Confira os mitos e verdades sobre seguro auto

Automóvel
11/02/2019

Por: Marketing Pulso Seguros

O seguro auto no Brasil apresenta uma série quase folclórica de mitos, pois pessoas desinformadas fazem afirmações que se consolidam com o tempo como se fossem verdades. Portanto, é preciso estar bem-informado no momento de contratar o seguro do seu carro.

Elaboramos este post para esclarecer os mitos e verdades sobre seguro auto a fim de que você tenha consciência sobre o que está sendo contratado e possa fazer uma escolha que esteja de acordo com as suas necessidades. Continue a leitura e confira.

Carros zero km têm preço de seguro mais alto que os outros

Mito. Apesar de existirem casos nos quais carros mais antigos têm o seguro mais caro, isso também não é regra. São diversos os fatores que compõem o preço do seguro além da idade do carro. Para esse fim, são utilizadas as variáveis modelo, ano, cobertura escolhida e região, além dos dados do perfil do segurado, como idade, sexo e histórico, por exemplo.

Não realizar o pagamento de uma parcela cancela o seguro definitivamente

Mito. Embora o não pagamento de uma parcela possa resultar na perda do seguro, isso não é uma regra, nem ocorre automaticamente. De modo geral, nesses casos a vigência do seguro pode ser reduzida, assim como a cobertura. Esse tema é tratado pela chamada Tabela de Prazo Curto, obrigatória na apólice do seguro auto. Ela relaciona os dias com cobertura com o percentual do valor já pago do seguro.

Mulheres pagam menos por seguro auto

Verdade. Ainda que muitos homens não gostem dessa constatação, estatisticamente as mulheres provocam menos acidentes que os homens. Por essa razão, o risco de sinistro em veículo dirigido por uma mulher é menor e, portanto, também o preço do seguro.

Vale observar, como já foi visto, que não é apenas o sexo que regula o preço do seguro. Mas, se as demais variáveis forem exatamente as mesmas, é bastante provável que o preço para a mulher será menor.

Seguro auto cobre os danos causados pela natureza

Verdade. Você pode contratar um seguro para o seu carro sem cobertura para acidentes naturais, se quiser. Mas, por outro lado, se quiser cobertura para eventos como enchentes, por exemplo, é só fazer a opção. Assim, você também pode contratar cobertura contra raios, temporais e vendavais, entre outras forças da natureza. Tudo vai depender das coberturas que escolher.

Instalar rastreadores reduz o valor do seguro

Verdade. Instalar um rastreador no veículo torna o trabalho da seguradora muito mais fácil se houver um furto ou roubo. Na verdade, a redução do custo do seguro é significativa nesses casos. Considere que a recuperação do veículo se torna bem mais provável com o rastreador. Desse modo, as despesas da seguradora também serão reduzidas, o que reflete no preço do seguro.

A cor do carro afeta o valor do seguro

Mito. A cor do veículo não altera o preço do seguro. A variável que pode alterar é o modelo do carro, mas não sua cor. Considere que recuperar um carro vermelho apresenta o mesmo custo para a seguradora que o resgate de um veículo preto.

Com essa diferenciação entre mitos e verdades sobre o seguro auto fica mais fácil conduzir a contratação para o seu veículo. Na verdade, seu corretor é a pessoa indicada para esclarecer ainda mais outras dúvidas que você tiver sobre o assunto.

Gostou do post? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Este assunto interessa a todos que possuem um carro.

Cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo