Em quais países você precisa de visto para brasileiros?

Viagem
17/10/2018

Por: Milena

À medida que as férias se aproximam, começam os planejamentos que antecedem uma viagem. Afinal de contas, nada como um período de descanso para renovar as energias. No entanto, mergulhados nesse momento tão atarefado, muitos turistas ignoram as exigências burocráticas que podem existir ao acesso de alguns destinos.

Por isso, decidimos abordar o visto para brasileiros. Nesta leitura, você terá a oportunidade de conferir o propósito desse documento, como emiti-lo, quais países o exigem, entre outras curiosidades relacionadas. Acompanhe!

Os diferentes passaportes

Antes de destacar o propósito dos vistos ou até mesmo elencar os países que dispensam sua necessidade, é importante ressaltarmos os dois principais passaportes, específicos aos brasileiros.

O Comum, para começar, é o passaporte adequado a todo cidadão brasileiro, seja nativo, seja naturalizado, independentemente de seu grau de hierarquia no Governo. É característico pela cor azul e válido por cinco anos.

Já o Diplomático carrega consigo certa exclusividade, já que sua disponibilidade limitada ao alto escalão representativo do Governo Federal, sendo, portanto, um documento exclusivo para:

  • Presidentes da República (inclusos ex e vices);
  • Ministros do Governo e titulares das Secretarias;
  • Governadores;
  • Diplomatas (aposentados e em atividade);
  • integrantes do Congresso Nacional;
  • entre outros protagonistas da alta hierarquia governamental.

Esse documento é diferenciado pela cor vermelha e sua validade também está pontuada em cinco anos.

Para além desses, existem ainda o Oficial (verde, cinco anos), Estrangeiro (amarelo, dois anos) e o Emergencial (azul-celeste, um ano). Você pode conferir suas distinções neste decreto da Casa Civil.

O propósito do visto em relação ao passaporte

Essencialmente, os vistos representam a concessão dos países ao acesso de um estrangeiro em seu território. Na grande maioria dos casos, existindo um acordo de reciprocidade entre nações, não será exigido visto aos brasileiros.

No entanto, diferentes países com diferentes visões internacionais podem, sim, exigir o visto, motivados por políticas públicas e/ou internas de segurança, assistência social, entre outras.

Portanto, aos brasileiros portadores do tradicional documento azul, dito passaporte Comum, devem sempre consultar nos consulados dos países destino a obrigatoriedade do visto, de acordo com o propósito da passagem, seja a estudo, turismo, investimento ou simplesmente trânsito — breve parada, seguida pela continuidade da viagem.

Os países e suas condições ao visto para brasileiros

Conhecendo os destinos mais almejados pelos brasileiros, elencamos os principais países, assim como suas políticas e demandas para garantir acesso a eles. Confira!

Estados Unidos da América

Tanto a turismo quanto a negócios, a tradicional nação norte-americana exige visto dos brasileiros que têm a intenção de viajar para lá. O processo de emissão de visto pode ser feito por meio do portal do consulado estadunidense.

Portugal

A nação idiomaticamente mãe do nosso país é mais leniente com os brasileiros, pois dispensa a emissão de vistos tanto a negócio quanto a turismo, desde que se respeite o prazo máximo de 90 dias, assim como os demais países membros da União Europeia. Acima desse limite, torna-se fundamental consultar a Embaixada Portuguesa.

China

A República Popular da China exige o visto para qualquer circunstância ou período, exigindo o contato direto com sua embaixada no Brasil.

Nova Zelândia

Localizado na Oceania, o belo e longínquo país é permissivo com os brasileiros, dispensando visto para negócio e turismo, desde que respeitado o limite de 90 dias. Acima desse prazo, o visto é obrigatório, com retirada intermediada pela sua embaixada.

Países Sul-Americanos

A maior liberdade está no bloco Sul do Continente americano, já que podemos transitar pelos seus países constituintes, apenas apresentando documentos identificatórios com foto, como o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação.

A emissão e validade dos vistos

O prazo específico de validade de cada um dos vistos é variável, considerando a infinidade de destinos possíveis. Por isso, destacamos a importância de seguir esta ordem:

  1. consultar o Portal Consular do Governo Brasileiro, em que descreve todos os períodos e demandas para cada país destino;
  2. sendo necessário, consultar o procedimento específico à emissão de visto do seu país destino, em consonância com as instruções presentes no portal de cada embaixada.

Conhecer os países que exigem visto para brasileiros é dos primeiros passos para o planejamento da viagem, uma vez que, sem a documentação necessária, é impossível entrar em alguns países.

Gostou deste post destacando as diferentes condições de visto para brasileiros? Então, não perca a oportunidade de receber mais conteúdos como este! Para tanto, basta seguir nossas redes sociais: encontre-nos no Facebook e no LinkedIn!

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo