos ou gastos desnecessários logo à frente, em um momento em que os recursos são escassos.
Muitas vezes, isso se dá pela insegurança que a situação causa somada a necessidade de responder a ela com agilidade. No entanto, a adoção da governança corporativa exige que outros valores guiem esse momento.
Assim, a assistência empresarial de um seguro se torna bastante útil, por permitir a resolução de diversas questões práticas, como consertos e medidas preventivas, possibilitando que os gestores se foquem no que realmente é estratégico.
Atualmente, o arquivamento e o fluxo de informações de um negócio são completamente dependentes de meios digitais, não é? Ou seja, desde danos a equipamentos até ataques cibernéticos podem prejudicar todos os aspectos relacionados a isso, a exemplo da transparência.
Pense um pouco: se dados relevantes forem perdidos, todo o processo voltado a ela também sofre efeitos negativos, diminuindo sua eficácia ou impedindo a completa aplicação desse princípio, certo?
A boa notícia é que já existem seguros em que os serviços de assistência empresarial abrangem o conserto de eletrônicos, a restauração das telecomunicações e o aluguel de hardwares para minimizar parte dessas consequências.
Há situações em que ter um seguro é uma obrigação para o cumprimento de normas prezado pela governança corporativa, em outras, tanto cobertura quanto serviços de assistência empresarial que uma apólice contém surgem como meios de diminuir efeitos e cobrir responsabilidades do empreendimento diante de problemas.
Via de regra, o apoio desses adicionais ajuda a responder com agilidade a um conjunto de problemáticas mais imediatas que, sem nenhuma intervenção, tendem a piorar e gerar mais danos ou a atingir terceiros. Basta imaginar um vazamento que não é cessado rapidamente e afeta a estrutura de um prédio, chegando até os vizinhos que dividem o imóvel.
Ter um atendimento 24 horas para situações emergenciais que permite o acesso a meios de responder às demandas imediatas diante de quadros desafiadores é sempre uma boa, concorda? Mas a Pulso seguros vai além, já que suas apólices podem dar direito a:
Viu só, os serviços de assistência empresarial que são parte das coberturas de alguns seguros podem ser bastante estratégicos, chegando a ajudar a promover o desenvolvimento da governança corporativa. Logo, é preciso dar atenção a esses detalhes na hora de estruturar a gestão do seu negócio.
A escolha de parceiros e fornecedores é outro exemplo disso. Portanto, aproveite e entenda melhor as vantagens de fazer um seguro empresarial com a Pulso!
Você aceitaria viajar em um carro sem motorista enquanto relaxa, trabalha ou assiste a um…
A automação não é mais um cenário distante de ficção científica. Ela já faz parte…
A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a responsabilidade de regular o mercado para garantir…
Desde primeiro de janeiro de 2025, uma mudança da Receita Federal está em vigor, afetando…
Você aceitaria receber um pedido por robô? Essa pergunta, que parece saída de um filme…
Você sabia que o seguro empresarial, mesmo para pequenos negócios ou MEIs, é muito mais…
Leave a Comment