Sensações como motivação para executar as tarefas, interesse pelo trabalho, estado de satisfação com a função e o reconhecimento profissional são alguns dos pontos que formam a percepção que os trabalhadores têm de seu ambiente de trabalho. Juntos, esses aspectos internos formam o chamado clima organizacional.
Esse termo designa uma ideia que os colaboradores assimilam psicologicamente, sem poder visualizar ou tocar concretamente, mas que exerce forte influência sobre sua motivação e produtividade.
Dependendo da avaliação desse clima, parceiros, fornecedores e outros públicos que mantêm contato com a empresa também podem percebê-lo dessa forma. Continue a leitura para se aprofundar mais no tema!
Quando os trabalhadores percebem o ambiente de trabalho de forma negativa, isso afeta seu comportamento e o desempenho de suas funções. Consequentemente, isso pode afetar o resultado alcançado pela empresa. Mas um clima organizacional ruim pode gerar outros problemas e prejuízos indiretos para os negócios, como:
Embora o clima organizacional não seja percebido de forma concreta por ser uma “atmosfera psicológica”, os gestores podem avaliá-lo e mensurá-lo por meio de dados coletados em uma pesquisa com os trabalhadores. Essa pesquisa avalia a percepção e expectativas que os colaboradores têm em relação à empresa.
Os avaliadores consideram fatores como a localização da empresa, os motivos que geram motivação e reconhecimento, a percepção dos colaboradores sobre seus gestores e o entendimento deles dos valores, visão e missão da empresa, entre outros.
A pesquisa também avalia os gestores para detectar se eles delegam as tarefas corretamente e possuem as competências necessárias para a função.
A partir dos resultados da avaliação, é possível orientar os resultados e buscar soluções para mudar a percepção sobre o ambiente de trabalho. Isso ajuda a organização a direcionar, de forma mais coerente, os investimentos de energia, tempo e dinheiro nos aspectos que estão prejudicando o clima organizacional.
Existem diversas iniciativas que a empresa pode adotar para enriquecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho e tornar sua percepção mais positiva, tais como investir em uma boa comunicação interna, escolher uma equipe de liderança bem preparada para a função, estruturar um plano de cargos e salários e realizar confraternizações em datas comemorativas.
Também ajuda muito oferecer prêmios e bonificações em grupo quando as metas forem alcançadas, possibilitar a participação dos funcionários nas escolhas e tomadas de decisões da empresa e estimular a qualidade de vida no escritório.
Todas essas medidas podem ser benéficas para o ambiente da companhia e ajudar a promover o bem-estar entre os funcionários.
Neste post, explicamos o conceito de clima organizacional, como ele pode influenciar na produtividade dos trabalhadores e ressaltamos a importância de mantê-lo em harmonia na empresa. Para continuar acompanhado os nossos conteúdos, siga a gente nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!
Pouca gente percebe como um seguro bem alinhado com as demandas do negócio é estratégico.…
Você aceitaria viajar em um carro sem motorista enquanto relaxa, trabalha ou assiste a um…
A automação não é mais um cenário distante de ficção científica. Ela já faz parte…
A Agência Nacional de Saúde Suplementar tem a responsabilidade de regular o mercado para garantir…
Desde primeiro de janeiro de 2025, uma mudança da Receita Federal está em vigor, afetando…
Você aceitaria receber um pedido por robô? Essa pergunta, que parece saída de um filme…
Leave a Comment