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Qual o papel da assistência empresarial na governança corporativa?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico. Afinal, até a assistência empresarial disponível em certas apólices, por exemplo, é capaz de impactar positivamente muitos aspectos da gestão.

Entre eles, a governança corporativa responsável por aspectos-chave de um empreendimento de sucesso, regrando a ética de trabalho, as relações corporativas e os processos. Já tinha pensado nisso?

Mesmo que não, hoje você pode entender melhor como funciona essa interação. Descubra a seguir!

Governança corporativa: conceito e princípios norteadores

Regras, processos, políticas e propósitos que tanto guiam quanto estruturam a gestão de um negócio, bem como as relações organizacionais que o compõem, são a essência do funcionamento de uma Pessoa Jurídica de qualquer finalidade.

A governança corporativa é uma proposta para isso, alicerçada em valores éticos, na justiça e em uma visão sustentável para a construção do sucesso a longo prazo. Sua aplicação segue 4 princípios que devem estar em todas as áreas, decisões e ações:

  • transparência;
  • equidade de tratamento;
  • prestação de contas;
  • responsabilidade corporativa.

A partir deles, esse modelo cria um ambiente em que interesses, direitos, deveres e necessidades são equilibrados, fazendo com que suas boas práticas sejam aplicadas voluntariamente pelo time.

Não à toa, já que os colaboradores passam a estar envolvidos com o projeto, motivados a entregar seu melhor e focados em seguir as normas cabíveis. Em consequência, ganhos que vão da geração de valor à mitigação de riscos pelo cumprimento das legislações são obtidos.

Importância de garantir uma implantação plena

A amplitude que a governança corporativa precisa atingir para ser efetiva é um desafio e tanto. Por isso, é necessário buscar formas para que ela chegue em todo o empreendimento, a fim de realmente engajar cada um dos colaboradores com seus princípios. 

Mas o esforço não é em vão, à medida que promove ganhos tão abrangentes quanto a proposta em que se baseia. O ambiente de trabalho e o clima organizacional, são bons exemplos disso, haja vista sua melhora com a construção de relações mais éticas.

A qualidade é outro ponto que pode ser citado nessa lista de benefícios, passando a ser notada em produtos ou serviços, processos e na gestão de maneira a impulsionar o aumento da competitividade.

Outra situação em que se desdobram vantagens é a segurança. Pois, diversas práticas relacionadas a esse modelo permitem que gestores e funcionários percebam uma ampliação nesse sentido. 

Por um lado, ela é consequência direta do cumprimento de normas e leis. Por outro, a adoção de garantias também gera tal efeito. Nesse caso, vale citar a cobertura e a assistência empresarial de um seguro como soluções que acabam ajudando a superar os cenários mais difíceis.

Desse modo, a organização reduz os riscos de se envolver em litígios, auditorias e demais ações decorrentes de problemas éticos. Além de agregar valor com o estabelecimento de uma reputação positiva no mercado.

Papel da assistência empresarial na governança corporativa

A maioria das pessoas não pensa nos serviços adicionais de conveniência ou de apoio diante de sinistros e outras dificuldades presentes em uma apólice de seguro como algo relevante para a governança corporativa, não é?

Porém, a assistência empresarial prestada nesses cenários tende a ser uma ferramenta muito útil, cujo papel impulsiona vários aspectos desse modelo de gestão. Veja alguns exemplos a seguir!

Tomada de decisão

Quando algo ruim acontece, os empreendimentos ficam expostos a um risco muito pouco debatido: a tomada de decisão precipitada que tende a gerar problemas jurídicos ou gastos desnecessários logo à frente, em um momento em que os recursos são escassos.

Muitas vezes, isso se dá pela insegurança que a situação causa somada a necessidade de responder a ela com agilidade. No entanto, a adoção da governança corporativa exige que outros valores guiem esse momento.

Assim, a assistência empresarial de um seguro se torna bastante útil, por permitir a resolução de diversas questões práticas, como consertos e medidas preventivas, possibilitando que os gestores se foquem no que realmente é estratégico.

Transparência

Atualmente, o arquivamento e o fluxo de informações de um negócio são completamente dependentes de meios digitais, não é? Ou seja, desde danos a equipamentos até ataques cibernéticos podem prejudicar todos os aspectos relacionados a isso, a exemplo da transparência.

Pense um pouco: se dados relevantes forem perdidos, todo o processo voltado a ela também sofre efeitos negativos, diminuindo sua eficácia ou impedindo a completa aplicação desse princípio, certo?

A boa notícia é que já existem seguros em que os serviços de assistência empresarial abrangem o conserto de eletrônicos, a restauração das telecomunicações e o aluguel de hardwares para minimizar parte dessas consequências.

Responsabilidade

Há situações em que ter um seguro é uma obrigação para o cumprimento de normas prezado pela governança corporativa, em outras, tanto cobertura quanto serviços de assistência empresarial que uma apólice contém surgem como meios de diminuir efeitos e cobrir responsabilidades do empreendimento diante de problemas.

Via de regra, o apoio desses adicionais ajuda a responder com agilidade a um conjunto de problemáticas mais imediatas que, sem nenhuma intervenção, tendem a piorar e gerar mais danos ou a atingir terceiros. Basta imaginar um vazamento que não é cessado rapidamente e afeta a estrutura de um prédio, chegando até os vizinhos que dividem o imóvel.

Serviços de assistência empresarial da Pulso

Ter um atendimento 24 horas para situações emergenciais que permite o acesso a meios de responder às demandas imediatas diante de quadros desafiadores é sempre uma boa, concorda? Mas a Pulso seguros vai além, já que suas apólices podem dar direito a:

  • assessoria jurídica e contábil, garantindo o apoio de especialistas em questões legais ou tributárias;
  • serviços de reparo e manutenção predial para problemas hidráulicos, elétricos, troca de lâmpadas ou telhas, colocação de tapumes e coberturas provisórias, substituição de vidros, religação interfone etc.;
  • limpeza completa para voltar a utilizar o espaço, abrangendo desestetização, entre outras opções nesse sentido;
  • suporte técnico para equipamentos ou sistemas da empresa, aluguel de soluções de informática em caso de sinistro e restabelecimento das telecomunicações;
  • comodidades como chaveiro, porteiro, vigilância, escritório virtual ou substituto, transporte, mudança e guarda-móveis, por exemplo.

Viu só, os serviços de assistência empresarial que são parte das coberturas de alguns seguros podem ser bastante estratégicos, chegando a ajudar a promover o desenvolvimento da governança corporativa. Logo, é preciso dar atenção a esses detalhes na hora de estruturar a gestão do seu negócio.

A escolha de parceiros e fornecedores é outro exemplo disso. Portanto, aproveite e entenda melhor as vantagens de fazer um seguro empresarial com a Pulso!

Marketing Pulso Seguros

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