Um dos pontos mais importantes que devem ser compreendidos por quem possui um seguro veicular é o sinistro do auto. O sinistro corresponde às ocorrências involuntárias e imprevistas presentes no contrato de seguro, como acidentes de trânsito, incêndio acidental, roubo, furto e prejuízos em geral.
Mas, então, o que significa acionar o sinistro? Na verdade, é o mesmo que acionar o seguro. Significa informar à seguradora o que aconteceu para que ela possa ajudar. Esse procedimento é um dos mais importantes para garantir sua cobertura, por isso você precisa ficar bem informado.
Neste post, vamos mostrar quando e como você deve acionar o sinistro do auto. Confira a seguir!
Tipos de sinistro
Antes de compreender quando você deve acionar o sinistro do auto, é interessante saber que existem diferentes tipos de cobertura. São basicamente duas situações.
Nos casos em que o carro não pode ser recuperado, aciona-se o sinistro integral — conhecido popularmente como “perda total”. Nessa situação, a seguradora garantirá o valor total do carro.
Quando o automóvel puder ser consertado, você deve acionar o sinistro parcial. A seguradora considera parciais as avarias que correspondem a até 75% do valor de avaliação do bem.
Por exemplo: se você bater o carro e danificar o para-choque, o dano será parcial. Se o estrago for grande e o valor do conserto ultrapassar 75% do preço do carro (por exemplo, mais de R\$ 37.500 para um carro de R\$ 50.000), a seguradora considerará o sinistro como integral. A cobertura integral também cobre casos de roubo e furto em que o carro não foi recuperado.
Quando e como acionar o sinistro do auto?
Quando alguém bate no seu carro e não assume a culpa
Se não for possível identificar a pessoa que provocou a colisão (por exemplo, se o motorista fugiu do local) ou se ela não se declarar responsável pelo ocorrido, você deve acionar sua seguradora imediatamente.
Nesse mesmo contato, já agende uma vistoria na oficina onde seu carro será consertado. Detalhe: normalmente, as seguradoras possuem oficinas parceiras que oferecem benefícios, como desconto na franquia ou carro extra.
Depois de enviar as informações necessárias, o seu relato passará por uma equipe de análise. Essa equipe constatará a cobertura para que, em seguida, seu veículo seja vistoriado e liberado para o conserto.
Quando você bate o carro
Se você bateu o carro e os danos foram significativos, entre em contato com a seguradora para agendar uma vistoria na oficina. Caso o carro não possa ser ligado, a própria seguradora poderá ajudar com o guincho.
Depois disso, a equipe analisará as informações para autorizar o conserto do automóvel.
Caso você tenha batido no carro de outra pessoa, é possível utilizar o seguro contra danos a terceiros (apenas se você tiver contratado essa opção).
Quando alguém rouba seu carro
Em caso de roubo ou furto, chame a polícia e faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) como primeira ação.
Após isso, você pode entrar em contato com a seguradora para receber orientações sobre como proceder.
A corretora pedirá que você envie todos os documentos para indenização parcial (se encontrar o veículo com danos) ou integral (se não localizar o veículo).
Quando seu carro pega fogo
Independentemente do estrago causado pelo fogo, você sempre pode acionar o sinistro. A seguradora pode exigir os documentos necessários para averiguar o caso e prosseguir com a cobertura.
Quando seu carro é vítima de enchente
Mesmo que os danos pareçam pequenos, você pode acionar a seguradora para que ela faça uma vistoria.
Quando não acionar o seu sinistro do auto?
Quando alguém bate no seu carro e você é o terceiro
Se você definitivamente não teve responsabilidade na colisão, consideram você como terceiro. Nesses casos, o seguro de quem provocou o acidente garante sua cobertura.
Sendo assim, é de suma importância conversar com o motorista do outro veículo e anotar todos os dados dele: nome, endereço, número da CNH, entre outros. Quanto mais informações você tiver, melhor.
Você também deve consultar os dados sobre o seguro do provocador do dano. Desse modo, você mesmo poderá contatar a seguradora do outro motorista e registrar um aviso de sinistro de terceiro. Ou seja, você não estará acionando o sinistro do seu automóvel, mas, ainda assim, poderá utilizar o sinistro de terceiro do outro motorista.
Apresente o Boletim de Ocorrência e seus documentos para que façam o conserto. Em seguida, encaminharão você a uma oficina credenciada.
Quando os danos são mínimos
Nessas situações, pode não valer a pena acionar o sinistro. Ainda assim, não deixe de fazer o Boletim de Ocorrência em casos de acidentes com feridos, furto ou roubo.
Como acionar o sinistro: dicas extras para evitar o estresse
Caso haja feridos, chame a emergência
Se houver ferimentos (mesmo que leves) em qualquer pessoa, chame sempre a emergência e aguarde no local junto aos feridos até que o socorro chegue.
Reúna a documentação exigida pela seguradora
Ligar para a seguradora sem ter os documentos necessários só vai dar mais trabalho, já que você terá de fazer novos contatos. A documentação varia de uma empresa para a outra, por isso vale a pena prestar atenção às exigências da sua corretora.
A maior parte das seguradoras costuma pedir:
- informações de data, horário e local do sinistro;
- CNH do condutor;
- outros documentos pessoais do condutor;
- CRLV do veículo;
- Boletim de Ocorrência;
- formulário de sinistro da seguradora.
Faça o Boletim de Ocorrência em caso de roubo ou furto
Reforçando: em caso de roubo ou furto, você deve apresentar o B.O., pois ele é obrigatório para que a seguradora faça o reembolso, servindo como comprovante do sinistro. Sendo assim, não se esqueça de contatar a polícia e fazer o procedimento.
Viu só? Na grande maioria dos incidentes de trânsito, o sinistro do auto pode ser acionado. Para facilitar, informe-se de antemão sobre os documentos exigidos pela sua seguradora. Assim, caso um imprevisto aconteça, você estará mais tranquilo e preparado.
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